Glucosamina: O que é? Para que serve? Como adquirir de forma caseira?

articulações

Nesse compacto falaremos tudo que você precisa saber sobre a glucosamina, um componente extraído de mariscos e que vem demonstrando ser benéfico para diversos aspectos da saúde.

Está pensando em começar a fazer uso da glucosamina? Está em dúvida de como tomar e se realmente essa substância pode promover a melhora da sua saúde? Confira abaixo a resposta dessa e outras dúvidas mais comuns desse suplemento.

O que é glucosamina?

A glucosamina é um suplemento natural derivado dos mariscos e é muito utilizada no alívio de dores e também para o tratamento de disfunções relacionadas as articulações dos joelhos.

Apesar de ser produzida naturalmente em níveis reduzidos pelo corpo, e também ser encontrada por meio de fontes naturais, a glucosamina pode ser feita por laboratórios. Portanto nem sempre é glucosamina é um suplemente natural, depende da fonte.

Quais são os benefícios?

Como dito a glucosamina é produzida naturalmente pelo corpo. Possui a função de auxiliar na produção de outros químicos que desempenham o papel de estimular a construção de tendões, ligamentos, cartilagens e do fluido que lubrifica as articulações.

Contudo naturalmente o nosso organismo não produz a quantidade mais satisfatória do composto. Nesses casos, a suplementação pode ser uma alternativa para melhorar a eficiência da sua ação em pessoas que estejam debilitadas ou que necessitem de algum dos seus benefícios com mais intensidade.

A glucosamina possui benefícios que melhoram as dores nas juntas, dores nas costas, esclerose múltipla, glaucoma e até mesmo dores nas mandíbulas. Por isso esse composto é tão indicado para pessoas que sofrem com problemas relacionados as juntas do joelhos.

Estudos feitos com atletas de alto desempenho e durante um longo período de tempo demonstraram que aqueles que fizeram uso de 1500 mg do composto diariamente sofreram menos degradação das juntas dos joelhos. Principalmente aqueles que praticavam esportes com alto impacto para essa região, como é o caso dos corredores.

crustaceo

Glucosamina engorda?

A glucosamina possui alguns efeitos colaterais, contudo nenhum deles está relacionado ao ganho de peso. Portanto, a substância não engorda, como efeitos colaterais dela temos: a irritação estomacal, prisão do intestino, diarreia e dores de cabeça.

Devido a raridade desses efeitos e por não serem graves a saúde, a glucosamina é considerada um suplemento seguro quando administrado de forma correta e por adultos. Não existem estudos que orientem o seu consumo por grávidas, portando deve ser evitado por esse público.

Como tomar?

O suplemento deve ser tomado dividido em três doses diárias, uma pela manhã, outra pela tarde e a última antes de dormir. Cada uma dessas doses deve ter de 300 – 500mg, totalizando 900 – 1500mg diárias, que é a dosagem máxima e segura para o seu organismo.

Outra orientação quanto ao uso diz respeito a sempre tomar o composto durante as refeições. Dessa forma você melhora a absorção do mesmo e garante a total eficácia do componente no organismo.

Dores

Glucosamina funciona?

Como já dito nesse artigo, a glucosamina realmente funciona em alguns casos específicos. Ela funciona principalmente para melhorar e prevenir problemas relacionados as juntas e joelhos.

Além a substância tem sido apontada por estudos como efetiva na melhora da síndrome do intestino irritável, ela também é indicada para o tratamento de dores relacionadas as mandíbulas.

Quer saber mais? Veja um vídeo da Larissa sobre o assunto:

Qual o preço?

A glucosamina é comercializada na forma de suplemento alimentar e é encontrada normalmente em cápsulas. Contudo você pode encontrar o composto sendo vendido também na versão pó, e nesses casos, o seu consumo é recomendável misturado a sucos ou até mesmo água.

A embalagem de glucosamina com concentração de 1500 mg e com 120 cápsulas pode ser encontrada pelo valor médio de R$ 180. Já os sachês com o pó do composto pode ser encontrado pelo valor médio de R$ 60,00 na embalagem com 30 sachês.

Como percebido a glucosamina não é um suplemento caro, contudo você deve ter precaução ao fazer uso dele. Sempre use sob orientação de um profissional médico e quando há a real necessidade do mesmo. Não há evidencias de que o suplemento alivie problemas crônicos nas articulações, sendo mais recomendável para os casos em que o mal seja resultante da degeneração natural conforme o envelhecimento.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar