Exame de próstata: Quais os tipos? Que doenças identifica?

Exame de próstata

Apesar de ter avançado muito nessa questão, falar sobre o exame de próstata ainda é um tabu na comunidade masculina. Isso acontece pelas doenças que esse exame pode acusar que causam um sentimento de menos masculinidade. O que se torna extremamente bobagem, pois enquanto isso anualmente cerca de 1 milhão de casos de câncer de próstata surgem no país.

Prevenir sempre é a melhor opção, por isso o exame de próstata é de suma importância a partir de alguns fatores de risco. Saiba tudo sobre esse exame e deixe o preconceito lá pra trás!

Exame de próstata de toque retal

Um dos exames principais de próstata, o toque retal, é um dos motivos pelo qual vários homens temem esse teste. O possível desconforto que o exame proporciona pelo modo em que é feito é o que afasta as pessoas do sexo masculino dessa procura. É o que acaba sendo tabu, pois o exame é mais tranquilo e menos indolor do que se pensa. O toque retal é muito rápido e demora menos de 1 minuto, podendo causar apenas um leve desconforto. Nesse exame é avaliado o tamanho da próstata que pode estar maior ou mais dura quando ocorre algum tipo de inflamação. É indicado que antes do exame o paciente tome um laxante para limpar o intestino previamente.

Exame de próstata pelo sangue

Apesar do exame de próstata de toque retal ser um dos principais tipos, engana-se quem pensa que é o único meio. Existe também o exame de próstata pelo sangue, também chamado de PSA (tipo de hormônio do nosso corpo). Um resultado normal do exame é quando os valores desse PSA são menores do que 4 ng/ml. Se o valor estiver acima disso, pode indicar problemas relacionados à inflamação da próstata ou câncer. Mas é importante que o médico tenha um valor de referência do laboratório, pois esse valor também pode ser aumentado/alterado pela idade.

Exame de próstata

Exames auxiliares

Os principais tipos de de exame de próstata são o toque retal e de sangue, mas existem outros exames auxiliares que ajudam a detectar mais especificamente o tipo da inflamação/problema na próstata.

  • Ultrassonografia: é feita a ecografia da próstata para poder avaliar o tamanho da glândula e possíveis alterações na sua estrutura.
  • Medição do jato de urina: através da força e quantidade de urina em cada micção também é possível verificar alterações na próstata, pois quando isso ocorre o jato tende a ficar mais lento e fraco. Para esse exame o paciente deve estar com a barriga cheia de pelo menos 1 litro de água. Assim o paciente urina em uma aparelho e o registro é feito.
  • Exame de urina de laboratório: o tradicional exame de urina ajuda a avaliar se existe a presença de sangue ou de micro-organismo que podem estar presentes em casos de infecção urinária.
  • Biópsia: esse exame é indicado após um primeiro (toque retal ou sangue) indicar alterações nesta glândula. É feito para confirmação de um possível diagnóstico de câncer ou tumores benignos. Para o exame é retirado um pedacinho do órgão para a análise em laboratório.

Quais doenças ele pode identificar?

O exame de próstata pode indicar alguns diagnósticos diferentes. Quando os resultados acusam alterações, é possível que esteja acontecendo problemas como:

  • Inflamação da próstata, que também pode ser chamada de tumor benigno da próstata;
  • Câncer de próstata;
  • Presença de bactérias na próstata, que também pode ser chamada de prostatite;
  • Tratamento com medicamentos como diuréticos, esteroides ou aspirina;
  • Realização de procedimentos médicos relacionados à bexiga, como biópsia ou cistoscopia.

Com quantos anos o homem deve fazer?

O exame de próstata é indicado primeiramente sempre que o homem sentir algum sintoma, desconforto ou dor relacionado à próstata. Como fator de risco existe a idade, então é indicado que homens de a partir de 45 anos realizem o exame anualmente. No caso de homens que já possuem casos existentes na família de câncer de próstata ou até o câncer de mama, é indicado que o exame seja feito todos os anos a partir dos 40 anos.

E aí? Você já sabia como funciona o exame de próstata? O que achou? Deixe seu comentário pra gente!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

One thought on “Exame de próstata: Quais os tipos? Que doenças identifica?

  1. Minha pergunta é simples, mas até agora ninguém me respondeu.
    Porquê o desrespeito que a medicina tem com a vida do homem.
    Já se parou para pensar que a medicina, as ciências em geral melhoraram os exames em várias doenças conhecidas e não conhecidas também.
    Estranho que só esse tipo de exame não houve progresso!

    Responder

Comentar