Berberina: Para que serve? Emagrece mesmo? Melhora o colesterol?

Berberina

Existem muitas plantas que possuem propriedades medicinais incríveis e por isso, cada vez mais elas são usadas como tratamentos para vários problemas de saúde. Se você busca alternativas naturais, conhecê-las pode nos ajudar a ter uma vida melhor e mais saudável.  Nesse artigo eu irei falar um pouco sobre um fitoterápico muito conhecido por ajudar a melhorar a saúde, a berberina.

Você sabe o que é a berberina e para que ela serve? Ainda não? Então esse artigo é para você, continue lendo e confira tudo sobre ela a seguir!

O que é Berberina?

Para quem ainda não conhece, a berberina é um fitoterápico extraído das plantas Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis. Ela já é utilizada há anos na medicina chinesa, mas atualmente está se popularizando e sendo utilizada em todo o mundo, principalmente em forma de suplemento, por ajudar a tratar vários problemas de saúde.

Com o consumo da berberina é possível conseguir regular a glicose no sangue, melhorar a saúde do coração, controlar o colesterol e muito mais. Além disso, há estudos que comprovam o uso da berberina para o emagrecimento.

Para que serve?

A berberina pode ser usada para ajudar a melhorar várias funções do organismo devido as suas propriedades medicinais. Veja a seguir as principais:

Ajuda no controle da diabetes

Após estudos feitos foi relatado que o consumo do suplemento berberina pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, com isso irá ajudar a reduzir a glicemia. Uma vez que, é capaz de melhorar a resistência à insulina.

Como o uso da berberina possui ação semelhante aos medicamentos de controle da diabetes, é possível usá-la a fim de intensificar os resultados desses medicamentos, desde que seu uso seja feito com um acompanhamento médico.

Melhora a saúde do cérebro

O consumo da berberina também irá auxiliar para melhorar a saúde do cérebro e com isso protegê-lo de problemas como perda de memória ou Alzheimer, as doenças neurodegenerativas. Além disso, também é possível destacar seu efeito de proteção aos neurônios, pelo fato de reduzir os efeitos causados pelo AVC.

Controla o colesterol

Também não poderíamos deixa de destacar o consumo da berberina para auxiliar no controle do colesterol, pois ela irá ajudar a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos. E também, associado a uma boa alimentação, pode ajudar a aumentar o colesterol bom. Com esse controle, é possível que você consiga prevenir doenças cardiovasculares.

Planta Berberina

Berberina Emagrece?

A berberina é capaz de garantir mais energia às células e além disso, depois que você começa a usar esse suplemento, o organismo será estimulado a queimar gordura e a evitar o acúmulo em seu corpo. O efeito da berberina para o emagrecimento é muito semelhante aos efeitos dos termogênicos.

Mas é importante lembrar que o uso da berberina para emagrecimento ainda está em estudos e por isso, ela não deverá ser usada apenas para essa finalidade. Já que, ainda não há evidências concretas sobre propriedades emagrecedoras.


Você conhece a Mucuna? Clique aqui e saiba mais!


Onde comprar ?

Você poderá comprar a berberina em qualquer  loja de suplementos naturais próxima a você ou na internet, assim poderá comprar sua berberina sem precisar sair de casa.

A berberina em cápsulas poderá ser encontrada em potes com quantidades diferentes, e por isso seu preço irá variar conforme a quantidade de cápsulas desejadas.

Como usar Berberina?

O ideal é consultar um médico para que ele possa dizer qual é a melhor forma de consumir a berberina, mas em geral ela deve ser consumida diariamente, sendo recomendado 3 cápsulas de 500 mg ao dia, antes das principais refeições.

Não é recomendável a superdosagem da berberina.

Manipulado

A berberina é muito comercializada na forma de suplemento manipulado, assim ela é fácil de ser consumida, basta o indivíduo ingerir suas cápsulas diariamente conforme as orientações do médico.

Berberina tem contraindicações?

Não deve fazer uso desse suplemento as mulheres que estão grávidas, pois seu uso pode trazer alterações estruturais no útero. Além do mais, mulheres que estão em período de amamentação também não devem consumir a berberina, pois ela pode ser passada ao bebê através do aleitamento.

Efeitos colaterais

Se você consumir em excesso a berberina, ele por ventura,  pode trazer alguns efeitos colaterais, como:

  • Vômitos
  • Náuseas
  • Dores musculares
  • Problemas renais
  • Paralisia do centro respiratório.

Ao persistirem os sintomas ou se agravarem um médico deve ser consultado imediatamente.

Ainda tem alguma dúvida sobre a berberina e os benefícios que ela pode te trazer? Então nos deixe um comentário que assim que for possível nós iremos responder você.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar