Água Oxigenada: Descubra todos os benefícios deste produto tão comum!

água-oxigenada-10

A água oxigenada é um composto químico formado apenas por água e oxigênio (H2O2), o que pode surpreender pela quantidade de benefícios para a saúde, beleza e limpeza geral da casa.

Por ser um antisséptico, ajuda a evitar infecções, impedindo a proliferação de micróbios e bactérias. Além disso, tem propriedades que desinfeta e branqueia, entre as outras diferentes maneiras de usar, que vamos mostrar a seguir.

A volumagem (potência) utilizada para os casos citados neste artigo é a de 10 volumes (solução em 3%). Ela é a mais fraca e pode ser encontrada em farmácias e supermercados.

Benefícios para a higiene pessoal, saúde e beleza

A água oxigenada é muito conhecida por clarear os dentes e cabelos, e também serve para eliminar manchas na pele, tratar acne, aftas e pequenos machucados. Suas utilidades não param por aqui:

  • É usada para limpar, desinfetar e promover a cicatrização de pequenos ferimentos;
  • Combate a acne;
  • Ajuda a eliminar micoses e fungos das unhas: Deixe os pés de molho em uma solução com proporção 50/50 (50%/50%, ou seja, metade de cada ingrediente) por alguns instantes antes de dormir e seque sem enxaguar para que a propriedade antisséptica consiga agir;
  • Use como enxaguante bucal para limpar e desinfetar a boca, e também para ajudar a diminuir inflamações na gengiva e garganta: Bocheche por alguns segundos a proporção 50/50 com água, tomando cuidado para não ingerir;
  • Coloque as escovas de dente de molho com água na proporção 50/50 para eliminar bactérias, fungos e germes;
  • Bochechar durante dez minutos algumas vezes por dia pode diminuir a dor de dente;
  • Diminua ou elimine manchas na pele aplicando com um algodão. Se sua pele tiver feridas ou acnes, é recomendado enxaguar logo em seguida. Você também pode misturar a uma colher de bicarbonato de sódio e deixar a máscara agir por 30 minutos, lavando com sabonete neutro em seguida;
  • Use para limpar e tirar as manchas das axilas;
  • Pode substituir aquela solução usada para desinfetar e higienizar lentes de contato. Deixe as lentes de molho e enxágüe com soro fisiológico;
  • Lave e desinfete frutas e legumes, deixando de molho numa bacia de água e ¼ de xícara de água oxigenada e enxaguando em seguida.

Água oxigenada na cura da gripe e resfriados

Esse tema merece um pouco mais de espaço porque apesar de os estudos comprovarem uma eficácia de 80%, ainda é um benefício pouco conhecido pela maioria das pessoas.

Em 1928, um médico chamado Dr. Richard Simmons falou sobre a possibilidade de a gripe e o resfriado começarem pelo ouvido, e não pela boca ou pelo nariz, como a maioria dos especialistas acreditam que acontece.  Ele afirmava também que a doença começava quando os agentes causadores da gripe e do resfriado entravam no canal do ouvido, porque assim eles teriam acesso ao corpo todo.

Ainda hoje essa teoria é um pouco polêmica, mas quem usa a água oxigenada no ouvido (especialmente no começo da gripe e do resfriado) apresenta melhoras significativas em menos de 14h.

O processo é bem simples: Basta pingar 2 ou 3 gotas de água oxigenada de 10 volumes no ouvido e deixar agir por cinco minutos, repetindo nos dois ouvidos, por até 5 vezes ao dia. Algumas pessoas relatam um certo incômodo com as borbulhas que o produto faz, e sentem o ouvido coçar, mas essas reações são normais e não são motivo para preocupação ou para interromper o tratamento.

Esse procedimento não deve ser feito por quem tem labirintite, pois pode gerar algum desconforto.

Na limpeza geral

Além de ser um produto barato e muito versátil, é menos agressivo ao meio ambiente e à saúde que a maioria dos produtos de limpeza, e age com a mesma eficiência.

  • Acrescente uma xícara de água oxigenada na água com o sabão em pó para potencializar o efeito branqueador na lavagem de roupas brancas;
  • Use para retirar manchas de sangue nas roupas;
  • Potencialize a ação dos detergentes na limpeza de azulejos, chão, louças, pias, tábuas de carne e vasos sanitários;
  • Ajuda a tirar mancha de espelhos e vidros;
  • Serve para eliminar o mofo das paredes e teto do banheiro.

A água oxigenada ideal para pintar os cabelos

A maioria das tinturas já vem com água oxigenada, mas se você for pintar em casa e tem dúvidas sobre qual volumagem escolher, esse guia pode te ajudar:

Volume 10 (3%): Use apenas se o objetivo for fixar a cor. Não serve para clareamentos.

Volume 20 (6%): Fixa a cor e clareia os cabelos em até 2 tons. Também é usada para cobrir cabelos brancos.

Volume 30 (9%): Fixa a cor e clareia de 3 a 5 tons.

Volume 40 (12%): Serve apenas para clarear e descolorir, podendo deixar os cabelos mais claros de 5 a 7 tons. Não tem poder de fixar a cor.

Antes de usar a água oxigenada, faça o teste de alergia e de mechas conforme as instruções na embalagem da tintura.

Aproveitamos para relembrar que a água oxigenada também pode oferecer riscos à saúde se for ingerida, e que você deve manter o produto na embalagem original, que é opaca para evitar contato com a luz, que faz com ela perca sua eficácia.

Confira este vídeo para saber mais dos poderes da água oxigenada:

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

2 thoughts on “Água Oxigenada: Descubra todos os benefícios deste produto tão comum!

  1. … solução com proporção 50/50 (50%/50%, ou seja, metade de cada ingrediente) ?????; … 50% JULGO SER DE ÁGUA OXIGENADA E OS OUTROS 50% ???… DÁ UMA UMA DICA …

    Responder
    1. É 50% água comum + 50% água oxigenada;
      por exemplo: para 150 ml de antisseptico para os pés, use 75 ml de agua comum + 75 ml de agua oxigenada. Acaba com fungos, frieiras, micoses e chulé. Use todas as noites. Boa Sorte!

      Responder

Comentar