Hidroclorotiazida: Para que serve? Emagrece? Possui efeitos colaterais?

Com funções capazes de diminuir a pressão arterial, o Hidroclorotiazida consiste em um medicamento diurético largamente usado para tratar a hipertensão arterial. Além disso, devido à ação diurética, capaz de aumentar a eliminação dos líquidos que ficam no organismo por meio da urina e dessa forma, combater o inchaço.

Foi orientada a fazer um tratamento com a Hidroclorotiazida e quer saber como funciona o medicamento? Conheça para que serve, como tomar, efeitos colaterais e demais informações sobre o remédio.  

Para que serve Hidroclorotiazida?

A Hidroclorotiazida serve para alguns tipos de problemas de saúde, sendo o mais popular para tratar pessoas que sofrem de pressão alta ou diagnósticos de hipertensão arterial. Além desses citados, o medicamento pode ser usado no tratamento de:

  • Inchaços causados por insuficiência cardíaca congestiva, ou seja, quando o coração não bombeia o sangue suficiente para o corpo todo de forma natural;
  • Cirrose hepática;
  • Terapia pelos hormônios corticosteroides ou estrógenos;
  • Inchaço causado por insuficiência ou disfunção renal;
  • Síndrome nefrótica, que ocorre quando existe muita proteína na urina;
  • Glomerulonefrite aguda;
  • Insuficiência renal crônica.

Como tomar?

A primeira coisa a se saber é: como tomar irá depender de muitas variáveis. A primeira delas está em qual o problema de saúde que a Hidroclorotiazida deverá tratar. Depois dependerá do histórico do paciente e como o organismo recebe o medicamento. Então, para saber exatamente como tomar o remédio, é de suma importância que seja consultado e orientado por um médico.

De forma geral, o medicamento é ministrado da seguinte forma: o paciente começa com uma dose inicial, que pode ser de 50 mg (uma dose pela manhã) ou 100 mg (dividir a dose em duas vezes ao dia, uma de manhã e outra a noite).

Essa dosagem deve ser seguida na primeira semana, e após esse tempo, o médico poderá ajustar a posologia conforme o organismo do paciente correspondeu ao remédio. Em casos de tomar a Hidroclorotiazida com algum outro fármaco anti-hipertensivo, é preciso reduzir a dose para que não haja queda da pressão em excesso.

Como funciona o Hidroclorotiazida?

Independente de qual o motivo de saúde para levar o paciente a começar o tratamento com a Hidroclorotiazida, a ação do medicamento é a mesma. Ele age diminuindo a pressão arterial do corpo na situação de saúde em que isso é necessário. Ele costuma agir dentro de 2 horas após a ingestão do remédio, diminuindo os níveis de pressão do corpo.

Possui efeitos colaterais?

A Hidroclorotiazida oferece alguns efeitos colaterais um pouco desagradáveis. Mas é importante ressaltar que ter ou não, e a intensidade deles, irá depender de cada organismo. Caso os efeitos estejam muito agressivos, sempre informe o seu médico. Dentre os principais efeitos relatados, estão:

  • Maior frequência e volume da urina;
  • Perda de apetite;
  • Sensação de formigamento ou coceira na pele;
  • Dor de cabeça;
  • Sensibilidade exagerada da pele à luz;
  • Urticária;
  • Fraqueza, vertigens e queda de pressão ao se levantar;
  • Espasmo muscular;
  • Desconforto gástrico, náuseas e vômito;
  • Coloração amarela da pele;
  • Inflamação do pâncreas;
  • Manifestação de diabete latente.

Esses efeitos podem aparecer com mais frequência e em maior intensidade se o paciente fizer o uso de drogas entorpecentes ou de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Além disso, o tratamento com o medicamento pode alterar resultados de exames de sangue, principalmente de crianças e idosos.

Tomar Hidroclorotiazida

Hidroclorotiazida causa impotência?

Pode acontecer. Por ter função diurética, a Hidroclorotiazida pode eliminar o excesso de sal e água do organismo, que pode prejudicar a quantidade de sangue que circula no pênis.

Dessa forma, pode causar problemas de ereção. Isso se torna mais recorrente aliado a outras medicações anti-hipertensivas. Mas nada que uma conversa com o médico possa ajudar a resolver isso da melhor forma.

Ajuda a emagrecer?

Na verdade a Hidroclorotiazida não ajuda a emagrecer, mas sim a desinchar. É importante que você saiba que esse não é o ponto de foco do medicamento e nem é indicado para esse viés.

O que ocorre é que o remédio tem ação direta na eliminação de fluídos e redução do inchaço provocados pelas má circulação do sangue. Desta forma o paciente se sente menos inchado e mais magro.

Hidroclorotiazida possui contraindicações?

O medicamento possui algumas contraindicações. Não deve ingerir a Hidroclorotiazida, pacientes que tenham:

  • Anuária (ausência da formação de urina)
  • Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Idosos devem ter o cuidado redobrado para não desencadear problemas urinários. Atletas devem saber que o medicamento no organismo pode ser acusado como doping. Sempre se consulte com um médico para saber da viabilidade do remédio para você.

Qual o preço?

Os preços da Hidroclorotiazida podem variar conforme a versão laboratorial, que pode ser da Medley, Brainfarma, Tento e versões genéricas. Também pode variar conforme o nome, dentre os mais conhecidos são: Clorana, Clorizin, Diureclor, Diuretic, Diurezin, Diurix, Drenol, Hidroflux, Hidroless, Hidromed, Neo Hidroclor e Oltana H.

O valor é variado conforme a dosagem, marca e pode ser encontrado em qualquer farmácia. Além disso, pode ser adquirido na rede de Farmácia Popular.

Onde comprar?

Se você deseja realizar a sua compra de forma segura, mas sem sair de casa, pode adquirir a Hidroclorotiazida em farmácias online. Separamos duas redes de drogarias que são confiáveis e que você não precisa ter preocupações. Confira:

Comprar Onofre

Comprar Araújo

Ainda tem dúvidas sobre a Hidroclorotiazida? Deixe o seu comentário que respondemos assim que possível!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar