Benefícios da Sauna

A sauna é o ambiente preferido de muitas pessoas, já que ajuda no relaxamento dos músculos e na diminuição de estresse por conta do vapor quente e ambiente aconchegante. Vários estudos médicos pesquisam os benefícios dos banhos de sauna, e algumas pesquisas recentes garantem que fazer sessões frequentes de sauna protege o corpo de doenças cardiovasculares. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a ler o artigo.

benefícios da sauna

Ajuda na desintoxicação

O ambiente quente cheio de vapor faz com que os poros da pele se abram e provoca sudorese intensa, fazendo com que o corpo se livre mais rapidamente de certas toxinas presentes no sangue.

Combate a hipertensão

O excesso de calor provoca vasodilatação, que é quando os vasos sanguíneos se dilatam e por isso a pele fica mais avermelhada depois de um banho quente. Se os vasos sanguíneos aumentam e o volume de sangue continua o mesmo, a pressão com que a circulação corre tende a diminuir, diminuindo a hipertensão.

Aumenta a capacidade pulmonar

O vapor quente auxilia principalmente quem tem problemas respiratórios que envolvem bloqueio das vias respiratórias por muco. O vapor quente ajuda a derreter o muco e deixa as vias respiratórias livres, melhorando a respiração.

Melhora a circulação

Como em um exercício, o aumento de temperatura causado pelo banho de sauna faz com que o coração aumente sua frequência cardíaca. Isso traz uma melhora imediata na circulação sanguínea, que começa a irrigar mais rapidamente as células de todo o corpo e leva oxigênio e nutrientes mais rapidamente.

Alivia dores e o estresse

O vapor quente de água aliado ao uso de uma essência agradável gera um banho de sauna aromático relaxante para a mente e o corpo.

Pele mais bonita

Com os poros mais abertos por conta da transpiração constante promovida pela sauna, a pele tende a eliminar a sujeira e os produtos químicos que estão presos a ela. Com a melhora da circulação, a pele tende a ficar mais viçosa e você ganhará um rubor saudável. Depois da sauna, a pele estará muito mais propícia a absorver os tratamentos por meio de cosméticos e óleos.

Dicas

  • O tempo ideal de permanência na sauna é entre 15 e 20 minutos;
  • Evite comer ou ingerir bebidas alcoólicas antes ou durante o banho de sauna;
  • Mantenha-se hidratado bebendo água antes, durante e depois do banho;
  • Use seus próprios pertences para evitar contaminação, como chinelos e toalhas, lavando-os depois;
  • Depois da estadia na sauna, tome um banho frio rápido: isso ajudará a fechar os poros que estavam abertos, fará a circulação sanguínea voltar para o interior do corpo e poderá trazer um aumento no sistema imunológico.

Contraindicações

Pessoas com problemas de pressão, portadores de problemas do coração e gestantes devem evitar ir às saunas, já que o calor excessivo pode aumentar muito os batimentos cardíacos a ponto de se tornar nocivo à pessoas que não estão saudáveis. Especialmente no caso de gestantes, o ambiente extremamente quente pode gerar uma brusca queda de pressão que levará a desmaios, visão turva e outros sintomas.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar