Você conhece o Metronidazol? Bom.. Quando temos um problema de saúde e é indicado o uso de um medicamento, é comum que a gente queira entender como esse medicamento pode nos ajudar, como é a ação dele no nosso organismo e que tipo de efeitos colaterais a gente pode ter durante o tratamento.
O ideal é fazer todas essas perguntas ao seu médico no ato da prescrição, mas existe a possibilidade de consultar a bula online de todos os medicamentos disponíveis, além de ler sobre o medicamento que vai usar (ou está usando) em artigos informativos como esse, que falaremos do Metronidazol.
O que você vai encontrar neste conteúdo
Onde comprar?
Para comprar esse medicamento é muito fácil e você pode adquiri-lo na comodidade da sua casa. Isso porque recomendamos a euroClinix, uma farmácia online, que oferece medicamentos originais de qualidade e com ótimos preços.
Só na euroClinix você consegue a emissão de uma receita online sem custos adicionais, facilitando assim sua compra.
Não perca tempo e compre seu medicamento agora mesmo com toda segurança, seriedade e praticidade. Clique no botão abaixo e acesse o site oficial da farmácia, lá você poderá ter mais informações sobre a mesma e sobre o medicamento.
O que é Metronidazol?
O Metronidazol é um antibiótico, que tem propriedades anti-infecciosas e atividade antimicrobiana, causadas por micróbios e microrganismos parasitários que se instalam no intestino, pênis ou vagina.
Para que serve?
O Metronidazol serve parar tratar infecções causadas por protozoários e bactérias anaeróbicas (como a Eubacterium sp, Bacteroides fragilis, Gardnerella vaginalis e outras), podendo ser indicado para tratar uma infecção vaginal mais simples, até infecções gastrointestinais graves em pacientes hospitalizados.
Também existe indicação do medicamento para o tratamento de doenças como:
- Vaginite (inflamação na vagina);
- Vaginose bacteriana;
- Rosácea;
- Tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricômonas);
- Pneumonia por aspiração;
- Giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado, Giardia lamblia);
- Amebíase (infecção causada por qualquer uma de várias amebas);
- Colite pseudomembranosa; e
- Infecções intra-abdominais.
Metronidazol Creme
O Metronidazol creme vaginal pode ser comercializado com nistatina (antifúngico contra candidíase vaginal) com vários nomes comerciais, sendo os mais comuns:
- Colpistatin;
- Colpistar;
- Flagyl Nistatina.
- Helmizol;
- Terconazol;
- Rozex;
- Neo Metrodazol;
- Flagyl.
Gel
O Metronidazol gel deve ser aplicado durante a noite, antes de se deitar. Passe na área afetada, mesmo que esteja no período menstrual, e repita a aplicação durante o período indicado pelo seu médico.
Tanto o Metronidazol creme quanto o gel podem ser indicados como uma parte complementar do tratamento feito com o comprimido.
Bula
A bula do medicamento é o documento onde constam todas as suas informações, e foi consultando a bula do Metronidazol que retiramos as informações que julgamos mais relevantes para fazer esse artigo.
É importante dizer que existe uma bula do Metronidazol diferente para a apresentação creme, gel, comprimido ou xarope, de acordo com a sua indicação, posologia, reações adversas, formas de usar e outros. Para ter as informações corretas do medicamento que foi indicado para o seu tratamento, você deve buscar essa bula específica.
Metronidazol comprimido
Além do creme e do gel, o Metronidazol também é comercializado em forma de comprimido, com dosagens de 250 mg (20 comprimidos) ou 400 mg (24 comprimidos), e deve administrado via oral, com água ou algum outro líquido e após as refeições, para evitar náuseas e vômito.
Também existe um comprimido de 2g, que deve ser administrado em dose única, e é recomendado para o parceiro sexual da paciente que está tratando Vaginites e uretrites por Gardnerella vaginalis.
Metronidazol 250mg
A forma de uso do metronidazol varia conforme o tipo de suspensão, e de acordo com o tratamento. A recomendação do fabricante é tomar um comprimido de 250 mg duas vezes ao dia, durante o período de 10 dias, e esta posologia pode ser aumentada, a critério do seu médico, e o tratamento repetido, se necessário, depois de 4 a 6 semanas.
400mg
Com a dosagem maior, a recomendação do fabricante é tomar um comprimido de 400 mg duas vezes ao dia, durante um período de 7 dias.
Vale lembrar que podem ocorrer alterações tanto na dosagem quanto no período do tratamento, e que é preciso respeitar aquilo que foi passado pelo médico para cada paciente individualmente.
Preço
O preço do Metronidazol pode variar de acordo com a apresentação que você está usando (creme, gel ou comprimido), além de variar de farmácia para farmácia.
Contraindicação
O uso desse medicamento durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliado, já que atravessa a barreira placentária e seus efeitos sobre a organogênese (formação das células que estão formando o feto) fetal humana ainda são desconhecidos.
Pacientes com doença severa, ativa ou crônica, do sistema nervoso central e periférico devem ter cautela ao tomar Metronidazol, devido ao risco de agravamento do quadro neurológico.
Efeitos colaterais
Como falamos, os efeitos colaterais podem variar de acordo com a apresentação do Metronidazol que você está usando (creme, gel ou comprimido).
Os efeitos colaterais mais comuns causados pelo Metronidazol comprimido são: náuseas, vômito, alterações no paladar (gosto metálico), vertigens e febre.
E ai gostou do assunto? Leia então o texto sobre Pomada Wartec!