Coletor menstrual: Quais as vantagens? Como escolher?

Todos os meses a maioria das mulheres em período fértil se vê com a necessidade de usar absorvente durante o período menstrual. Embora seja o método mais popular e mais usado, entretanto, uma novidade no mercado traz uma alternativa: o coletor menstrual.

Feito de silicone, esse produto impede que o sangue menstrual entre em contato com o ar e, portanto, evita o mau cheiro. Pode ser lavado e reutilizado, mas para quem nunca usou é preciso saber como escolher corretamente. Assim, confira dicas para acertar na escolha.

coletor-menstrual

Escolha entre as marcas

Embora não sejam tantas quanto as de absorvente, há diversas marcas que vendem o coletor menstrual. Assim, o primeiro passo é descobrir de qual marca você quer comprar o produto.

Para isso, você pode pesquisar na Internet por marcas famosas, pedir recomendação para amigas ou perguntar para sua ginecologista. Dentre as marcas vendidas no Brasil estão a InCiclo, a Lunette e a Me Luna.

Acerte no tamanho

Assim como os absorventes, os coletores possuem diferentes tamanhos e que são feitos para atender a todo tipo de necessidade e de corpo.

Ao procurar pelo seu coletor você encontrará duas opções principais de tamanho: pequeno e grande. O pequeno é indicado para mulheres que ainda não tiveram filhos e o grande, para mulheres que já deram à luz.

Essa diferença se dá porque muitas mulheres após terem filho, especialmente de parto normal, possuem um aumento no fluxo menstrual. A adaptação do tamanho, portanto, garante mais segurança no uso.

Além disso, o modelo menor pode ser utilizado por mulheres mais novas ou virgens sem preocupações.

Atenção ao formato

Outro ponto de diferença entre os coletores menstruais é o formato do item, que pode ser mais arredondado (conhecido como shorty) ou mais alongado.  Isso tem mais a ver com a questão anatômica e, portanto, com o conforto, cabendo a cada mulher decidir aquilo que for melhor para seu corpo.

Além disso, para que possa ser retirado da vagina, o coletor menstrual possui uma pequena protuberância em sua extremidade que pode ser diferente entre os modelos.

Assim, essa parte pode ser em formato de haste, de bola ou de anel. Como também se trata de uma questão de conforto, é preciso que a mulher descubra com o qual se adapta melhor. O formato de haste, por exemplo, pode ser cortado para maior conforto, enquanto os outros, não.

Avalie o preço

Por ser um produto recente e um nicho ainda com pouca competitividade, os preços do coletor menstrual não são muito atraentes. Somando isso ao fato de que são produtos importados, algumas mulheres podem achar que o valor é um pouco elevado.

Embora você possa – e deva – avaliar o preço para evitar valores absurdos, tenha em mente que comprar um coletor é um investimento que será feito uma única vez.

Eventualmente após alguns meses de uso o investimento irá se pagar sozinho, já que irá se igualar ao preço que você gastaria pelos absorventes.

Dessa forma, sabendo como escolher corretamente o seu coletor menstrual você pode desfrutar dessa novidade de maneira segura, confortável e econômica, além de ajudar a cuidar da saúde da região íntima.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar