Herpes Genital: Essa doença tem cura?

herpes genital mulher

Tudo o que tem herpes no nome causa certa repulsa nas pessoas, tanto em quem possui a doença quanto em quem sabe. E essa é uma doença que parece até palavrão! O temido herpes genital acomete principalmente as mulheres e se torna uma doença que acompanha o indivíduo pela vida (com sintomas ou não).

Saiba o realmente é herpes genital, como se pega, tratamentos e, se afinal, tem cura ou não!

O que é herpes genital?

O herpes genital é uma DST (doença sexualmente transmissível) que pode ser transmitido por dois tipos de vírus diferentes, o HSV-1 (Vírus do herpes simples tipo 1) ou HSV-2 (Vírus do herpes simples tipo 2).

herpes genital mulher

Como se pega?

O modo mais comum e principal forma de contágio do herpes genital é pela relação sexual sem proteção, em ambos os tipos de vírus. O vírus do herpes simples tipo 1 é encontrado mais comumente na boca e pode ser passado via sexo oral.

Já o vírus do herpes simples tipo 2 geralmente é encontrado na região da vagina, sendo sua forma mais comum de contágio pelo sexo vaginal.

A doença pode ser pegada através do contato com a pele de um indivíduo infectado que possua lesões visíveis como erupções ou bolhas.

Também pode acontecer por meio de saliva e fluidos vaginais. É importante ressaltar que mesmo que a pessoa que tenha o herpes genital não tenha nenhum sintoma evidente, ela pode transmitir a doença.

Isso, em sua maioria, acontece com mais frequência porque normalmente nem a pessoa infectada tem ciência que possui a doença e acaba fazendo sexo sem proteção.

herpes genital casal

Quais são os sintomas?

Como citado, muitas pessoas podem possuir a doença e nem ter ideia que tem. Isso acontece ainda na maioria dos casos. Quando o herpes genital se manifesta, pode causar:

  • Manchas vermelhas e bolhas esbranquiçadas;
  • Irritações e dores em torno de 2 a 10 dias após a contaminação;
  • Erupções e lesões nas regiões genitais.
  • Dor e sangramento ao urinar;
  • Formação de cascas na cicatrização das lesões.
  • Ínguas sensíveis na área da virilha.
  • Na mulheres, pode ainda ocorrer corrimento vaginal e dificuldade para urinar.

Nos primeiros dias de transmissão a pessoa ainda pode ter sintomas muito parecidos e facilmente confundidos com a gripe. Sendo eles:

  • Dores no corpo, principalmente na região lombar, coxas, joelhos e nádegas;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Mal-estar.

Além desses sintomas, outros mais desconfortáveis podem surgir na fase ativa da doença, como:

  • Feridas em várias partes do corpo como vagina, colo do útero, pênis, saco escrotal, uretra, ânus, coxas, nádegas e até boca.

Ao passar a mão em feridas e depois passar em outra parte do corpo não infectada, ainda é possível o aparecimento de lesões em regiões saudáveis do corpo. Os sintomas podem ir e vir do nada, sendo o mais provável que ocorra crises anuais da doença.herpes genital sintomas

herpes genital sintomas

Como é o tratamento para herpes genital?

O tratamento adequado deve ser indicado por um médico, que em sua maioria, receita antivirais orais e pomadas tópicas para aliviar os sintomas e curar as lesões na pele, como por exemplo, o Aciclovir.

Aciclovir é um medicamento em comprimidos que atua rapidamente nas células infectadas, reduzindo o tempo de recuperação da herpes genital. Ele também pode ser utilizado na prevenção dessa doença e outros tipos de herpes, como a herpes labial.

O Aciclovir é um medicamento de prescrição que só pode ser adquirido com receita médica. Portanto para comprar esse produto sem sair de casa, e de forma segura, basta você acessar a página da melhor e maior farmácia online, a EuroClinix. 

A EuroClinix é uma farmácia confiável, que entrega para todo Brasil, com preços imperdíveis e é a única que emite a receita médica online, sem custo algum, a partir de uma consulta online.

Para comprar agora mesmo com toda segurança, praticidade  e comodidade e aproveitar os benefícios desse produto clique no botão abaixo. botão euroclinix

euroclinix imagem

O tempo de duração do tratamento depende muito de cada caso, sendo um dos agravantes a demora para começar a se tratar.

É de suma importância que a pessoa infectada pelo herpes genital termine certinho o tratamento indicado para que os sintomas realmente desapareçam, a doença fique controlada e as chances de transmitir o vírus para outras pessoas diminua.

Essa doença tem cura?

Infelizmente não! Ainda não existe uma cura que irá te livrar da doença reaparecer em forma dos sintomas citados no seu corpo mais de uma vez na vida.

Mas tratando devidamente, o indivíduo pode viver uma vida normal e conviver com a doença tranquilamente enquanto o vírus está em remissão.

Como não há cura, é muito importante que a pessoa infectada monitore a doença todos os anos, para saber se ela está se manifestando e poder tratá-la.

Como prevenir a herpes genital?

A forma mais eficaz e segura de prevenir o herpes genital é a velha e boa camisinha. Além dessa doença, é a única forma de prevenir outras DSTs. Durante as crises não é aconselhado manter relações sexuais, mesmo com o uso de preservativos.herpes genital preservativo

Herpes genital na gravidez

O herpes genital também pode surgir em gestantes e o tratamento pode ser feito com a indicação de um ginecologista ou obstetra. É preciso ter bastante cuidado para que o vírus não seja transmitido durante o parto.herpes genital gravidez

Respondemos todas as suas dúvidas? Tem mais alguma informação para acrescentar? Deixe nos comentários para ajudar a informar outras pessoas!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar