Barriga inchada: Saiba aqui TODAS as causas e como tratar!

Você em algum momento já notou sua barriga inchada? Já se perguntou o porquê dela estar assim? Pois saiba que esse inchaço na barriga pode ser causado por fatores emocionais ou por problemas físicos.

Deseja entender um pouco mais sobre a barriga inchada? Então esse artigo é para você, continue lendo-o e veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse problema.

Barriga inchada e dolorida

Muitas vezes essa sensação de barriga inchada acompanhada de dores moderadas, pode ser causada por gases, menstruação ou prisão de ventre (intestino preso). Normalmente os gases surgem a partir da ingestão de alguns alimentos como, feijão, batata, couve-flor, repolho, leite e seus derivados, entre outros.

Isso acontece devido a esses alimentos necessitarem de mais enzimas para serem digeridos corretamente no corpo humano, causando o efeito “estufa” e consequentemente os gases.

Além disso, a barriga inchada e dolorida pode também ser sintoma de:

Quanto à prisão de ventre as causas mais prováveis são:

  • Baixa quantidade de água no organismo;
  • Baixa quantidade de fibras no organismo;
  • Falta de atividades físicas;
  • Menstruação;
  • Ansiedade.

Ou ainda, se os sintomas de barriga inchada e dolorida estiverem acompanhados de outros sintomas, poderá ser que você tenha verme ou síndrome do intestino irritável.

  • Vermes

Normalmente acompanhado de dores abdominais, vômitos, diarreia, fraqueza, aumento ou perda de apetite sem motivo aparente e aparecimento de corpos estranhos.

  • Síndrome do intestino irritável

Barriga inchada acompanhada de gases, cólicas, prisão de ventre e diarreia, sendo que normalmente esses sintomas persistem por muito tempo.

barriga inchada

Barriga inchada e falta de ar

Junto ao incomodo de barriga inchada às vezes acontece da pessoa sentir também falta de ar.

Na maioria das vezes isso acontece porque a barriga já chegou a um nível tão alto de inchaço que a pressão chega a comprimir os pulmões e o diafragma.

Também há casos que a barriga inchada e a falta de ar não estão associadas, e por isso cada um tem sua causa isolada.

E cólica

Muitas pessoas queixam de cólica junto com a barriga inchada e isso é comum  principalmente em mulheres jovens.

No período da menstruação o corpo feminino emite hormônios e isso cria algumas variações que são até mesmo visíveis, como é o caso desse problema.

Essa sensação junto à menstruação se dá devido ao acúmulo de sangue no corpo, o que também é a causa da cólica.

Causas

As causas desse problema podem ser:

Gases

Os gases são um dos principais causadores da barriga inchada, que podem ser muitas vezes ocasionados pela alimentação ou uma má digestão.

Ingestão de ar

Ao nos alimentarmos de maneira rápida podemos engolir ar junto com a comida e esse ar costuma permanecer na parede estomacal o que também pode causar a barriga inchada.

Doenças

Além das causas mais comuns como a ingestão de ar e também o acúmulo de gases, a barriga inchada pode ser sintoma de doenças gastrointestinais, alguns sintomas são:

  • Febre

Quando além da barriga inchada há febre, é sinal de infecção e isso poderá acarretar em algo mais grave, por isso deve ser tratado imediatamente, para que possa identificar a infecção e iniciando o tratamento, normalmente a base de medicação.

  • Aparecimento de sangue vaginal ou nas fezes

O surgimento de sangue sem motivo aparente é quase sempre um mau sinal, e quando associado com a barriga inchada é preciso mais atenção.

Mas pode ser que o sangue seja por causa de um ciclo menstrual irregular, miomas, hemorroidas ou doenças mais comuns, que são fáceis de tratar se descoberta no inicio.

Mas o ideal é que busque ajuda médica o quanto antes para que seja descartada a hipótese de doenças mais graves.

Dor abdominal intensa

barriga inchada

Se o inchaço abdominal for combinado com uma dor de barriga intensa, ânsias de vômitos e náuseas, isso poderá ser sinal de obstrução intestinal.

Quando isso ocorre à pessoa deve procurar ajuda médica o mais rápido possível para que o médico especialista faça a avaliação e a desobstrução o mais rápido possível para evitar complicações.

Espero que você tenha gostado desse artigo, mas se ainda ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário que em seguida nós responderemos você!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar