Banho gelado: Saiba 5 benefícios INCRÍVEIS!

Nada como aquele banho quentinho no final do dia para relaxar, não é mesmo? Apesar da sensação de relaxamento, que é muito boa, a substituição do banho quente pelo banho gelado pode trazer diversos benefícios a sua saúde.

Foi provado que banho frio pode trazer diversos benefícios para o seu bem estar e saúde. A simples ação de mudar a temperatura do chuveiro para a função fria pode realmente trazer grandes benefícios para o seu corpo.

Nesse artigo vou mostrar a você alguns desses benefícios e como você pode tirar maior proveitos dos banhos gelados, porém há alguns malefícios que você tem que ficar atento e decidir o que melhor se adéqua ao seu caso. Vamos conferir?

Benefícios do banho gelado

Os benefícios do banho gelado são diversos e cada vez mais, através de pesquisas, estão sendo descobertas novas funções benéficas desse tipo de banho.

banho gelado

Abaixo você confere uma lista dos principais benefícios de se adotar o banho gelado no seu dia a dia.

1 – Diminui o estresse

Pular em uma piscina de água gelada ou até mesmo entrar debaixo do chuveiro com água fria, aumenta a tolerância ao estresse.

Estudos comprovaram que ao se submeter a um tratamento com estímulos gelados como o banho gelado, os níveis de acido úrico no sangue são diminuídos drasticamente e isso faz com que o estresse diminua.

2 – Ajuda a recuperar  a dor nos músculos e sua regeneração

Você já deve ter visto alguma vez atletas entrando em banheiras de água fria durante tratamento de recuperação muscular. Isso por que a água fria alivia as dores provocadas por exercícios físicos, além de estimular a regeneração muscular.

banho gelado

Por isso, depois da academia, um banho gelado é uma ótima ideia!

3 – Ajuda na perda de peso

O banho gelado ajuda a perder peso de forma considerável. O corpo humano é composto por dois tipos de gordura, a branca e a marrom.

A gordura branca é produzida quando se ingere uma maior quantidade de calorias do que as que são gastas. Já a gordura marrom é a gordura responsável por manter o nosso corpo aquecido, quando a gente esfria o corpo essa gordura é ativada para voltar o corpo a sua temperatura natural, fazendo você gastar energia e perder peso.

4 – Melhora a circulação e imunidade

A água fria ajuda a melhorar a circulação do sangue entre órgãos, o que ajuda a combater alguns problemas de pele e do coração.

O banho gelado também ajuda a melhorar a circulação sanguínea e melhorar a qualidade do sistema imunológico.

5 – Mantém a saúde da pele e cabelo

A água quente tem a tendência de deixar pele e cabelos ressecados, o calor da água remove a oleosidade natural dos cabelos e pelos, ocasionando o ressecamento dessas regiões, por isso o banho gelado é recomendável para manter-los hidratados.

banho gelado

Banho gelado faz mal?

Apesar de todos os benefícios aqui apresentados, existem algumas vertentes que chamam a atenção a alguns efeitos colaterais que esse banho pode provocar.

A água gelada é um choque para o seu corpo, que procura manter a temperatura constante e aquecida, com isso você pode hiperventilar o seu corpo, podendo levar ao desmaio se o choque térmico for muito alto.

O banho gelado também pode causar distúrbios no ritmo do coração, quando ha um choque térmico muito intenso, corpo muito quente entrar na água muito gelada. Apesar dessas ressalvas, tomando os devidos cuidados, o banho gelado ganha nos benefícios.

Tira a febre?

A febre se caracteriza pelo aumento da temperatura corporal devido a algum tipo de infecção que o seu corpo esteja passando.

Esse aumento de temperatura acaba provocando diversos efeitos indesejados no organismo e o banho gelado ajuda a amenizar esses efeitos.

É preciso ficar atento que o banho gelado não cura a febre, a cura do problema que causa a febre é que soluciona o problema. O banho gelado vai apenas amenizar os sintomas durante o tempo em que a pessoa permanece debaixo da água fria.

Banho gelado durante a gravidez

O banho gelado deve ser estimulado durante a gravidez, isso porque o aumento da temperatura corporal é um grande intensificador das chances de haver má formação congênita nos bebês.

O banho quente ainda pode causar problemas no ritmo cardíaco das gestantes, diminuindo a quantidade de sangue que chega até o feto.

E ai, gostou do texto? Qual temperatura você gosta mais para tomar banho? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar