Exercícios para gestantes: Benefícios e quais os mais indicados!

exercícios gestantesA prática de atividades físicas aumenta a qualidade de vida em todas as fases, podendo trazer diversos benefícios inclusive para as gestantes.

Conheça, a seguir, os benefícios dos exercícios para gestantes e quais os cuidados que se deve ter neste período.

Benefícios do exercício durante a gravidez

As mulheres que têm vida sedentária sentem muito mais cansaço e fadiga durante a gravidez. Muitos estudos também têm demonstrado que a falta de atividade física aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças durante e após a gravidez.

Diversas pesquisas identificaram um considerável aumento da flexibilidade muscular e da resistência da mulher com a prática de exercícios de força com intensidade leve e moderada, ajudando também na capacidade de suportar melhor o aumento de peso e reduzindo os problemas relativos à postura que são muito comuns durante a gestação.

A atividade física aeróbica também é considerada bastante saudável durante a gravidez, pois ajuda no controle do peso, na melhoria do condicionamento físico, ajudando também na redução dos riscos de desenvolver a diabetes gestacional.

É importante entender que os exercícios para gestantes devem sempre ser de intensidade leve e moderada, devendo ser acompanhados por um profissional especializado, pois o excesso de exercícios e a alta intensidade dos mesmos podem acarretar em riscos para o feto, podendo causar estresse fetal, prematuridade e restrição de crescimento intra-uterino.

As mulheres com algum problema de saúde, tais como doenças cardíacas, hipertensão, obesidade, diabetes, anemia, entre outros, não devem fazer exercícios sem a orientação médica.

Veja, a seguir, alguns dos exercícios mais recomendados para as gestantes:

Exercícios aeróbicos:

Os exercícios aeróbicos são excelentes para ajudar na melhoria do condicionamento físico das gestantes, mas devem ser feitos com baixa a moderada intensidade. Evite treinos com frequência cardíaca acima do ideal para cada faixa etária e mantenha uma frequência de três vezes por semana, com períodos de 20 a 30 minutos de atividade.

Escolha os exercícios de menor risco e impacto, tais como a caminhada (ao ar livre ou na esteira ergométrica) e a hidroginástica, evitando-se, porém, as piscinas muito aquecidas;

Exercícios de força:

Os exercícios de força ajudam no desenvolvimento da massa muscular, aumentando a resistência das gestantes. Devem ser feitos com muita cautela, evitando-se os exercícios que exijam contração máxima. Não são recomendados os exercícios de posição supina.

A sessão de exercícios sempre deve iniciar com o alongamento e depois com exercícios de fortalecimento. Podem-se fazer os exercícios de musculação, assim como com o uso de elásticos ou bolas, reduzindo os impactos da atividade.

A prática do pilates também é bastante interessante para desenvolver a musculatura e a força da gestante;

Cuidados importantes:

Os exercícios para gestantes devem ser praticados em ambientes de temperatura agradável e bem ventilados, tomando-se o cuidado para a correta hidratação e alimentação antes, durante e após a atividade física.

Caso apareçam sintomas como cólicas, palpitações, dores abdominais, sangramento vaginal, tontura, náusea ou vômito, o exercício deve ser interrompido imediatamente e deve-se buscar a ajuda de um profissional da saúde;

Por fim, os exercícios durante a gravidez podem melhorar a disposição das gestantes, ajudando na postura, no condicionamento físico e trazendo maior bem-estar físico e até mesmo emocional durante a gravidez.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas.

1 Compart.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar