Dor na nuca: O que pode ser? Saiba AQUI!

Nem sempre a dor na nuca é resultante de algum problema grave de saúde, na maioria das vezes trata-se de apenas uma tensão muscular que atinge a nuca e os lados do pescoço, porém é preciso ficar atento se o problema for recorrente, dor na nuca pode também ser sinal de pressão alta.

A pressão alta se caracteriza pelo aumento da pressão com que o sangue é transportado pelo corpo. Apesar de não ter cura, o tratamento é bem acessível a todos e os medicamentos para tratar esse problema são distribuídos gratuitamente pelo governo.

Abaixo você confere as possíveis causas de dor na nuca e as formas que você poderá tratar-las. Vamos conferir?

O que pode ser dor na nuca?

Dor na nuca pode ser resultante de alguma desordem muscular ou da coluna. Podendo também ser conseqüência de infecção dos discos intervertebrais do alto da coluna, porém essa causa não é muito comum.

Uma desordem muscular se caracteriza por dores intensas ao se movimentar, você vai perceber que a dor na nuca diminui ou se intensifica dependendo da posição que você fica. Nesse caso, com maior chances de certeza, o seu problema é apenas muscular.

Para tratar uma desordem muscular que esteja provocando dor na nuca, o recomendável é usar pomadas ou sprays aerossol que tenha mentol em sua composição, essa substância quando massageada sobre a pele, penetra até os músculos ajudando a relaxar-los e com isso diminuem as dores.

As dores na nuca também podem ser causadas por problema nas articulações da parte superior da coluna. Nesse caso a busca de um profissional é altamente recomendável, uma vez que sua articulação deverá ser colocada novamente no lugar e isso deve ser feito por quem tem elevado conhecimento de anatomia.

O quiropraxista e fisioterapeuta são os profissionais recomendáveis para tratar de problemas de desordem das vértebras da coluna.

Esses profissionais possuem um alto conhecimento de anatomia e são capazes de, através de movimentos, voltar com as vértebras para o lugar certo, eliminando as dores instantaneamente se esse for o caso.

dor na nuca

Dor na nuca e nas costas

Quando há a combinação de dor na nuca e dor nas costas podemos concluir com certeza de que se trata de um problema muscular ou de articulações, descartando a hipótese de pressão alta por exemplo.

Nesse caso o tratamento deve ser realizado seguindo as instruções para se tratar de dores musculares ou de articulações.

Dor nas costas e na nuca podem ser muito incomodas e atrapalhar os seus afazeres diários de forma drástica.

A dor na nuca e nas costas podem ser causadas por obesidade, mal jeito ao levantar pesos, postura incorreta, lesões por esportes e no caso de tabagismo, nesse ultimo caso a dor nas costas é causada por problemas pulmonares.

Dor na nuca e enjoo

Dor na nuca acompanhada de enjoo pode indicar que a pessoa esteja sofrendo com problemas de pressão alta.

Caso sua pressão esteja sofrendo aumentos repentinos, a dor na nuca vai ser um sintoma comumente apresentado. Apesar disso nem todas as pessoas que possuem pressão alta vão apresentar esse sintoma, não sendo esse um diagnóstico definitivo.

A dor só vai ser sentida com mais intensidade na nuca caso a sua pressão suba repentinamente, se sua pressão alta for desenvolvida com o decorrer dos anos, o seu corpo vai se adaptando a essa condição e minimizando seus efeitos.

Para controlar a sua pressão arterial, o uso de medicamentos e acompanhamento médico se fazem necessários.

Você também deve adotar uma alimentação saudável, reduzir a ingestão de sódio, praticar atividades físicas e procurar reduzir os níveis de estresse.

Devo procurar um médico?

Calma, não se desespere. Como você viu anteriormente nesse texto, dor na nuca provavelmente é conseqüência de dores musculares ou nas articulações, então a princípio o tratamento deve ser realizado com massagens e produtos destinados a esse fim.

Porém, persistindo a dor, a procura de um profissional especializado como um quiropraxista ou um ortopedista se faz altamente recomendável.

No caso de dores na nuca acompanhadas de enjoo, pode significar que sua pressão sofreu uma elevação repentina e por se tratar de um problema mais grave, que pode se agravar para uma doença irreversível, procurar um médico é necessário para minimizar os danos a longo prazo.

dor na nuca

Nesse texto você pode ver as principais causas das dores na nuca.Gostou das informações? Conta para gente nos comentários!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar