Como se manter hidratado no verão: Veja aqui as melhores dicas!

Como se manter hidratado no verão

O verão tá aí e o calor que vem com ele aumenta a desidratação do nosso corpo. Parece algo bobo e que nem acontece com a gente. Mas pode acontecer sim e de repente a sensação de cansaço, corpo fraco, muita sede, dor de cabeça, tontura e boca seca, que são um dos sintomas mais comuns dessa desidratação, nós atinge. Como no verão a gente transpira mais e perde mais água, o nosso corpo fica sem fluídos em quantidade suficiente para funcionar adequadamente. Então a ideia é não tirar a garrafinha de água da bolsa e se hidratar de todas as formas que der! Veja neste post dicas como se manter hidratado no verão.

Como se manter hidratado no verão: Alimentos e Bebidas

Veja agora alguns alimentos e bebidas que você pode consumir para se manter hidratado no verão.

Água

A fonte principal de hidratação para nosso corpo está na água mesmo. O indicado normalmente é beber pelo menos dois litros de água por dia. No verão então, é disso para mais. A dica é sempre levar uma garrafa com água aonde for para não se esquecer de tomar. Para as pessoas que não têm um costume de beber bastante água, é uma boa colocar um despertador ou até marcar na agenda para te lembrar de tempos em tempos de ingerir a água.

Água de coco

Depois da água natural, a água de coco é uma ótima pedida para tomar durante o dia. Além de deliciosa, é rica em vitaminas e sais minerais, ideal para repor os eletrólitos perdidos no suor. É considerada um isotônico natural e pode ser consumida direto do coco (que é o melhor) e também da forma industrializada (aquelas caixinhas que vendem em supermercados).

Como se manter hidratado no verão

Bebidas isotônicas

Como já citado, a água de coco é uma dessas bebidas isotônicas naturais. Essas bebidas são feitas tanto para repor líquidos do corpo quanto sais minerais que perdemos ao transpirar muito. É super indicado para atletas e quem pratica muita atividade física. Também pode ser comprada no mercado, mas é muito fácil de se fazer em casa: é só misturar 50 ml de suco natural (pode ser de limão, uva ou laranja) com 500 ml de água, acrescentar duas colheres de sopa açúcar cristal e uma colher de chá de sal. É bem facinho e ótimo também para tomar durante o dia.

Melancia

Uma das frutas que mais têm água em sua composição (possui 90%) é uma ótima opção para se hidratar. Além de uma delícia, ela hidrata o corpo, não engorda e pode ser comida bem geladinha que ajuda a refrescar nesse calor.

Pepino

O pepino é outra fruto que é formado em grande parte por água. Ideal para se comer em uma salada, refogado ou até para fazer sucos. Ajuda no controle da temperatura do corpo e o mantém super hidratado.

Sucos de frutas

Além de comer as frutas citadas separadamente, nada melhor que juntar várias e se hidratar. Em frutas, verduras e legumes a presença da água é grande. Além de nos manter hidratados são ricas em sais minerais e vitaminas. As frutas que mais contém água (tirando a melancia) e que são uma boa combinação para o suco são: morango, ameixa vermelha, framboesa, abacaxi, maçã, melão, acerola e laranja. Além de misturar tudo para um suco, uma boa ideia é também fazer uma salada com essas frutas.

Como se manter hidratado no verão

Chá

Chás em geral possuem muita água, mas sua versão tradicional, a quente, pode ser um pouco difícil de tomar no verão. Então a boa pedida é optar pelo chá gelado, que é uma delícia e além de hidratar, alguns são antioxidante e ajudam até a emagrecer.

Sorvete

Uma delícia que pode te ajudar a se manter hidratado. Os melhores, tanto para hidratar quanto para a saúde, são os picolés de frutas. Misturar sorvete com a própria fruta também é uma ótima opção.

Mais dicas de como se manter hidratado no verão

Além de seguir essas dicas de como se hidratar, tem alguns momentos que é importante dobrar esse cuidado:

  • Beber água antes, durante e depois de qualquer atividade física.
  • Comer uma fruta antes do exercício também é uma ótima opção, pois é um alimento leve, que não pesa para atividade e ainda hidrata e repõe os sais minerais.

Como se manter hidratado no verão

E as vezes, sabendo que irá fazer alguma atividade que você irá perder muita água, é possível evitar alimentos que desidratam demais, como:

  • Carne seca;
  • Frituras;
  • Chocolates;
  • Alimentos gordurosos;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Temperos industrializados;
  • Molho de tomate e shoyo;
  • Alimentos ricos em fibras;

Você tem alguma dica de como se manter hidratado no verão? Compartilhe com a gente deixando seu comentário!

Recomendamos para você:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar