Anemia: conheça os sintomas, as causas e o tratamento adequado

Você tem anemia? Tem sentido muito cansaço e falta de ar? Descubra aqui todos os sintomas dessa doença e evite um quadro mais perigoso. Veja a seguir!

A anemia é uma doença já bem conhecida por todos, mas nem todo mundo sabe exatamente o que ela significa e representa para o organismo. Pensando nisso, pesquisamos e elaboramos um artigo especial que traz tudo que você deve saber sobre a anemia, seus estágios, os sintomas, como identificar, como se prevenir e também o tratamento ideal. Não perca mais tempo e saiba tudo isso aqui.

anemia

O que é a anemia?

Primeiramente se faz necessário explicar do que se trata a anemia e o que ela causa ao organismo.

A anemia, de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, é a redução ou diminuição do número de hemoglobinas presentes no sangue. Quando essa quantidade de hemoglobina está abaixo do normal, causa insuficiência das células que não poderão executar normalmente sua função de distribuir oxigênio e nutrientes para todo o corpo.

Com menos hemoglobinas no sangue, as células têm a sua função prejudicada deixando o organismo carente de suas necessidades diárias para manter o corpo saudável e funcionando perfeitamente, a partir daí o indivíduo começa a sentir os sintomas típicos de quem possui anemia.

Quais os sintomas característicos de quem possui anemia?

Os glóbulos vermelhos são onde as hemoglobinas ficam, as hemoglobinas tem a função de transportar o oxigênio para todas as outras células do corpo mantendo-as vivas e executando suas funções.

A anemia, como já vimos, é a diminuição das hemoglobinas nos glóbulos vermelhos, dessa forma o organismo fica carente de oxigênio, já que tem menos hemoglobinas para transportá-lo por todo o organismo.

Um dos principais sintomas de quem possui anemia é o cansaço e a fadiga, isso se deve pelo fato de as células do corpo não estarem recebendo todo o oxigênio, que é vital para o bom funcionamento, adequado, porque possui menos hemoglobinas, menos hemoglobinas é igual a menos oxigênio no organismo. Resumindo: menos oxigênio no organismo, menos energia as células tem para manter suas atividades e por isso nos sentimos cansados e fadigados.

Sintomas: falta de ar

Sintomas muito comuns em pessoas que já possui problemas pulmonares ou cardíacos, pelo fato de que como as células estão transportando menos oxigênio para todo o corpo, o organismo como forma de compensar irá aumentar a frequência respiratória para que o corpo tenha mais oxigênio para circular, ao aumentar essa frequência as pessoas sentem falta de ar, além do cansaço.

Quem possui anemia geralmente sente a sua respiração bem mais acelerada e falta de ar.

Sintoma: taquicardia

Assim que o indivíduo começa a respirar com mais frequência o coração também aumenta sua frequência cardíaca, o coração aumenta sua atividade para que chegue sangue e oxigênio suficiente aos órgãos e tecidos.

Sintoma: palidez da pele

Outro sintoma muito comum em quem possui ou está sofrendo com a anemia e a coloração diferente que a pele adquire.

Para suprir a oxigenação e a quantidade de células circulando, essas células se concentram em tecidos mais vitais para manter esses órgãos com seu funcionamento adequado, a pele é o tecido que precisa de pouco sangue, por isso é que a recebe menos quantidades quando o organismo está com anemia, dessa forma as pessoas que estão doentes costumam estar pálida, a pele fica com menos cor. Uma fácil característica detectável de quem está com anemia é olhar a cor da pele que fica embaixo dos olhos, chama-se conjuntiva. Normalmente essa parte é de uma coloração forte, se estiver pálida e mais branca é muito provável a detecção de anemia.

Sintomas: câimbra e hipotensão

A falta de oxigenação adequada dos músculos causará câimbras e contrações involuntárias.

Muitas pessoas com anemia apresentam a pressão sanguínea reduzida, seguida de tonturas, cansaço, dificuldade de ficar em pé e muita fraqueza.

Ter anemia é perigoso? Anemia mata?

Tratando-se de uma anemia leve em seu primeiro estágio não há muito com o que se preocupar, apenas procure um médico para o diagnóstico exato e siga as instruções de tratamento adequado. Numa anemia leve, dependendo da sua idade e estado de saúde, é provável que você nem sinta os sintomas listados acima.

Se houver descuido e a anemia se instalar por muitos meses ou anos em seu organismo sua saúde pode se agravar, aí pode se tornar perigoso. Anemias crônicas e de estágios mais avançados devem ser levadas a sério e principalmente seu tratamento para que não fique mais grave e não afete a saúde de órgãos vitais do seu organismo.

Procure sempre um médico especialista e siga corretamente o tratamento indicado, comendo sempre frutas, verduras, legumes e carnes vermelhas que são uma ótima fonte de ferro, que ajuda a combater a anemia.

Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários. Até a próxima!

 

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One thought on “Anemia: conheça os sintomas, as causas e o tratamento adequado

Comentar