Dor ao urinar: Saiba as principais causas em homens e mulheres!

Dor ao urinar é um sintoma bem frequente na prática hospitalar, no meio médico o distúrbio é chamado de disúria. Embora a maioria das pessoas relacionem a dor ao urinar com infecção urinária, o sintoma pode ser um sinal de várias outras doenças do trato urinário e ginecológico.

Nesse post vamos tentar esclarecer algumas dúvidas relacionadas a dor ao urinar, dor na bexiga, ardência ao urinar e ardência no canal da urina. Muita doença pode estar relacionada a esses sintomas, então, continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

O que pode ser?

A disúria é uma alteração no sistema urinário que pode estar relacionada a diversas doenças ou inflamações ligadas ao trato urinário.

No momento de micção, ao aparecer qualquer um dos sintomas que listaremos abaixo, pode ser um sinal de disúria.

  • Desconforto
  • Dor na bexiga
  • Sensação de peso
  • Dor
  • Ardência
  • Pontada
  • Dor na uretra
  • Queimação

A grande maioria dos diagnósticos por disúria ocorrem por inflamação ou infecção da uretra e bexiga. Entretanto, inflamação nos testículos, epidídimo e próstata também podem evidenciar a disúria como um de seus sintomas.

É fundamental conhecer as causas da disúria e saber liga-la a outros sintomas para não cair na armadilha de pensar que toda dor ao urinar é uma infecção urinária.

Como a dor ao urinar é um sintoma comum na maioria das consultas médicas, os médicos costumam usar o histórico do paciente ligados a problemas urinários para averiguação do quadro.

Geralmente, dores ao urinar em mulheres jovens costumam estar associadas a cistite. Já em homens jovens, a dor ao urinar pode ter ligação com uma uretrite ou prostatite.

Em homens acima dos 50 anos, doenças da próstata devem ser sempre investigadas.

A seguir vamos detalhar um pouco mais da diferença entre dor ao urinar em homens e mulheres

Dor ao urinar em homens

A disúria normalmente aparece quando há algum tipo de inflamação, pode ou não ser de origem infecciosa, em algum local do sistema urinário, que no homem é composto por uretra, bexiga, próstata e testículos.

A dor ao urinar em homens é geralmente associada as seguintes doenças: 

Uretrite

A uretrite é uma inflamação da uretra, que é o canal que passa no interior do pênis e escoa a urina da bexiga. A uretrite é o tipo mais comum de disúria em homens jovens que estão ativos sexualmente.

A principal causa da uretrite são infecções causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia.

Entre os sintomas, além da dor, o paciente também apresenta um corrimento uretral purulento, que pode aparecer sozinho ou quando o paciente manuseia o pênis.

Esse é o principal sintoma que ajuda a diferenciar a uretrite da infecção urinária.

dor ao urinar

Prostatite

Outra causa bem comum de dor ao urinar em homens é a prostatite, que é a infecção da próstata. Diferente do câncer de próstata ou hiperplasia benigna, que ocorre com mais frequência em idosos, a prostatite é constantemente diagnosticada em jovens adultos.

A prostatite pode ser crônica ou aguda.

Na aguda, os sintomas mais frequentes são dor para urinar, vontade intensa de urinar, febre, mal-estar e fraqueza. A crônica já apresentar sintomas como dor nos testículos, dor ao ejacular e sangue no esperma.

Dor ao urinar em mulheres

A dor ao urinar em mulheres é geralmente ligada a cistite.

Cistite é uma infecção urinária que ocorre na bexiga e na uretra, frequentemente causada pela bactéria Escherichia coli. A cistite ocorre na maioria dos casos em mulher jovens adultas.

Seu tratamento não é complicado e é feito com o uso de antibióticos.

As mulheres são mais vulneráveis as infecções urinárias, cerca de 60% das mulheres irão apresentar algum quadro de infecção ao longo da vida.

Dor ao urinar durante a gravidez

Durante a gravidez a mulher deve ficar mais atenta aos sintomas do corpo. Dor ao urinar ou ardência durante a gravidez, pode ser um sinal de infecção urinária.  A infecção urinária também apresenta outros sintomas como febre, mal-estar e fraqueza.

Na percepção desses sintomas, a mulher deve procurar imediatamente o seu médico, pois, a infecção durante a gravidez pode trazer sérios riscos para mulher e para o Bebê, principalmente se for infecção bacteriana.

O diagnóstico da infecção é feito por meio de exames de sangue e o tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios.

Gostou do texto? O que achou desse assunto? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar