Atividade Física na terceira idade: Conheça os benefícios e os exercícios mais indicados nessa fase!

 

Vamos conversar hoje sobre uma realidade, uma situação em que temos que nos imaginar no futuro, pois é vivemos uma realidade que há muito tempo atrás não nos dávamos conta, o crescimento da população idosa em nosso país. Em meados dos anos 80 a população acima dos 60 anos era de 6,1%, mas com o avanço da expectativa de vida do brasileiro atualmente, é previsto que no ano de 2025 a população idosa chegará a 12,2%.

O processo de envelhecimento é caracterizado por várias transformações progressivas e irreversíveis em função do tempo. Assim como profissionais de Educação Física, atuantes na área da saúde, não devemos medir esforços na busca de um envelhecimento saudável, que pode ser caracterizado por um equilíbrio entre o envelhecimento físico e psicológico.

Nesse texto vamos aprofundar sobre os principais benefícios de se praticar exercícios na melhor idade e as atividades mais recomendadas nesse caso. Vamos lá?

Benefícios da atividade física na terceira idade

Que a atividade física tem inúmeros benefícios já todos sabemos. Mas, a partir de uma determinada idade, ela é essencial na prevenção de algumas doenças bem como no fortalecimento do sistema muscular, evitando lesões e aliviando dores articulares, além disso com ela, geramos um pequeno aumento de massa magra já a terceira idade, esse aumento mesmo que pequeno nos ajudar a alcançar o bem-estar físico, contribuindo para a prevenção de lesões causadas pelo esforço, movimentos repetitivos ou posturas incorretas.

Além disso a prática de exercício é ainda uma excelente arma contra a depressão, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Southern Methodist, de Dallas, nos Estados Unidos, o exercício físico ajuda a combater a ansiedade e depressão.

O responsável por este estudo, Jasper Smith, explica que a atividade física parece atuar em neurotransmissores específicos do cérebro, com efeitos semelhantes aos dos antidepressivos, além de libertar serotonina e dopamina que nos fazem adotar comportamentos mais positivos e felizes, deste modo, para além de contribuir para o bem-estar mental, ela melhora a auto-estima, fortalece as relações sociais interpessoais e combate o isolamento.

A atividade física na terceira idade também ajuda a prevenir e a combater doenças como a hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas de coração e pulmões, ajudando a fortalecer o sistema muscular, diminuindo o risco de quedas e facilitando os movimentos dos braços, pernas e tronco.

atividade física na terceira idade

Quais são os cuidados? Quais são os exercícios mais recomendados?

Numa fase inicial, e para quem não está habituado à prática de exercício físico, recomendam-se atividades de baixo impacto, como as caminhadas, natação ou hidroginástica, a musculação também pode ser viável, desde de que com um acompanhamento direcionado para o mesmo, com baixo impacto, e com treinos individualizados.

As caminhadas são sempre um bom ponto de partida, além de promoverem a interação social, ajudam a fortalecer os músculos e articulações, e melhoram o ritmo cardíaco, é recomendado sempre a utilização de calçado confortável e a realização de alongamentos antes e depois de cada caminhada.

Já na natação que é um dos exercícios mais completos em qualquer idade. A partir dos 60 anos os seus benefícios passam pela prevenção de lesões, o alívio das dores causadas pela artrite, o alongamento e fortalecimento dos músculos e articulações.

atividade física na terceira idade

Para além disso, ajuda a evitar a perda de massa óssea que é bem comum nessa fase da vida. Na hidroginástica todos os músculos são ativados e exercitados. Esta atividade melhora o ritmo cardíaco, de um modo geral.

Nesta fase da vida recomenda-se a prática de atividade física, pelo menos, três vezes por semana, como sempre antes de dar início a qualquer uma dessas atividades, procure seu médico, faça uma avaliação e bateria de exames para saber se você está apto a dar início.

Se estiver liberado, escolha uma atividade que se sinta confortável e comece, você verá que com o passar dos meses que os benéficos começam a aparecer e sua melhora na qualidade de vida será surpreendente.

E ai gostou do texto sobre atividade física na terceira idade? Então compartilhe com seus amigos!

instagram Nayara

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar