Especial verão: Como evitar problemas de pele

O verão é a estação com maior incidência de sol e calor do ano, é também a estação que tem tudo a ver com os esportes outdoor, inclusive, indicamos alguns aqui para praticar em praias. No entanto, toda esta busca por um frescor em sua rotina e atividades físicas acaba tornando o verão a estação com maior incidência de doenças de pele. Para te ajudar a evitar os perigos que a estação traz para a pele, listamos os principais problemas causados na pele e as melhores maneiras para evitar maiores danos.

dicas-de-verao

Fitofotomelanose

A fitofotomelanose são as famosas manchas causadas pelo contato do limão com a pele exposta ao sol. O que causa a fitofotomelanose é uma reação alérgica desencadeada pela exposição ao sol da parte da pele que teve contato com algumas plantas ou frutas, como limão, laranja ou tangerina.

Para evitar estas manchas é muito simples, basta evitar o contato direto da pele com frutas ou sucos cítricos. Se não resiste aquele camarãozinho com limão, não tem problema, pode comer a vontade, mas faço isso na sombra e lave as partes que tiveram contato com o limão antes de voltar para o sol. Algumas pessoas também podem ter esta reação alérgica com outros produtos, como perfumes ou refrigerantes. Então, se não tem o conhecimento se faz parte deste grupo de pessoas, evite passar perfumes quando for à praia, ao clube ou se expor ao sol em maneira geral.

As manchas causadas pela fitofotomelanosa costumam desaparecer espontaneamente de maneira gradativa, basta manter a proteção da pele ao se expor ao sol novamente. Em alguns casos é usado produtos despigmentantes para ajudar no processo e em casos mais graves deve-se sempre buscar a orientação de um dermatologista.

Acne Solar

Caracterizados pela erupção de pequenas bolinhas avermelhadas e endurecidas com possível pus, principalmente nos ombros e nas costas, após exposição intenso destas áreas ao sol. Apesar da estética desagradável, a acne solar também é muito comum durante o verão e tende a desaparecer com o tempo de forma gradativa.

Para evitar sua manifestação, mantenha a pele sempre protegida e dê preferencia para protetores com menor teor de óleo possível, opte pelos produtos oil free tanto para proteger quanto para hidratar a sua pele após a exposição solar.

Já para seu tratamento é recomendado o uso de medicações e procedimentos comuns ao tratamento da acne vulgar, como esfoliantes e loção ou gel para secar.

Doenças causadas por fungos

Também é muito comum durante o verão a incidência de micoses, bicho geográfico e demais doenças causadas por fungos na pele. Para se ver livre destes empecilhos, tenha o cuidado de andar sempre calçado em ambientes úmidos e secar adequadamente entre os dedos dos pés e demais áreas do corpo, como virilha e unhas.

O tratamento dessas doenças depende de cada caso e gravidade, podendo variar do uso de um simples sabote até o uso de medicamentos orais. Em casos de suspeitas, procure a ajuda de um dermatologista.

E nunca se esqueça, protetor solar e a proteção que ganhamos com roupas, guarda-sol, boné e óculos são fundamentais. Evite tomar banhos de sol nos períodos de maior intensidade da luz solar e mantenha-se sempre hidratado. Mantenha o bom senso sempre em alerta e tenha um ótimo verão!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar