Dor no joelho: O que pode ser? Revelamos aqui!

dor no joelhoSentir dor no joelho é mais comum do que você imagina, mas nem sempre isso é um bom sinal. Podendo ser causada desde por lesões menores até por doenças degenerativas, essa dor merece atenção especial assim que surge até mesmo para que a sua mobilidade não seja comprometida de maneira definitiva. Dessa maneira, confira a seguir algumas das causas para essa dor e como tratar.

Distensão e lesões em geral

Uma das causas mais comuns para a dor no joelho é a distensão ou qualquer tipo de lesão em geral que possa ter acontecido na região.

O simples fato de pisar de mau jeito em um lugar ou de jogar futebol e sofrer um impacto, por exemplo, pode fazer com que o joelho se ressinta e sofra algum inchaço. Com o processo inflamatório, a dor surge.

Normalmente esse tipo de problema é solucionado com alguns dias de imobilização, descanso ou mesmo com o uso de medicamentos específicos.

Rompimento dos ligamentos

Se a dor for muito intensa, entretanto, ela pode ser causada graças a um rompimento dos ligamentos do joelho. Normalmente esses rompimentos acontecem devido a um forte impacto, como algum acidente ou mesmo uma prática de atividade física.

Essa também é uma das causas mais graves que levam às dores no joelho e precisa ser tratada rapidamente. Normalmente o tratamento acontece com imobilização do joelho seguida de fisioterapia, mas em casos mais graves pode ser necessária intervenção cirúrgica para reconstrução do ligamento.

Sobrecarga

A prática excessiva e desassistida de exercícios físicos ou a obesidade em graus mais elevados fazem com que o joelho passe a experimentar uma sobrecarga.

Com isso, a região pode acabar sofrendo microlesões, inchaços e edemas que fazem com que a dor no joelho surja. Esse quadro acontece porque o joelho possui uma resistência máxima natural. Quando ultrapassada, as lesões começam a surgir, acompanhadas das dores.

Além de tratamentos para as dores e para o joelho em si também é preciso corrigir a causa do problema, ou seja, diminuir a carga aplicada na região ou iniciar um processo de emagrecimento.

Falta de força muscular

Se fazer exercícios físicos com cargas elevadas é ruim para os joelhos, não fazer qualquer tipo de atividade também causa sérios problemas. Isso porque o sedentarismo leva a uma falta de força muscular na região, dificultando a sustentação do joelho e do peso.

Além disso, normalmente o sedentarismo está associado a ficar muitas horas sentado ou deitado, além de ser um fator de risco para a obesidade, Em conjunto, todos esses fatores que levam à falta de força muscular também são responsáveis por causar dores no joelho.

Embora analgésicos e remédios do tipo aliviem os sintomas, tratar a causa do problema só é possível com uma mudança de estilo de vida.

Artrite

A artrite é uma espécie de inflamação nas articulações e embora normalmente ocorra em pessoas mais velhas, em alguns casos raros também pode aparecem em pessoas com diferentes idades.

Essa doença causa um enrijecimento progressivo da articulação do joelho, o que faz com que surjam as dores incômodas nessa região. Geralmente o tratamento é feito com fisioterapia, mas dependendo do caso também podem ser indicador remédios para ajudar a controlar a situação.

A dor no joelho pode ser causada por uma série de razões que vão desde a falta de atividades físicas até a sobrecarga na região. Por ser uma região muito delicada e sensível, é muito importante que você procure um médico no surgimento de qualquer dor, evitando complicações futuras.

3 Compart.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar