Exercícios para acalmar corpo e mente

Com a agitação do dia a dia é sempre bom aliviar as tensões com uma sessão de exercícios, seja na academia, em uma corrida ou praticando algum outro esporte. Mas em certos momentos o corpo e a mente pedem para desacelerar a fim de retomar o equilíbrio e renovar as energias. Pensando nisso, fizemos uma seleção com algumas práticas, que podem ser feitas em academias, estúdios especializados ou até em casa, e vão fazer você relaxar sem abandonar a rotina de exercícios. Acompanhe:

Yoga

yoga

Atividade já amplamente conhecida por trabalhar o equilíbrio entre corpo e mente, Yoga se torna cada vez mais popular, principalmente para quem busca uma pausa na loucura da rotina diária. Já se sabe que a prática, com seus movimentos diversificados, trabalha a respiração, capacidade de concentração, assim como a postura e a flexibilidade.

Porém, existem outros benefícios no Yoga que variam de acordo com a modalidade praticada. Por exemplo, no Hot Yoga, em que a prática é desenvolvida em uma sala a 42 graus, a atividade se torna mais intensa, chegando a queimar 900 calorias por aula. O benefício é que o calor ativa articulações e músculos, o que previne lesões e ajuda na realização dos movimentos.

Já o Power Yoga é a prática já conhecida desenvolvida com mais intensidade, combinando diversas posições que trabalham equilíbrio, respiração e flexibilidade. Cada aula pode queimar até 500 calorias. Mas se o objetivo é obter os benefícios do Yoga tradicionalmente, reduzindo tensões e adquirindo flexibilidade, a busca deve ser pelo estilo mais suave da Hatha Yoga. Independente da escolha da modalidade, você vai sentir a diferença no seu sono, na redução do estresse do dia a dia e até no desenvolvimento das suas atividades cotidianas. Que tal agendar uma aula experimental em cada uma e escolher a melhor para você?

Alongamento

alongamento

Já falamos aqui sobre a importância do alongamento para a flexibilidade dos músculos, por isso é comum praticá-lo antes e após um exercício físico, ele prepara seu corpo para as atividades. O que não é sempre pensado é que estamos nos exercitando a todo momento, desde a hora que acordamos. Seja para andar até a cozinha, dirigir, tomar banho ou cozinhar, estamos sempre em movimento, e um corpo despreparado sente as consequências até da mínima movimentação.

Praticar técnicas de alongamento diariamente, independente da prática de exercícios específicos, ajuda o corpo a se adaptar a nossas “corridas” diárias. Além disso, o momento de alongar também pode ser um momento em que entramos em contato com nosso corpo, entendemos seus limites, sua capacidades e conseguimos ir um pouco além diariamente. Aproveite o alongamento para trabalhar a respiração e relaxar enquanto realiza a prática, que pode ser feita tanto em aulas específicas de academia ou em casa. Mas se você não tem o costume de se alongar procure um profissional para te ajudar nos primeiros passos, seu corpo agradece!

Meditação e respiração

meditacao-respiracao

Cada vez mais ouvimos sobre o crescimento da meditação na população ocidental, as pessoas estão estressadas e anseiam por uma pausa. Mas a prática é tida para muitos como ideal e não uma realidade, desculpas como falta de tempo ou de dificuldade de concentração são as mais ouvidas.

Se essas são as suas desculpas, resolvemos seu problema nesse momento. A palavra meditar vem do latim meditare, que significa “voltar-se para o centro”, o que quer dizer que você se desliga do mundo fora e se concentra no seu interior. A melhor forma de praticar é você mesmo quem define.

A meditação não tem uma regra absoluta, ela também pode ser encontrada em várias modalidades, que vão desde a clássica posição budista até a prática com movimentos, como difundida por Osho. O importante é encontrar a forma que funciona para você. Isso pode ser se concentrar na respiração enquanto caminha ou trabalhar pensamentos positivos enquanto fica sentado em silêncio. O importante é relaxar e se desligar do mundo, mesmo que seja por 1 minuto.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar