Banho quente: Saiba seus benefícios AQUI!

O banho quente além de dar uma sensação boa de relaxamento pode trazer diversos benefícios à saúde. A chave para esse ato não se tornar maléfico é não permanecer durante muito tempo embaixo da água quente, sendo de 5 a 10 minutos o suficiente. Assim você evita alguns males que o banho quente pode causar a sua pele e cabelos.

Nesse artigo vamos demonstrar os benefícios que um banho quentinho pode trazer para a sua vida! Vamos conferir?

Benefícios do banho quente

Você sabia que banhos quentes com duração de 5 a 10 minutos podem trazer diversos benefícios a sua saúde? Banhos quentes ajudam a melhorar a saúde dos seus músculos, articulações e ainda ajuda com o seu humor.

banho quente

Abaixo você confere alguns benefícios que o banho quente pode te proporcionar;

1 – Melhora sua circulação.

Os banhos quentes tem por característica melhorar a circulação sanguínea, além de relaxar as articulações, tendões e músculos do corpo. Apesar de não curar as causas das dores, um banho quente de 10 minutos vai aliviar muito a sensação de dor e proporcionar maior relaxamento ao corpo de forma geral.

Os efeitos são mais efetivos do que os de uma massagem e menos perigosos do que tomar uma medicação. Depois de se exercitar ou na ocorrência de alguma dor muscular, um banho quente pode garantir uma melhor sensação de bem estar.

2 – Aquecimento do corpo

O banho quente pode funcionar como aquecimento para antes da prática de algum exercício físico. Quando acordamos, o nossos músculos costumam estar retraídos devido a inércia do corpo durante o sono.

banho quente

Ao acordar, tomar um banho quente ajuda no relaxamento desses músculos.

3 – Alivia dores musculares e acelera a recuperação.

Depois de um dia conturbado, em que você tenha usado e abusado do seu corpo e músculos, você vai precisar dar um tempo para que eles se recuperem e um banho quente vai ajudar muito nessa necessidade.

Isso por que o calor é peça crucial para as funções metabólicas do corpo. Com isso seu corpo melhora a taxa de reações químicas, por isso aquecer os seus músculos durante um tempo vai ajudar o seu organismo a se curar mais rápido.

4 – Alivia o torcicolo

Sabe aqueles dias em que você amanhece travado? Deixar a água quente cair no nessas regiões durante o banho, vai funcionar como uma massagem no seu corpo. O ideal é que durante o banho você deixe a água quente cair na região afetada por cerca de 10 minutos massageando com as mãos para melhores resultados.

banho quente

Banho quente durante a gravidez

O banho quente não é recomendável durante a gravidez, isso por que o aquecimento do corpo durante a gravidez é um grande responsável pela má formação congênita do feto, por isso, durante os três primeiros meses de gravidez é importante evitar banhos muito quentes.

Isso não quer dizer que você tenha que tomar banhos com água gelada, apenas evite temperaturas muito altas, optando por banhos ligeiramente mornos.

Banho quente emagrece?

Na verdade isso é um mito a ser evitado, não se deve tomar banhos muito quentes com a intenção de se perder gordura. O erro ocorre quando se pensa que a perda de líquido do corpo representa emagrecimento.

Quando você toma um banho muito quente, devido ao calor, o seu corpo vai liberar líquido através do suor, isso não significa emagrecimento, significa apenas que você perdeu fluidos corporais e esses fluidos serão repostos na próxima vez que você tomar um copo d’água.

Por isso deve se evitar métodos que utilizem o calor para emagrecimento, esses métodos podem ser perigosos e levar o corpo a uma desidratação intensa, ocasionando problemas sérios de saúde.

Banho quente resseca a pele?

Sim, esse é um dos grandes problemas em se tomar banhos muito quentes, ao entrar em contato com a água quente, as proteções naturais e hidratação da nossa pele e cabelos são removidas.

Essa proteção tem por característica ser oleosa e o calor dissolve as gorduras externas, ajudando na sua eliminação e gerando o ressecamento da pele.

Por esse motivo deve se evitar banhos muito quentes e demorados.

O ideal é de que seu banho não dure mais de 10 minutos, sendo de 5 a 10 minutos o tempo ideal para que não haja o ressecamento da pele.

E ai gostou do texto? Não esquece de deixar seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar