Topiramato: Indicações, efeitos colaterais, como tomar, dosagem e tudo que você precisa saber!

topiramato

O topiramato é usado sozinho ou com outros medicamentos para prevenir e controlar convulsões (epilepsia). Este medicamento também é usado para prevenir dores de cabeça de enxaqueca e diminuir a frequência com que você as recebe. O topiramato não irá tratar uma enxaqueca, uma vez que ocorre. Se você tiver enxaqueca , trate-a como indicado pelo seu médico (por exemplo, tomando analgésicos, deitado em um quarto escuro).

O topiramato é conhecido como um anticonvulsivante ou antiepiléptico.

Por que usar o topiramato?

O topiramato é mais útil para pessoas que têm transtornos do humor bipolar que outros estabilizadores do humor não conseguiram controlar. Pode aliviar os sintomas e tornar possível a tomada de antidepressivos para pessoas que não puderam tomá-las antes sem experimentar mania ou estado misto. O topiramato tem um perfil de efeito colateral favorável e até a metade de todas as pessoas que tomam a droga experimentam perda de peso. Esta é uma contração benéfica para o ganho de peso que muitos antidepressivos podem causar.

Como usar o topiramato?

Tome este medicamento por via oral com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente duas vezes ao dia. Engula os comprimidos inteiros, pois quebrá-los pode deixar um gosto amargo. Para evitar a formação de pedras nos rins , beba muitos líquidos enquanto toma este medicamento, a menos que o seu médico o instrua do contrário.

Dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Para as crianças, a dosagem também é baseada no peso . O seu médico irá aumentar gradualmente a sua dose para reduzir o risco de efeitos secundários. Para algumas condições, pode iniciar o tratamento com topiramato uma vez ao dia ao deitar e aumentar lentamente a sua dose para duas vezes por dia. Pode levar várias semanas ou meses para alcançar a melhor dose para você e obter o benefício total desse medicamento.

Tome este medicamento regularmente para obter o maior benefício dele. Para ajudá-lo a lembrar, leve-o às mesmas horas todos os dias. Não pare de tomar este medicamento sem consultar o seu médico. Algumas condições podem piorar quando esta droga é subitamente interrompida. A sua dose pode precisar de ser gradualmente reduzida.

Quer entender mais sobre o topiramato? Então assista o vídeo da Larrissa Scharf:

Efeitos colaterais do topiramato

Cansaço, sonolência, tontura , perda de coordenação, formigamento das mãos / pés, perda de apetite, mau gosto na boca , diarréia e perda de peso podem ocorrer. Problemas mentais, como confusão, raciocínio lento, dificuldade de concentração ou atenção, nervosismo, problemas de memória ou problemas de fala / linguagem também podem ocorrer. Se algum destes efeitos persistir ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Lembre-se de que seu médico receitou este medicamento porque ele ou ela julgou que o benefício para você é maior do que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Informe imediatamente o seu médico se algum destes efeitos secundários pouco frequentes, mas sérios ocorrerem: sinais de cálculos renais (tais como dor nas costas / lado / abdominal / virilha, febre, arrepios, dor / frequente micção , sangue / urina rosa).

Um pequeno número de pessoas que tomam anticonvulsivantes para qualquer condição (como convulsões , transtorno bipolar , dor) pode apresentar depressão , pensamentos / tentativas de suicídio ou outros problemas mentais / de humor. Informe imediatamente o seu médico se você ou a sua família / cuidador notar quaisquer alterações inesperadas / involuntárias no seu humor, pensamentos ou comportamento, incluindo sinais de depressão, pensamentos / tentativas suicidas , pensamentos sobre como se autoimpedir.

Informe imediatamente o seu médico se algum destes raros, mas graves, respiratórios rápidos, batimentos cardíacos rápidos / lentos / irregulares, dores ósseas, ossos partidos, perda de consciência, hemorragias / nódoas negras.

Raramente, o topiramato pode causar um problema ocular muito grave , geralmente dentro de um mês após o início do tratamento. Se não for tratada, esse problema ocular pode levar à cegueira permanente. Portanto, procure ajuda médica imediatamente se ocorrer algum destes efeitos colaterais: alterações súbitas da visão (como visão reduzida , visão embaçada ), dor / vermelhidão nos olhos .

Este medicamento raramente pode causar um problema metabólico grave (alta quantidade de amônia no sangue ), especialmente se você também estiver tomando ácido valpróico . Informe imediatamente o seu médico se sentir cansaço súbito / inexplicável, vómitos ou alterações mentais (tais como diminuição do estado de alerta).

Uma reação alérgica muito grave a esta droga é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente se notar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave , incluindo: erupção cutânea , comichão / inchaço (especialmente da face / língua / garganta), tonturas graves, dificuldade em respirar .

Precauções

Antes de tomar topiramato , informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a ele; ou se você tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento , informe o seu médico ou farmacêutico seu historial médico, especialmente de: um determinado problema ocular (glaucoma de ângulo estreito), problemas renais (como pedras nos rins), problemas hepáticos / humor (como depressão , pensamentos de suicídio), problemas pulmonares / respiratórios , um certo desequilíbrio metabólico (acidose metabólica), diarreia de longa duração , uma dieta rica em gordura e pobre em hidratos de carbono (dieta cetogenica), ossos frágeis (osteoporose).

Esta droga pode deixá-lo tonto ou sonolento ou prejudicar seu julgamento. Álcool ou maconha podem piorar esses efeitos. Não dirija, use máquinas ou faça qualquer coisa que precise de atenção até poder fazê-lo com segurança. Evite bebidas alcoólicas. Converse com seu médico se você estiver usando maconha.

Este medicamento pode fazer você suar menos, tornando-o mais propenso a sofrer insolação . Evite fazer coisas que possam causar superaquecimento, como trabalho pesado ou exercício em clima quente, ou usar banheiras de hidromassagem. Quando o tempo estiver quente, beba muito líquido e vista-se levemente. Se você superaquecer, procure rapidamente um lugar para esfriar e descansar. Obtenha ajuda médica imediatamente se tiver febre que não desapareça, alterações mentais / de humor, dor de cabeça ou tontura .

Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos , medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos).

As crianças podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, especialmente os ossos enfraquecidos, a taxa de crescimento diminuída e a diminuição da sudorese . Consulte seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Os adultos mais velhos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, especialmente tontura. A tontura pode aumentar o risco de queda.

Durante a gravidez , este medicamento deve ser usado somente quando claramente necessário. Pode prejudicar o feto. Discuta o uso de formas confiáveis ​​de controle de natalidade com seu médico (veja também a seção Interações medicamentosas). Se estiver planejando engravidar, engravidar ou achar que está grávida, fale imediatamente com seu médico sobre os benefícios e riscos do uso deste medicamento durante a gravidez. Se você estiver tomando este medicamento para tratar convulsões , observe que convulsões não tratadas são uma condição séria que pode prejudicar tanto uma mulher grávida quanto seu feto, portanto, não pare de tomar esse remédio, a menos que seja orientado pelo seu médico.

Este medicamento passa para o leite materno e pode ter efeitos indesejáveis ​​em um lactente . Consulte o seu médico antes de amamentar .

O topiramato tem uma versão genérica?

O fabricante do Topiramato ainda detém proteção de patente sobre o medicamento, portanto ainda não há uma versão genérica disponível.

Como o topiramato é diferente de outros estabilizadores de humor?

Há duas coisas que diferenciam o Topiramate de outras drogas desta classe. Em primeiro lugar, médicos e psiquiatras às vezes prescrevem quando outras drogas estabilizadoras do humor deixam de ser eficazes para um paciente. Em segundo lugar, o conjunto de efeitos colaterais que os pacientes podem ter é bastante diferente no Topiramato em comparação com outros estabilizadores de humor.

Como o topiramato é diferente da carbamazepina e do valproato?

Para ciclos rápidos ou estados bipolares mistos, existem alguns casos em que o topiramato é eficaz quando estes outros dois fármacos não o são.

Quais transtornos o Topiramato tem tido mais sucesso em controlar até agora?

A falta de pesquisas sobre o topiramato torna difícil dizer quais distúrbios responderão melhor à droga: até o momento, não há pesquisa psiquiátrica suficiente para fazer recomendações específicas. No campo, os profissionais tiveram sucesso ao prescrever o topiramato a indivíduos com transtornos bipolares que resistiram a outras formas de tratamento. O uso mais eficaz do topiramato parece ser o caso de pacientes cujo uso de lamotrigina induziu mania. Alguns psiquiatras relataram o uso do topiramato para ajudar a aliviar os sintomas do TEPT e os efeitos colaterais relacionados à alimentação que outras drogas psiquiátricas podem criar.

O topiramato pode tratar episódios de depressão, mania e estados mistos? Pode evitar esses episódios?

Embora o primeiro uso do topiramato tenha sido para o tratamento de mania, depressão ou estados mistos que eram resistentes a outras drogas, sua eficácia na prevenção desses estados ainda não foi testada. Não houve estudos que colocaram os pacientes em topiramato por um período prolongado e avaliaram se isso diminuía a probabilidade desses episódios.

Precisa fazer exame antes de começar a tomar?

É importante testar qualquer uma das várias condições que podem interagir com os transtornos do humor. Os testes necessários incluem exames de sangue e urina, porque essas condições podem ser a causa de um transtorno do humor.

efeitos colaterais topiramato

Dosagem inicial

A dose inicial do Topiramato deve ser de 12,5 ou 25 miligramas, uma ou duas vezes por dia. Esta dose aumenta em 12,5 ou 12 miligramas por semana até atingir o nível final, que depende do uso do medicamento e de como o paciente está respondendo. Uma dosagem final típica é entre 100 e 200 mg por dia, embora alguns pacientes se beneficiem com não mais do que 50 mg. O caso de PTSD envolve uma dose final de aproximadamente 175 mg por dia e geralmente não superior a 500 mg por dia.

Existe algum problema especial ao prescrever o topiramato parav pessoas que tomam lítio, carbamazepina (Tegretol) ou valproato (Depakene, Depakote)?

Não há interações conhecidas entre o topiramato e o lítio. No entanto, a carbamazepina pode reduzir o nível de Topiramato no plasma sanguíneo em 50% e o valproato pode diminuí-lo em 15%. O topiramato em si pode diminuir o nível de valproato no plasma sanguíneo em 10%. Até agora, não há interações conhecidas para pacientes que tomam topiramato e lamotrigina ou gabapentina.

Que doses finais de Topiramato são típicas e que doses são apropriadas para diferentes doenças?

As doses finais do topiramato variam amplamente com base no transtorno alvejado, no paciente, e se o paciente está ou não tomando outros medicamentos ao mesmo tempo. As doses mais comuns variam entre 50 e 200 mg por dia para a maioria das terapias, mas isso pode ser menor para o TEPT. Doses finais mais elevadas podem ser necessárias se o Topiramato estiver sendo tomado sozinho, até 500 mg por dia. Alguns pacientes experimentam alívio com apenas 25 mg por dia.

Quanto tempo até o paciente sentir os efeitos do topiramato?

Isso também varia significativamente dependendo do indivíduo. Alguns sentem os efeitos dentro de dias, enquanto outros precisam de até um mês antes de sentir alguma diferença.

Quais destes efeitos secundários são mais fortes?

Os cinco efeitos colaterais que provavelmente causaram a interrupção do uso do Topiramato foram lentificação psicomotora, fadiga, problemas de memória, confusão e sonolência. Em casos raros, aproximadamente uma pessoa de pacientes desenvolve cálculos renais e muito poucos desenvolvem glaucoma agudo.

Possui efeitos colaterais psquiátricos?

A lista inclui sedação, lentidão psicomotora, agitação, ansiedade, problemas de concentração, esquecimento, confusão, depressão e despersonalização. Existem também casos raros de psicose.

Como o Topiramato interage com medicamentos prescritos de venda livre?

As interações entre topiramato, valproato e carbamazepina já foram citadas acima. Além disso, o topiramato parece elevar o nível plasmático de fenitoína, enquanto a fenitoína diminui o nível de topiramato em 50%. Houve alguns relatos de que o Topiramato reduz a eficácia das pílulas anticoncepcionais orais.

Pode beber enquanto estiver tomando?

Se você beber enquanto estiver tomando Topiramato, poderá ter efeitos colaterais mais intensos.

topiramato na gravidez

Posso tomar se estiver grávida?

A FDA coloca o topiramato na categoria “C” para a segurança da gravidez. Isso significa que a droga é conhecida por afetar o feto humano de maneira adversa, mas não há muita pesquisa sobre as especificidades e que os benefícios das drogas podem superar os riscos.

Crianças e adolescentes podem tomar Topiramato?

Sim, o FDA aprovou o medicamento para crianças.

E idosos?

Até o momento, não há relatos sobre o uso do Topiramato em adultos mais velhos, embora não haja razão para acreditar que eles teriam uma resposta diferente.

É necessário desmamar o topiramato?

Não há relatos de reações ruins que de repente pararam de usar o topiramato, portanto não há necessidade de desmamar a droga. Por outro lado, toda a classe de anticonvulsivantes é conhecida por levar a convulsões se você parar de tomá-las repentinamente. Portanto, a única coisa que deve levar a uma interrupção repentina do uso do topiramato é o surgimento de um efeito colateral perigoso.

É possível sobredosagem no topiramato?

Não há efeitos relatados e não há mortes por uma overdose de topiramato.

O topiramato pode ajudar pessoas que não encontraram alívio com outros psicofarmacológicos?

Esse é precisamente o papel do topiramato. É eficaz para aqueles que não encontraram nenhum efeito útil de outros estabilizadores de humor. Potenciais novos usos da droga incluem PTSD e redução do apetite por álcool, bem como a prevenção de enxaquecas.

O topiramato tem desvantagens?

Como a droga tem apenas 20 anos, não há muito estudo sobre o uso prolongado, especialmente no que diz respeito aos efeitos colaterais. Não houve tempo suficiente para determinar por quanto tempo os benefícios do Topiramato duram e se eles terminam ou reduzem após um tempo suficiente. Da mesma forma, grande parte do uso da droga como estabilizador de humor e para distúrbios como o TEPT atualmente não é apoiada por um grande corpo de pesquisa, na pendência de mais publicações.

Se o topiramato tem tão poucas evidências que apóiem ​​seu uso, por que alguém deveria prescrevê-lo a uma droga mais antiga que tenha mais pesquisas mostrando sua eficácia?

Em primeiro lugar, o topiramato geralmente tem um melhor perfil de efeitos colaterais do que os medicamentos mais antigos. Alguns pacientes acham que estabilizadores de humor mais antigos têm efeitos colaterais que são muito perigosos ou afetam demais suas vidas.

Segundo, muitos pacientes acham que as drogas mais antigas não controlam seus distúrbios, enquanto o Topiramato o faz. Isso faz com que seja o único remédio conhecido eficaz para eles.

Por último, o topiramate é, até agora, o único agente psicofarmacológico que parece ter um efeito no alívio de sintomas de TEPT. Esses sintomas podem ser extremamente debilitantes.

O topiramato é prescrito em todo o mundo?

Sim, muitos países aprovaram o Topiramato para uso e o prescrevem.

 

1 Compart.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar