Benefícios do alongamento para um corpo saudável

Mesmo sendo considerado fundamental para a prática de atividades físicas, poucos sabem a real função do alongamento e é comum encontrar iniciantes que acabam ignorando sua importância e pulando essa prática do alongamento um dia ou outro. Para evitar este equívoco e ajudar a disseminar a prática como uma parte fundamental do seu dia-a-dia, contamos aqui os reais benefícios do alongamento.

Alongamento

Não se assuste com esta informação, mas não é apenas o sedentarismo que causa o encurtamento das fibras musculares. Isso mesmo! A própria prática de atividades físicas regulares, seja em maior ou menor intensidade, também causa este encurtamento e consequente diminuição da flexibilidade muscular.

Atenção! Não confundam fortalecimento muscular com flexibilidade. Esportes de longa duração como natação, ciclismo, corrida, dentre outros, fortalecem a fibra muscular, mas diminuem sua flexibilidade. E esta é a função número um dos alongamentos: promover o estiramento das fibras musculares, fazendo com que aumentem seu comprimento, gerando um consequente ganho de elasticidade muscular.

O ganho de flexibilidade é fundamental para a melhora de performance, pois assim ganhamos mais amplitude do movimento e da articulação. Mas os benefícios do alongamento vão além deste. Alongar antes e após as atividades físicas, diminui os riscos de causar lesões musculares, proporcionando o aquecimento e relaxamento dos músculos e da mente, prepara o corpo para a atividade física, por deixar os movimentos mais soltos e leves, e ativa a consciência corporal.

Alongamentos podem e devem ser praticados por qualquer pessoa, independente da sua condição física ou nível atlético. Inclusive, a prática de alongamentos deve ser exercida até mesmo por aqueles que não praticam atividades físicas regulares, como trabalhadores que passam muito tempo sentados ou estudantes, por exemplo. A prática do alongamento melhora a circulação sanguínea, causando também um ganho de raciocínio, além de provocar o relaxamento de tensões musculares consequentes da posição corporal.

Mas não se engane com tantos benefícios e facilidades, a prática de alongamentos pode ser feita a qualquer momento, inclusive naquela pausa em frente à TV ou nos intervalos do lanche no trabalho, mas não é isenta de cuidados adequados. É fundamental manter um acompanhamento com um profissional que avalie os músculos indicados, a posição correta, o tempo exato e a postura adequada para alongamentos em cada caso. Toda atenção é pouca quando se trata do seu corpo.

Procure um profissional e incorpore esta prática em sua vida! E se você já é um atleta, mantenha a sua prática de alongamento sempre consciente e incentive os iniciantes a não pularem esta parte fundamental em seus treinos! Até a próxima.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar