Benefícios da natação no ganho de massa magra

O calor já chegou forte e se refrescar não só nas férias, mas no dia a dia, já virou prioridade para muitos. Aliar a rotina de exercícios a uma atividade refrescante pode ser mais simples do que muitos imaginariam. A dica é adotar um esporte na água, a natação.

Além de divertida, a natação leva fama de ser um esporte completo. Quando praticada em suas quatro modalidades olímpicas (crawl, costas, peito e borboleta) a atividade trabalha todos os grupos musculares. Lembrando também que, devido ao amortecimento dos impactos dentro da água, o risco de lesões é baixo. Inclusive, a indicação da prática desse esporte para a correção de lesões é frequente.

natacao

O crawl é a modalidade mais praticada no dia a dia, quando o nadador faz o movimento com os braços como um remo e bate os pés. Alguns dos músculos trabalhos nessa modalidade são trapézio, abdominais, bíceps femural e quadríceps. Na modalidade costas, o nadador realiza praticamente um crawl, mas com a barriga voltada para cima, trabalha flexores de punho, peitoral, grande dorsal, entre outros. No nado borboleta, também conhecido como golfinho, o movimento é parecido com o desempenhado por esse mamífero, os braços ficam colados ao corpo. Já na modalidade peito, o corpo fica na posição similar ao crawl, mas os braços se movimentam simultaneamente. Em ambos, músculos da região das costas, peito, abdominal, braços e pernas são trabalhados

Quando praticada de forma correta, a natação reduz a gordura corporal e fortalece os músculos. O que não significa que o esporte causa a hipertrofia, mas aliado a exercícios corretos de musculação ele pode ajudar nesse processo. Isso porque, além de fortalecer as fibras lentas, a natação melhora a circulação dos vasos sanguíneos, o que contribui na reconstituição muscular das microlesões causadas pela musculação.

É possível também praticar o esporte focado em resistência, nadando maiores distâncias lentamente, ou em intensidade, realizando pequenos tiros de velocidade. A escolha do estilo de treino vai variar de acordo com seus objetivos físicos. O importante é buscar desempenhar as quatro modalidades da natação para trabalhar igualmente os diferentes grupos musculares.

Consequências da prática de natação:

– Queima calórica (média 600kcal/aula);

– Queima de gordura;

– Aumento da capacidade cardiorrespiratória;

– Fortalecimento dos músculos;

– Definição corporal;

– Aumento de resistência física.

Para bons resultados é importante praticar o esporte regularmente, ao menos duas vezes por semana, e manter uma alimentação balanceada, suprindo suas necessidades corporais. Lembre-se também de usar o equipamento adequado, como touca, óculos e roupa de banho, e buscar o auxílio de um profissional qualificado para iniciar seu treino. Agora é só partir para o mergulho!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar