Como parar de roncar: Dicas para um sono mais tranquilo (e silencioso!)

como parar de roncar

O ronco se caracteriza pela respiração barulhenta durante o sono, é um problema comum que ocorre em todas as idades e gêneros e afeta centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Apesar de atingir ambos os gêneros, o ronco é mais freqüente em homens adultos que estejam acima do peso e ocorre com maior intensidade durante a noite, onde o sono é mais profundo.

Causador de problemas relacionados a qualidade do próprio sono e do sono das pessoas que estão ao redor, o ronco pode ser conseqüência de términos de relacionamentos por exemplo, porém não se desespere! Existem algumas dicas que podem te ajudar na luta contra o ronco.

Por que a pessoa ronca?

Tem vários fatores que estimulam a pessoa a roncar. O próprio envelhecimento é um fator que estimula o ronco, com o envelhecimento os músculos da garganta relaxam fazendo com que pessoa ronque. Além disso, existem algumas anomalias congênitas do nariz e garganta que podem estimular o ronco.

Outro fator que induz a pessoa a roncar é a ingestão de bebidas alcoólicas, isso por que quando a pessoa dorme sob efeito de álcool, o sono se torna mais profundo e a falta de controle da respiração devido ao relaxamento muscular causado pela embriaguez, estimula o ronco.

Como parar de roncar?

Existem diversos métodos e medicamentos que prometem acabar de uma vez por todas com o problema do ronco. Esses métodos vão desde adesivos até a posição que você deita na cama. Abaixo você encontra algumas dicas que vão te ajudar;

  • Modifique seu estilo de vida, a pratica de exercícios físicos ajudam a melhorar o seu condicionamento físico e a controlar a sua respiração, além de propiciar a perda de peso.  Todos esses fatores ajudam a diminuir a incidência do ronco.
  • Acessórios anti ronco, existem disponíveis no mercado diversos equipamentos que prometem atenuar o problema do ronco. Esses dispositivos vão de adesivos nasais a dilatadores das narinas.
  • Cirurgia pode ser a solução, caso você já tenha tentando sem sucesso todos os outros métodos para combater o ronco, uma intervenção cirúrgica pode ser a solução que você procura. Cirurgia para o ronco é tida como a última opção na intenção de acabar com esse mal.
  • Evite medicamentos tranqüilizantes, medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos estimulam o relaxamento dos músculos, evite esses medicamentos na hora que for dormir. Antiestaminicos também estimulam o ronco, melhor evitar-los.

como parar de roncar durante a gravidez

Como parar de roncar durante a gravidez.

Se você é mulher e mesmo que nunca tenha tido problemas com ronco, a probabilidade que isso ocorra durante a gravidez é alta. Esse problema afeta cerca de uma a cada três mulheres grávidas.

O fator mais comum que leva mulheres grávidas a roncar é a produção de diversos hormônios que causam o entupimento do nariz durante a gravidez, esse entupimento é causado pelo desenvolvimento de membranas que dificultam a respiração. Outro fator que estimula o ronco é o ganho de peso.

5 dicas valiosas para parar de roncar durante a gravidez

  1. Tente dormir de lado, virada para o lado esquerdo. Esse lado comprovadamente melhora a circulação.
  2. Aumente o seu travesseiro, dormir com a cabeça mais elevada ajuda a evitar o ronco.
  3. Experimente usar um umidificador de ar durante a noite, ele ajuda a evitar o ressecamento das membranas no nariz, contribuindo com a desobstrução do nariz.
  4. Fique atenta ao seu consumo diário de calorias, um aumento do consumo de calorias durante a gravidez pode ocasionar o ganho de peso, que é comprovadamente um fator que estimula o ronco durante a gravidez.
  5. Fique longe de pílulas relaxantes e álcool, além de ser prejudicial ao seu bebê, eles estimulam o ronco.

Adesivo para parar de roncar funciona?

Os adesivos nasais para ronco funcionam dilatando as narinas e facilitando a passagem do ar sem causar ruídos. Sendo dispositivos que não possuem nenhum tipo de medicação na sua composição, o seu uso e livre e irrestrito a todas as idades.

Eles podem ser comprados na maioria das farmácias brasileiras e não precisam de receita médica. Os adesivos nasais geralmente são descartáveis e podem ser comprados pelo preço médio de R$ 45,00 na versão com 30 unidades para uso durante um mês.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar