Amigdalite: saiba o que ela é e os tratamentos para se livrar dessa doença

amigdalite

A amigdalite é uma das doenças mais comuns relacionadas a alergias e infecções no sistema respiratório. Muitos contraem essa enfermidade por várias vezes durante a vida. Porém, algumas pessoas ainda não sabem muito bem o que é de fato essa infecção.

Nos tópicos a seguir você vai conseguir descobrir o que é a amigdalite, as suas causas, as formas de tratamentos e todas as outras informações necessárias para entender tudo a respeito dessa doença. Confira!

O que é?

A amigdalite é uma infecção que atinge os tecidos linfoides chamados de amígdalas. Essas amígdalas são responsáveis por proteger partes do corpo, elas fazem parte do sistema imunológico do ser humano.

Por ser um alvo fácil, ao se ter alergias e inflamações na área da garganta, as chances disso se transformar em uma infecção bacteriana são grandes. Ainda mais se a pessoa não cuidar dessa alergia ou inflamação.

Normalmente, a amigdalite se forma assim e a partir de uma infecção bacteriana. Mas há também a possibilidade de vírus infectarem a região das amígdalas, embora seja mais raro.

Sintomas

amigdalite tratamento

É bem fácil de perceber quando se tem amigdalite. Os principais sintomas são:

  • Inchaço e vermelhidão das amígdalas
  • Gânglios no pescoço
  • Dores de garganta
  • Sensação de “arranhado” ao comer
  • Febre
  • Rouquidão
  • Forte mau hálito
  • Manchas amarelas no fundo da garganta

Ao identificá-los, procure um médico imediatamente e inicie o tratamento.

Amigdalite bacteriana

amigdalite bacteriana

A amigdalite bacteriana é a mais comum de todas e pode aparecer após uma simples alergia não curada. Normalmente, pessoas com rinite ou sinusite têm grandes chances de contrair a amigdalite, caso não tratem corretamente essas outras duas doenças.

A coceira e irritação na garganta também pode provocar a amigdalite. Isso porque a inflamação causada por essa coceira pode se transformar em uma infecção bacteriana, caso não seja tratada.

A infecção por bactérias nas amígdalas pode causar diversos sintomas, como a própria dor de garganta, febre alta, dor de cabeça, tosse, dificuldade em engolir, entre outros variados.

Para se curar desse problema, é preciso ir ao médico que ele vai receitar algum antibiótico que elimine as bactérias das suas amígdalas.

CID

O CID é o cadastro feito por órgãos de saúde para determinar o número de cada doença que já foi descoberta até hoje. A amigdalite está no rol das doenças respiratórias, mais precisamente as infecções, e tem como número o CID 10 J03.

Amigdalite passa?

A amigdalite não é como uma gripe que se cura sozinha, é preciso tratá-la para poder se livrar dela, ou seja, ela não passa. Por isso, assim que sentir os primeiros sintomas, vá ao médico, faça o exame que é bem rápido e tome o antibiótico que vai te curar da doença.

Quanto mais tempo demorar, mais grave a enfermidade vai ficar e a infecção pode atingir outros órgãos e, inclusive, fechar a sua garganta. O que impossibilita de comer e, até mesmo, de respirar.

Nesses casos mais graves, normalmente os médicos injetam benzetacil que é um forte antibiótico que atua rapidamente e logo elimina as bactérias que estavam tampando a garganta.

Remédios para Amigdalite

remedios amigdalite

O remédio para amigdalite é o antibiótico, normalmente, a amoxicilina. Porém, a depender da gravidade, pode ser que o médico receite outro medicamento como a injeção de benzetacil.

Como é lei no Brasil, os medicamentos antibióticos só podem ser vendidos com retenção de receita médica orientada pelo médico especialista. Ou seja, não se vende antibiótico sem a indicação do seu otorrino ou clínico geral.

Se conhece alguma farmácia que faça a venda de antibióticos sem receita, denuncie. É crime, é grave, pois pode comprometer a saúde e a vida de muitas pessoas. Se automedicar é muito perigoso e só o médico é capaz de saber qual o melhor antibiótico para curar a sua amigdalite sem te trazer outros problemas de saúde.

Onde comprar amoxicilina?

A amoxicilina que cura amigdalite pode ser adquirida nas farmácias como Araújo e Onofre. Atualmente, a Drogaria Onofre é a que disponibiliza o valor mais em conta deste medicamento. Uma vantagem dela é que você pode fazer a compra online, enquanto a Araújo exige compra apenas física.

É muito simples, é só selecionar qual a quantidade indicada pelo seu médico do medicamento. Após isso, envie sua receita médica para o site da Drogaria. Você pode fazer isso enviando por whatsapp, e-mail ou pelo próprio site. Muito fácil, não é?

Para comprar sua amoxicilina, clique no botão abaixo e seja redirecionado para o site da Drogaria Onofre.

onofre botao

O que tomar?

Além do antibiótico que é necessário para eliminar a infecção de uma vez por todas, você também pode tomar alguns medicamentos para melhorar os sintomas da doença. Anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos e antialérgicos são alguns dos outros medicamentos indicados pelos especialistas para aliviar os problemas causados pela amigdalite.

Algumas pessoas também tomam chás, própolis, mel e outros elementos naturais que não podem substituir, de forma alguma, o tratamento tradicional. Sem o uso do antibiótico é impossível se curar da amigdalite bacteriana. Porém, esse remédio precisa ser receitado por um médico especialista. Não compre antibiótico sem receita!

Se você conhece alguém que sofre de amigdalite e precisa ler este texto, compartilhe-o com essa pessoa pelas suas redes sociais!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar