Distensão muscular: Todas as informações que você precisa sobre sintomas e tratamentos!

A distensão muscular é uma lesão que pode afetar várias pessoas, sendo que geralmente ela acontece principalmente devido a um alongamento excessivo das fibras musculares, podendo fazer com que essas fibras se rompem, podendo causar comprometimento da função muscular.

Os principais locais onde pode haver essa distensão é na coxa e na panturrilha, embora possa acontecer em outras regiões do corpo. Esta lesão poderá ser de grau 1, 2 ou 3 conforme a sua gravidade.

Causas da distensão muscular

A principal causa da distensão muscular é o esforço excessivo durante uma contração muscular, no entanto ela também poderá ser causada devido a movimentos repetitivos, tendinite e até mesmo a idade, pois é comum vermos esse tipo de distensão em pessoas idosas.

Sintomas

Os sintomas da distensão muscular podem variar conforme o grau da distensão, embora em todos os casos a dor é um dos principais sintomas.

Grau 1: Na distensão de grau 1 o principal sintoma que a pessoa irá ter é a dor.

Grau 2: Já na lesão de grau 2 é possível que a pessoa apresente outros sintomas além da dor, como inchaço, hemorragia interna moderada e até mesmo diminuição da função muscular.

Grau 3: A lesão de grau 3 é a mais perigosa, sendo que nesta distensão muscular a pessoa irá sentir uma dor muito forte, terá seus músculos muito inchados e ainda pode ter uma hemorragia acentuada.

Distensão da virilha

Os músculos da virilha são os responsáveis por ajudar no fechamento das pernas e quando ocorre uma distensão da virilha é comum que dois músculos importantes da virilha sejam lesionados que é o Sartório e o Adutor Magnos.

Geralmente essa lesão ocorre quando há uma abertura muito grande das pernas, acontecendo principalmente durante saltos, corridas, e arrancadas bruscas. O sintoma mais comum da distensão da virilha é dor na região da virilha e na parte interna da coxa.

Quando ocorre nas costa

distensão muscular

Quando ocorre um alongamento excessivo do músculo das costas é comum que a pessoa tenha uma distensão muscular, que poderá causar danos nas fibras musculares.

Algumas atividades com giros ou com impactos bruscos podem fazer com que a pessoa tenha esse tipo de lesão.

Distensão muscular x Estiramento

Quando um músculo se estica muito e gera uma lesão é possível que a pessoa tenha uma distensão muscular ou um estiramento que poderá levar até mesmo a ruptura das fibras musculares. Mas embora essas duas lesões sejam semelhantes, existe uma diferença entre a distensão e o estiramento.

Distensão: A distensão muscular é um pouco mais grave que o estiramento, pois ela ocorre normalmente no tendão ou na união entre o tendão e o músculo. A distensão pode ser de três graus diferentes conforme a intensidade da lesão.

Estiramento: Já o estiramento é a lesão muscular que ocorre nas fibras musculares que estão no meio do músculo. O estiramento é uma lesão leve e que só irá causar dor quando a região for pressionada.

Como evitar a distensão muscular?

distensão muscular

Se você não deseja ter uma distensão muscular é fundamental que você tome algumas medidas preventivas, como deixar os músculos alongados e fortalecidos, não treinar sem o acompanhamento de um profissional e sempre respeitar os limites do seu corpo.

Tratamento

Se você está com uma distensão o ideal é ficar em repouso, deixando a região afetada reta e sem fazer esforço, além de usar medicamentos anti-inflamatórios.

Usar compressas frias no local também pode ajudar a tratar a distensão, sendo que o ideal é aplicar a compressa de 3 a 4 vezes ao dia. Em alguns casos pode ser recomendável sessões de fisioterapia.

Qual remédio usar nesse caso?

O ideal é sempre consultar um médico para que ele possa indicar o melhor medicamento para o seu tratamento, mas em geral é utilizado o Ibuprofeno ou o Cataflan. Não se automedique!

Existe algum remédio caseiro?

Os remédios caseiros podem ajudar em vários tratamentos de saúde, até mesmo para pessoas que estão com distensão muscular. Confira a seguir como preparar um ótimo chá para ajudar a amenizar a dor da causada pela distensão.

Chá de sabugueiro

chá de sabugueiro

  • 1 litro de água
  • 60 folhas de sabugueiro

Modo de fazer

Em uma panela coloque a água e as folhas de sabugueiro e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Coe o chá e dê banhos na região com a lesão 2 vezes ao dia.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar