Como envelhecer com saúde

Embora a média de vida no Brasil não seja exatamente baixa, 72 anos, não é todo mundo que quer viver apenas até essa idade. Por isso, muita gente está à procura de uma fórmula da juventude para viver mais e melhor, conservar a vitalidade e fugir das doenças que vêm com o envelhecimento natural. A lista de bons hábitos a serem cultivados é sempre longa, mas ao invés de tentar mudar de vida de uma vez, que tal ir aos poucos? Continue a ler e saiba mais.

envelhecer com saúde

Use protetor solar

A frase famosa narrada pela voz de Pedro Bial nunca fez tanto sentido. Além do enorme risco de conseguir um câncer de pele devido à exposição desprotegida aos raios ultravioleta, o sol também ajuda a quebrar fibras que dão sustentação à pele, ocasionando envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas. Outro efeito negativo do sol é o desenvolvimento de manchas na pele.

Durma melhor

Ter problemas de sono interfere diretamente na sua longevidade, mas eles não se resolvem sozinhos. Se você apresenta alguma doença que interfere no seu sono – depressão, distúrbios da tireóide, câncer – busque tratamento até onde for possível, e tente investir em práticas que possam melhorar sua qualidade. A prática de Yoga, aplicação de acupuntura, tratamento medicamentoso e a terapia cognitivo-comportamental podem ajudar nesse caso.

Mantenha-se em movimento

A razão de praticar exercícios com o passar dos anos não é só manter o corpo forte e esbelto, mas manter a força dos músculos, impedir o aparecimento de diversas doenças (hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares) e ainda ter mais disposição. Não é preciso se tornar um fisiculturista: basta fazer caminhadas ao ar livre que haverá melhora de sua saúde mental e física.

Procure o médico quando necessário

As mulheres vivem bem mais que os homens, não só por fatores metabólicos, mas porque o homem reluta bem mais a fazer exames e procurar um especialista. Mantenha sua saúde em cheque, realizando exames anualmente e tratando doenças quando necessário. Se algum sintoma aparecer, não hesite em consultar um médico sobre o assunto – isso pode te poupar vários anos de vida.

Fuja dos vícios

Deixar de fumar ou consumir álcool com grande frequência pode acrescentar vários anos por vir. Enquanto o cigarro aumenta e muito as chances de cânceres nos pulmões, boca, esôfago e faringe, enfisema, desenvolvimento de doenças cardiovasculares e outras doenças, o alcoolismo pode gerar perda de memória, agressividade, câncer de boca e garganta, insuficiência cardíaca e doenças do fígado.

Alimente-se corretamente

Esse é um hábito que deveria ser mantido desde a infância, mas nunca é tarde para se começar. Dê preferência aos alimentos frescos, naturais e não processados. Ingira mais frutas, verduras e legumes, além de investir nos alimentos integrais – arroz, grãos, macarrão. Diminua a quantidade de gordura, preferindo cortes magros de carne e leite desnatado. Vá diminuindo o açúcar da dieta, seja cortando aos poucos as colheres usadas nos alimentos, seja trocando o açúcar cristal pelo açúcar demerara, uma versão menos refinada que contém mais minerais.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar