Hérnia de disco: Tem cura? Quais são os sintomas?

hernia de discoAs doenças relacionadas aos problemas de coluna causam diversos transtornos à economia do Brasil sendo considerados problemas de saúde pública, pois aumentam os índices de afastamento e de improdutividade no trabalho, estando na lista das doenças que mais geram aposentadorias por invalidez.

Saiba, neste artigo, o que é a hérnia de disco, se esta tem cura e quais os sintomas deste problema.

O que é a hérnia de disco?

A coluna vertebral se estende da cabeça até as nádegas, conectando todo o sistema nervoso juntamente com o cérebro. Esta é dividida em quatro partes: a coluna cervical, a região torácica, a região lombar e a região pélvica.

Todas estas regiões são formadas por vértebras que estão empilhadas umas sobre as outras, sendo separadas apenas por discos que têm a função de amortecer os impactos entre estes ossos.

A hérnia de disco é uma doença crônico degenerativa da coluna, causada por uma lesão dos discos que formam a coluna vertebral. Estas lesões causam uma deformidade destes discos entre as vértebras, ocorrendo um processo de ruptura das fibras dos mesmos, gerando uma pressão nas raízes nervosas do canal e causando, assim, uma infecção ou inflamação.

Quais são as causas e os sintomas da hérnia de disco?

A postura incorreta é uma das grandes causas da hérnia de disco, pois esta acaba sobrecarregando a coluna, fazendo com que os discos entre as vértebras sofram cargas maiores do que o normal. A execução e a prática de exercícios físicos feitos de maneira inadequada também é outra causa muito comum do problema.

Os sintomas estão muito relacionados à localização da lesão, ocorrendo, inicialmente, o aparecimento de dores fortes que irão variar conforme a região, o tamanho, o tipo e o grau de desenvolvimento da mesma.

Outros sintomas que podem surgir são a sensação de formigamento, dormência e fraqueza nos membros inferiores. As dores da hérnia de disco ligadas à região lombar podem também se ampliar para outras regiões como as coxas, as nádegas e os joelhos, causando uma dor mais aguda.

A hérnia de disco tem cura?

Existem diversas maneiras de se tratar o problema da hérnia de disco, no entanto, o mais importante é procurar a prevenção, mantendo-se a postura adequada durante as atividades, evitando-se o transporte ou o levantamento de cargas excessivas, além de se buscar um estilo de vida mais saudável com a prática de exercícios que melhorem o alongamento e o fortalecimento das regiões da coluna.

Para os casos já estabelecidos de hérnia de disco, principalmente quando o paciente sente muitas dores, é importante buscar uma avaliação médica para que se faça o uso de medicamentos, tais como analgésicos e anti-inflamatórios, podendo-se também recorrer à cirurgia corretiva em casos mais críticos.

Vale lembrar que o uso abusivo de remédios analgésicos pode piorar o problema, pois ao mascarar a dor, muitas vezes, os pacientes continuam adiando uma avaliação médica, aumentando a lesão no local, o que pode agravar a hérnia de disco.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar