Faringite: Quais os tipos? E os sintomas? Qual o tratamento?

homem com faringite

Fez aquele dia mais frio/seco e a primeira coisa que ataca é a sua garganta? Você começa a ter dor, irritação, coceira e desconforto na parte superior da garganta (que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago) também chamada de faringe? Então você pode estar sofrendo de faringite!

Muito confundida com outros distúrbios que acometem a região da garganta como laringite e a amigdalite, a faringite é uma inflamação um tanto incômoda. Podendo ser causada por bactérias ou vírus, conheça cada tipo e meios de tratar!

Faringite bacteriana

O tipo bacteriano é causado pela infecção de bactérias, é o tipo mais grave e chatinha de tratar. O tratamento exige uma ação mais agressiva, com o uso de antibióticos. Essa doença em sua forma mais comum acontece como faringite estreptocócica causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A.

Faringite viral

Bem mais simples de tratar, a faringite viral é causada pela infecção de vírus na faringe. É o tipo mais comum da doença, sendo na maioria das vezes aliada à gripe e a mononucleose. O tratamento pode ser feito com medicamentos e cuidados bem simples que visam além de amenizar os sintomas e tratar a doença diretamente, o aumento da imunidade. Os principais vírus causadores são o Rinovírus, Coronavírus, Adenovírus, Influenza ou Parainfluenza.

Essa doença pega?

Os fatores que podem predispor o indivíduo a adquirir a doença estão ligados à alergias, clima seco, poluição, distensão nos músculos da garganta, pessoas com doença sexualmente transmissível (DST), e ainda em problemas mais graves como tumores e infecção por HIV. No caso da faringite bacteriana é possível que esses micro-organismos sejam pegados através do contato com secreções de um indivíduo contaminado.

faringite

Quais os sintomas?

Apesar de fácil de identificar pelos sintomas, a faringite pode ser facilmente confundida com a laringite e amigdalite. Os sintomas tanto do tipo viral quanto do tipo bacteriano são semelhantes. Dentre seus principais sintomas estão:

  • Dor de garganta;
  • Dificuldades para engolir ou falar;
  • Garganta seca;
  • Voz rouca e abafada;
  • Membrana mucosa que reveste a faringe inflamada e coberta com manchas brancas ou pus.
  • Febre;
  • Inflamação dos gânglios linfáticos do pescoço;
  • Contagem elevada de glóbulos brancos no sangue

Na maioria dos casos quando os sintomas são mais agressivos e irreversíveis com tratamentos mais simples, se trata do tipo bacteriano.

Tratamento para faringite

No caso da faringite viral, o tratamento não é muito específico e deve ser feito com remédios auxiliares indicados pelo médico, hidratação e boa alimentação. Geralmente a inflamação já desaparece em torno de de 5 a 7 dias. Já no caso da faringite bacteriana é necessário o uso de antibióticos e analgésicos.

Remédios caseiros para Faringite

Além dos medicamentos indicados pelo seu médico no tratamento da faringite, é possível utilizar algumas receitas caseiras para acelerar o processo de cura ou até funcionar como único remédio em faringite viral em sua forma mais leve

Vinagre de maçã

Com propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas, o vinagre ajuda a tratar a faringite. Também possui nutrientes e vitaminas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Basta misturar 1 ou 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna, adicionar um pouco de mel e beber. Ingira pelo menos 2 vezes por dia até se sentir melhor. Você também pode optar por fazer um gargarejo, misturando 1 colher de chá de sal com 1 colher de sopa do vinagre e uma xícara de água morna. Faça o gargarejo a cada 15 minutos antes de refeições.

remeido caseiro para faringite vinagre de maçaPimenta de Caiena

Remédio popular no tratamento caseiro para faringite, ele age como anti-inflamatório, antiviral e antibacteriano. Ele ajuda a reduzir a dor e inchaço e a combater a infecção. Para tomar misture 1 colher de chá de pimenta de caiena em um copo de água quente (se quiser adicione 1 colher de suco de limão) e bocheche a solução algumas vezes durante o dia.

Água e Sal

Outro popular e tradicional remédio caseiro para melhorar a garganta, a junção desses dois ingredientes pode ajudar a matar as bactérias ou vírus causadores da faringite. Misture 3 colheres de chá de sal em 2 xícaras de água morna. Bocheche a solução algumas vezes durante o dia.

Gostou das nossas informações sobre faringite? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar