Como baixar o colesterol

O colesterol alto é um dos males que afeta o ser humano na atualidade, seja por conta da dieta rica em alimentos de origem animal, seja pelo sedentarismo. A falta de tempo para praticar exercícios no dia a dia corrido e a facilidade em consumir alimentos prontos são fatores que definitivamente contribuem para o aparecimento dessa condição, que quando não tratada pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Esse artigo aborda algumas maneiras de reduzir as taxas de colesterol ruim e assim, recuperar sua saúde.

colesterol

Alimentação

  • Carne – Ela não precisa ser cortada totalmente da dieta, mas você deve começar a preferir os cortes magros, sem gordura e sem pele. A carne de peixe nesse caso é especialmente benéfica por ser rica em Ômega 3, um ácido graxo que está no grupo das gorduras boas. Ela auxilia a diminuir o nível de colesterol e de triglicerídeos, além de prevenir a formação de coágulos de sangue.
  • Aveia – A aveia é verdadeira amiga de quem precisa diminuir o colesterol. Além de conter fibras insolúveis, que auxiliam no processo digestivo e mantém o trato gastrointestinal limpo e saudável arrastando consigo parte da gordura que está no intestino; ela contém fibras solúveis que ainda no estômago, quando em contato com a água, se transformam em um gel que torna a digestão mais lenta. Isso ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, além de aumentar a sensação de saciedade. Esse cereal é conhecido por diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.
  • Soja – Mesmo que você não queira substituir os alimentos de origem animal pela proteína texturizada da soja, pode usá-la para fazer pratos deliciosos e sair ganhando. A soja ajuda a diminuir o colesterol ruim e potencializar o sistema imunológico.
  • Alcachofra – Mesmo não sendo o vegetal mais popular na dieta do brasileiro, está na hora de experimentar trazer a alcachofra para o prato. Ela é rica em fibras insolúveis que auxiliam no controle do colesterol e a diminuir o risco de doenças cardíacas.

Exercício

Todo mundo sabe que a prática de exercício não só ajuda a preservar a saúde como traz inúmeros benefícios: aumenta a auto-estima, melhora a circulação, ajuda a dormir melhor, gasta calorias, e, nesse caso, ajudam a reduzir os níveis do colesterol para que eles voltem a se tornar equilibrados.

Para isso, a ênfase deve ser em exercícios aeróbicos, que são aqueles que precisam de mais oxigênio. Correr, dançar, pedalar… Para quem é sedentário, vale começar devagar com caminhadas a pé, hidroginástica ou mesmo a natação. Os exercícios, mesmo praticados por pequeno período de tempo, já fazem grade diferença.

Remédios

Se sua taxa de colesterol está muito alterada, seu médico possivelmente irá receitar medicamentos que irão ajudar a reduzi-la. Não se esqueça de tomar as doses necessárias pelo tempo estipulado pelo médico, para garantir os melhores resultados. Enquanto a dupla dieta + exercício pode te ajudar bastante e potencializar o efeito dos remédios, nem sempre é o suficiente em casos mais extremos. Portanto, não se descuide da sua saúde e tome sempre os medicamentos!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar