Endorfina: Aprenda como essa substância funciona dentro do corpo humano e como usar ela a seu favor!

endorfina o que e beneficios

A endorfina é uma das principais substâncias presentes no corpo humano. Ela age em diversas situações e áreas de extrema importância e faz total diferença na sua vida e na sua saúde.

Neste texto, você vai entender o que é a endorfina, qual a função dela no corpo humano, como ela age e outras informações relevantes para você que quer entender mais e melhor sobre o funcionamento do organismo humano. Confira tudo isso e muito mais nos próximos tópicos!

O que é a endorfina?

A endorfina é um neurotransmissor muito importante do corpo humano. Ela é uma substância química, um hormônio, que é transportada pelo sangue até chegar nas células que ela vai atuar.

Essa substância é conhecida como o hormônio do bem-estar, já que a sua atuação é na melhora do sistema nervoso central. Ou seja, ela aumenta a autoestima, deixa a pessoa mais feliz, mais animada, menos ansiosa e depressiva.

A endorfina é muito importante para o funcionamento saudável e correto do corpo humano. Ela evita que situações de tristeza, angústia e depressão tomem conta da pessoa. Além disso, ela é importante também para o controle do apetite.

Função

A função da endorfina no corpo humano é levar uma comunicação agradável e prazerosa para o sistema nervoso central. Ao ser liberada, ela traz sensação de bem-estar, acaba com dores, com angústias, melhora o humor, a alegria, a calma. Enfim, é muito importante para trazer saúde mental para as pessoas.

Outra função também é de ser analgésica. Ela não cura apenas dores da mente, mas também do corpo. Além de aliviar tensões, estresses e outras situações desagradáveis que podem ocorrer no dia a dia.

Benefícios

São vários os benefícios causados pela liberação de endorfina no corpo humano. O principal deles é relativo, exatamente, ao bem-estar da pessoa, que passa a ter um humor melhor, ficar mais feliz, mais tranquila, com a autoestima elevada.

Além disso, ela também ajuda na eliminação de dores em qualquer parte do corpo humano. As próprias glândulas liberam a endorfina assim que existe algum sinal de dor.

A endorfina também ajuda a pessoa se livrar e se recuperar de vícios. Inclusive existe ligação direta entre a diminuição de produção desse hormônio no corpo e a busca por dependentes químicos por drogas.

O hormônio ainda protege o coração, melhora o sistema imunológico, e ajuda nos efeitos cognitivos, como a capacidade de concentração, foco, memória, criatividade, inspiração, motivação e outros.

endorfina

Endorfina alivia a dor?

A endorfina alivia sim a dor. Ela tem função analgésica, pois age diretamente no sistema nervoso que é o responsável pela sensação de dor. Por isso, a substância é ideal para um treino com maior resistência e produtividade.

A sensação da endorfina é parecido com a da morfina, que é bastante utilizada em hospitais. A diferença é que a morfina é um potente analgésico em forma de fármaco e seu uso excessivo pode trazer sérios efeitos colaterais.

E a serotonina?

A serotonina também é um neurotransmissor que age no sistema nervoso central. Os efeitos dela são bem parecidos com a da endorfina. A diferença é que essa substância age na melhora de humor quando a pessoa tem momentos de raiva, fica agressiva e outros sintomas parecidos.

A serotonina também é liberada para inibir o vômito, o apetite, o sono, além diminuir a temperatura corporal. Todos esses efeitos acontecem como uma forma do corpo se proteger desse momento de fúria ou de estresse muito elevado. A serotonina é ótima para tratar sintomas de depressão, como esses já ditos acima.

Remédios ou suplementos de endorfina

Não existem medicamentos que possuem o hormônio em si como princípio ativo da fórmula. Não é possível colocar em “cápsulas” um hormônio natural do seu corpo. A liberação da endorfina se dá, principalmente, com a prática de exercícios físicos. É o jeito mais natural de se ter esse hormônio funcionando no seu corpo.

A opção nesse caso se você quer produzir mais endorfina é ser adepto dos suplementos alimentares que estimulam a produção do nutriente.

Alimentos com endorfina

Alguns alimentos podem ajudar a aumentar o nível da substância no corpo humano. É o caso de:

  • Brócolis
  • Couve-flor
  • Espinafre
  • Batata-doce
  • Folhas verdes diversas
  • Abóbora

Se você quer apostar na maior liberação dessa substância de forma natural, não deixe de ingerir esses alimentos. Coloque-os na sua dieta e tenha uma alimentação mais saudável com bastante endorfina.

Atividade física

Uma das principais formas de liberar a endorfina é com a prática de exercícios físicos. O esporte é essencial na liberação desse hormônio de forma natural no corpo humano. Por isso, a prática de atividades físicas é muito indicada em pessoas com problemas de depressão, ansiedade e outros.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre a atuação da endorfina no corpo humano, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar