Ansiedade: Tire todas as suas dúvidas sobre esse distúrbio!

ansiedade

A ansiedade é, com certeza, o distúrbio psicológico que mais atinge a população mundial e isso é facilmente explicado pela vida cada vez mais corrida, mais rotineira, mais cheia de obrigações e com pouquíssima diversão. Porém, apesar de ser algo tão comum, têm pessoas que confundem esse problema com outros problemas psicológicos. Por isso, este texto vai tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é, os sintomas, o tratamento, as causas e tudo que você precisa saber a respeito deste assunto. Veja!

O que é Ansiedade?

A ansiedade é um distúrbio psicológico que interfere diretamente na vida das pessoas, pois ele causa sentimentos repentinos e duradouros de preocupação, de medo, de tédio, de pavor, de agitação, de tensão e apreensão.

Os níveis desses sentimentos misturados e espalhados é que define o grau que a pessoa possui. Se são níveis toleráveis, ela é apenas ansiosa. Caso seja algo muito crônico, isso já pode ser um transtorno obsessivo ou uma crise de pânico, por exemplo.

E é bastante comum que a pessoa aumente o seu nível de ansiedade com o passar dos anos. Ainda mais se ela não tratar e deixar tudo como está. Por isso, se você tem crises de medo, de tédio, de agitação, de tensão e de preocupação, procure um psicólogo, um psiquiatra e inicie o seu tratamento antes que isso te torne algo mais grave.

Sintomas

Os principais sintomas da ansiedade têm a ver com a agitação, a preocupação e o tédio. Porém, não é um simples nervosismo horas antes de algo especial acontecer, ou coisa do tipo. O que caracteriza uma pessoa ser ansiosa é que esses sentimentos são tão intensos que eles atrapalham a pessoa de viver.

Todo mundo se sente ansioso por algum motivo específico e isso não quer dizer que todo mundo tenha o distúrbio. Só se pode considerar uma pessoa diagnosticada com o problema, se ela tiver limitações na vida dela por conta das crises de ansiedade.

Por isso, os sintomas são muito mais elevados do que um nervosismo normal que todo mundo tem. A pessoa ansiosa tem medos irracionais, tem lembranças ruins a todo momento, tem medo de tudo e de todos, não consegue mais conviver tranquilamente em sociedade, as pernas estão sempre inquietas, há preocupação por tudo, medo de tudo, insônia, perda de apetite ou fome exagerada, é perfeccionista, entre outros diversos sintomas que só quem tem sabe como é ruim.

A tensão muscular causada pela problema, a falta de vontade de fazer qualquer coisa, a inércia, o tédio descontrolado ao mesmo tempo, o desânimo, tudo isso é sintoma de uma pessoa com problemas de ansiedade.

mulher com Ansiedade

Ansiedade Generalizada e outros tipos?

A ansiedade é um ponto genérico do distúrbio e ela se espalha entre diversos outros problemas que têm até nomes específicos. A síndrome do pânico, por exemplo, vem do transtorno de ansiedade e ocorre quando a pessoa começa a sentir medo de tudo, a toda hora, com crises nervosas muito intensas e que fazem essa pessoa ficar até mesmo perigosa, agressiva, completamente desnorteada.

Há também os transtornos obsessivos em que o paciente começa a ter manias estranhas e de alto perfeccionismo. Essas manias são geradas por conta da ansiedade que faz a pessoa jogar em cima de uma atitude ou objeto uma forma dela ficar mais tranquila, menos ansiosa. Com isso, ela desenvolve esse outro transtorno.

Além disso, existem níveis de ansiedade que vão desde o mais simples até a generalizada em que a pessoa não consegue viver mais como um ser humano normal, porque a vida dela é pura ansiedade, nervosismo, palpitação, tensão, preocupação e agitação.

Teste

A descoberta da ansiedade e dos transtornos relacionados a ela é feita a partir de exames e consulta com psicólogos e psiquiatras. Eles podem aplicar alguns testes para saber se o paciente tem ou não a ansiedade, porém esses testes só têm validade se forem feitos por um profissional capacitado e em conjunto com a consulta e demais exames.

Não adianta buscar e fazer teste pela internet que os resultados não são válidos. Não é o teste sozinho com respostas padrões que vai definir se você tem um transtorno ou não.

CID

O número do CID da ansiedade é o 10 F41. CID, para quem não sabe, é o catálogo de doenças e transtornos feito por órgãos da medicina internacionais.

Tratamento para Ansiedade

O tratamento para ansiedade e os transtornos causados por ela é feito com base em medicamentos que diminuem os sintomas e com terapia ou análise com psicólogos e psiquiatras.

Tem cura?

A ansiedade é completamente tratável e a pessoa consegue ter uma vida normal, sem os sintomas, caso faça o tratamento corretamente. Em problemas psicológicos é difícil falar em cura, pois pode ser que os sintomas voltem e até piorem. Mas, se fizer o tratamento direito, o paciente tem muitas chances de viver bem o resto da vida dele sem ansiedade.

Se tiver gostado deste texto sobre ansiedade, compartilhe-o com seus amigos e familiares que precisam saber mais sobre esse assunto!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar