Fibromialgia: O que é? Quais as causas? E o tratamento? Descubra Aqui!

dores da fibromialgia

Dores e sensibilidade em vários lugares do corpo podem passar despercebidas pelo cansaço do dia a dia, mas se isso acontece com frequência e por longo período de tempo pode ser mais do que uma simples dorzinha. Quando o corpo fala, devemos escutar. Talvez ele esteja gritando: Fibromialgia.

Mas o que é isso, afinal?

O que é fibromialgia?

A Fibromialgia é uma síndrome que acomete vários membros, causando dores por todo o corpo durante longos períodos e também sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.

Quais são as causas da Fibromialgia?

Há dúvidas ainda do que realmente possa causar a Fibromialgia. Acredita-se que a doença esteja diretamente ligada a um descontrole na forma como o cérebro processa os sinais de dor. Mas há alguns fatores que já foram estudados que estão frequentemente ligados a esta síndrome. São eles:

  • Essa síndrome é bem comum em surgir em membros da mesma família, que pode indicar que mutações genéticas podem causar a Fibromialgia, podendo ser um fator genético.
  • É mais comum pessoas do sexo feminino adquirirem a doença do que do sexo masculino.
  • As idades que mais apresentam a Fibromialgia está na faixa etária dos 20 anos a 50 anos.
  • Infecções adquiridas por algum vírus e doenças autoimunes.
  • Problemas relacionados a depressão, como ansiedade e distúrbio do sono.

mulher com dor devido a Fibromialgia

Quais são os sintomas iniciais?

Os sintomas vão além das dores e sensibilidade em diversas partes do corpo que duram pelo menos 3 meses para passar. Uma pessoa com Fibromialgia também pode apresentar:

  • Fadiga: sabe aquela canseira sem fim e falta de ar quando você acaba de fazer alguma atividade? Então, essa fadiga é presente já logo ao acordar mesmo que a pessoa tenha dormido e descansado super bem na noite anterior.
  • Distúrbio de sono: por causa das dores que persistem por meses, as pessoas acabam tendo problema para dormir, podendo ainda desencadear a apneia do sono.
  • Dificuldades cognitivas: esse sintoma ataca diretamente na concentração da pessoa. Ela terá dificuldade em prestar atenção, focar em atividades que demandem esforço mental e até de memória. Isso consequentemente irá refletir nas tarefas rotineiras como estudos e trabalho.
  • Dor de cabeça ou enxaqueca clássica.
  • Dor pélvica.
  • Dor abdominal sem causa aparente.
  • Dormência e formigamento nos pés e nas mãos.
  • Palpitações.
  • Diminuição na capacidade de se exercitar.

A Fibromialgia tem cura?

Infelizmente não. Como uma doença reumatoide crônica, a Fibromialgia não tem cura, mas com um tratamento adequado é possível controlar os sintomas e viver uma vida tranquila. Apesar de ser uma síndrome que pode ser prolongada por toda a vida, ela não é uma doença progressiva em que vai piorando conforme o tempo for passando e não é fatal.

Com o tratamento certo é possível que os sintomas melhorem muito com o passar do tempo, sem que haja danos às articulações, músculos ou órgãos internos.

homem com dor devido a Fibromialgia

Como é o tratamento?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que se você se identificou com esses sintomas ou já tem a consciência de que possui a síndrome, antes de começar um tratamento sempre consulte um médico para saber qual é o mais indicado para o seu caso.

O tratamento pode ser feito com medicamentos controlados, mas se torna mais eficaz ao ser aliado com outros cuidados que não utilizam remédios. A ideia é que a pessoa não perca a capacidade física, diminua os sintomas e recupere seu bem estar geral. Dentre os tratamentos usados para a Fibromialgia, estão:

  • Fisioterapia;
  • Exercícios físicos regulares com um programa específico para o seu organismo.
  • Programa de exercícios físicos e dieta balanceada;
  • Técnicas que ajudam a aliviar o estresse como massagens, relaxamento, acupuntura.
  • Terapia cognitivo comportamental, que inclui aprender a lidar com pensamentos negativos, manter um diário dos sintomas e dores, reconhecer o que agrava os sintomas e buscar a prática de atividades agradáveis.

Dentre os medicamentos mais utilizados para a Fibromialgia estão analgésicos de ação central, drogas antidepressivas e antiepilépticas.

Uma outra forma de ajudar a reduzir os sintomas e viver uma vida sem que a dor atrapalhe não só o físico, como também o emocional/mental, é participar de grupos de apoios com pessoas que também sofrem da mesma doença. Uma mente bem preparada para lidar com a síndrome pode refletir positivamente nos resultados dos tratamentos.

Gostou das nossas informações sobre fibromialgia? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar