Exercícios para Iniciantes

Se você já tentou entrar em forma antes, você já conhece esse quadro: você resolve iniciar um programa de exercícios, se enche de animação, compra roupa adequada, tênis confortáveis e garante a garrafinha de água… E no final, desanima, porque os exercícios são muito puxados. Hoje falaremos como é possível começar a entrar em forma sem perder o pique, com exercícios voltados para iniciantes.

exercicio

Antes de começar

A primeira coisa a fazer é procurar um clínico geral e verificar como anda a saúde e pedir exames de sangue. Certas condições físicas podem te impedir de praticar exercícios, mas caso isso não seja diagnosticado, é bom ter seus dados atuais para comparar, daqui a algum tempo, com seus novos dados depois de acrescentar uma rotina de exercícios à sua vida. Se você realmente quer entrar de cabeça na vida saudável, procure um nutricionista. Ele elaborará cardápios que atendem todas as suas necessidades, sem que você passe fome.

Depois de examinado e o médico te dar passe livre, o ideal é escolher as roupas adequadas. Lembre-se: mesmo que você queira se exibir um pouquinho, nada de roupas apertadas ou que dificultem seus movimentos. Os tênis devem ser escolhidos de acordo com as práticas que você pretende realizar, então peça indicações de quem você já sabe que realiza algum esporte.

Durante a prática

Logo antes da prática de esportes é extremamente importante que você se lembre de alongar e aquecer. Isso evita cãibras, distensões musculares e outras coisas desagradáveis durante seu exercício. Daí, você pode escolher qual prática mais te agrada:

Caminhada – é o melhor esporte pra quem está começando. O ideal é revezar alguns minutos de caminhada com dois de corrida leve, para aumentar a frequência cardíaca. A vantagem da caminhada é que ela não exige aparelhos e pode ser feita em qualquer lugar.

Bicicleta – vamos tirar a poeira daquela velha bicicleta encostada? Além de melhorar seu condicionamento físico aumentando sua capacidade respiratória com o tempo, andar de bicicleta trabalha bastante os músculos das coxas e glúteos.

Natação – ela é conhecida como o esporte completo, pois além de trabalhar todos os músculos, melhora extremamente o condicionamento físico. A hidroginástica, versão mais light da natação, é ideal para pessoas idosas ou muito acima do peso, já que a água reduz o impacto.

Depois

Agora que você já começou, nada de se matar de esforço em um dia e desistir no próximo. O ideal é ir melhorando seu desempenho ao longo do tempo, no seu ritmo, para não causar lesões. Procure consumir muita água durante o exercício, para não acabar sofrendo de desidratação. O esporte em grupo é ainda melhor, pois um amigo incentiva o outro, e é até possível criar um pouco de competição saudável, mas sem exageros. Quando perceber que o exercício está muito fácil, é seu corpo te mostrando que está na hora de evoluir. Mas nada de se desgastar em excesso: se você pratica corrida na esteira, por exemplo, fique mais tempo na esteira ou aumente a velocidade em que você corre.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar