Ginkgo biloba: Saiba os benefícios dessa planta poderosa!

ginkgo biloba

A ginkgo biloba é uma planta que reduz as tonturas, refresca a memória, alivia as dores e muitas outras vantagens. Ela tem um histórico interessante uma vez que foi a primeira planta a brotar após a destruição provocada pela bomba atômica na cidade de Hiroshima, no Japão e é famosa por suas façanhas.  Conheça agora tudo sobre essa planta milagrosa.

Essa planta tem a habilidade de inibir os vasos que alimentam o câncer e sua capacidade de evitar danos ao DNA. Esses efeitos são obtidos por meio da ação de duas substâncias, os terpenóides e os bioflavonóides. Eles agem como antioxidantes, combatendo os radicais livres e impedindo o envelhecimento. Ambos fazem parte do mesmo extrato, o EGb 761 — matéria-prima dos comprimidos vendidos em farmácias.

Comprimidos de ginkgo biloba

O comprimido de ginkgo biloba  que é vendido em famárcias  desencadeia diversas reações que vão dos pés até os ouvidos. Os vasos sangüíneos se dilatam e o sangue fica menos viscoso. Assim, corre mais rápido, com mais facilidade, e alcança melhor os lugares mais distantes do coração. O labirinto, estrutura que pertence ao ouvido, passa a ser mais bem irrigado e oxigenado, o que ajuda a acabar com tonturas e zumbidos. As áreas do cérebro responsáveis pela memória e pelo raciocínio ficam mais despertas. O fluxo mais intenso também acaba com as dores nos braços e nas pernas, comuns na terceira idade.

Benefícios da ginkgo biloba

Por ser uma medicação natural a ginkgo biloba possui diversos benefícios como:

Diminui o risco de formação de trombos

As plaquetas são partículas dentro do sangue responsáveis pela coagulação sanguínea, que é  essencial para o nosso corpo, contudo em alguns casos podem ocorrer agregações plaquetárias muito intensas e assim aumentar os riscos de doenças como trombose,derrames e ataques cardíacos. O ginkgo biloba age evitando a agregação intensa das plaquetas e assim reduz os riscos das pessoas desenvolverem as doenças que ocorrem em decorrência.

Controla a pressão arterial

Esse medicamento estimula a produção do óxido nítrico que tem ação vasodilatadora e assim é benéfico para quem possui pressão alta.

Melhora a circulação

Por ter a ação vasodilataroda, a ginkgo biloba ajuda a melhorar toda a circulação no organismo, inclusive para o coração e o cérebro.

Melhora a concentração e a memória

Os neurônios precisam produzir uma substância para que o cérebro fique ativo, a acetilcolina. Para que essa substância se forme, a colina precisa entrar dentro dos neurônios. O ginkgo biloba age facilitando a entrada da colina na acetilcolina. Assim, pesquisas apontam que o ginkgo biloba ajuda a melhorar a memória e a atenção em pacientes idosos.

Melhora a circulação sanguínea

Por contribuir para a melhor circulação em todo o organismo, o fluxo de sangue para o cérebro também ficará maior. Assim, o ginkgo biloba pode ajudar em casos leves de labirintite e quando a pessoa sente tontura.

Efeitos colaterais

Poucos efeitos colaterais já foram relatados pelo uso da ginkgo biloba, mas em alguns casos pode provocar enxaqueca e aumentar a sensibilidade da pele, causando alergias. Esse problema é maior nas cápsulas de pó macerado e nas folhas para chá, vendidas em lojas de produtos naturais.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar