Dicas para lidar com a insônia

A insônia é um dos distúrbios do sono que mais afeta as pessoas, podendo ter consequências graves no bem estar e condição de vida. Podendo advir de diversas causas, nem sempre é fácil lidar com a insônia crônica, que perdura por mais tempo que o normal. Quer algumas dicas de como lidar sua falta de sono? Continue lendo.

insonia

Identifique seu tipo de insônia

A insônia se divide em dois tipos: aguda e crônica. A insônia aguda é aquela que acontece esporadicamente: antes de um evento importante, por exemplo. Já a insônia crônica é bem mais persistente, interrompendo o sono em três ou mais noites da semana por, no mínimo, três meses. Esse tipo de insônia é mais perigoso e exige tratamento.

Analise as possíveis causas e trate-as

Certas situações afetam o psicológico profundamente, como situações muito estressantes, a perda de um ente querido, e elas podem afetar nosso sono. Distúrbios de saúde mental como a depressão, transtorno de estresse pós traumático e ansiedade generalizada, além de doenças que causam dores crônicas como câncer e artrite também podem contribuir para sua insônia.

Mantenha-se ativo

Fazer exercícios é excelente para a saúde de modo geral pois melhora o condicionamento cardiorrespiratório, melhora a circulação e traz sensação de bem estar. Essa também uma boa alternativa para melhorar suas noites de sono, visto que ele promove boas noites de sono.

Refeições antes de dormir

Refeições grandes antes de dormir levarão grande oxigenação para o intestino, trazendo desconforto e dificultando o adormecer. Outros problemas gastrointestinais também podem causar grande incômodo e interferirem no sono, como a azia ou o refluxo.

Medicamentos

Certos medicamentos levam estimulantes em sua composição, e podem interferir diretamente nos seus hábitos noturnos. Vale à pena ler a bula com cuidado e conversar com seu médico sobre isso, para que ele substitua os medicamentos se possível. Isso também acontece com o álcool, a nicotina e a cafeína, que devem ser cortados para diminuir a insônia.

Preparação para o sono

Vale a pena fazer de tudo para aumentar as condições que favorecem o bom sono, como escurecer adequadamente o ambiente, tentar reduzir o barulho, não realizar atividades estimulantes antes do sono, escolher um bom travesseiro e bom colchão, desligar os aparelhos eletrônicos e ainda procurar tomar um banho relaxante antes de se deitar ou tomar um chá calmante.

Reduza os cochilos

Depois de uma noite mal dormida, é quase impossível não se render aos cochilos durante o dia. Entretanto, a presença deles favorece a falta de sono à noite. Se for mesmo fazê-lo, prefira que ele tenha menos de 30 minutos e seja antes das três horas da tarde.

Procure ajuda

Ninguém merece passar por esse tipo de sofrimento, e todos merecem ter uma boa noite de sono para realizarem as atividades do dia a dia normalmente. A insônia por tempo prolongado pode trazer consequências desagradáveis e gravíssimas, como queda do rendimento no estudo e no trabalho, além de contribuir para declínio do sistema imunológico e aparecimento de doenças.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar