Hiperidrose: O que é? Quais as opções de tratamento? Veja aqui!

Hiperidrose

Talvez você não reconheça o nome, mas se identifique com os sintomas e incômodos causados pela Hiperidrose.  Este é um problema que atinge cerca de 2% da população mundial e pode causar muito constrangimento.

Vamos falar sobre os vários tratamentos para essa doença; além da opção da cirurgia e tratamentos caseiros que podem ajudar a diminuir a sudorese excessiva; e seus tipos.

O que é hiperidrose?

A hiperidrose é um problema que também é conhecido como “doença do suor excessivo”. Ela pode interferir e prejudicar o convívio social independente do calor, provocando muito constrangimento.

As áreas do corpo mais atingidas são as axilas, os pés e as mãos. Vamos falar sobre os tipos dessa condição a seguir, além do tratamento indicado para cada um deles.

Hiperidrose palmar

É quando o paciente tem suor excessivo nas palmas das mãos. É um fator que constrange socialmente. Isso poque o paciente evita apertos de mão e também tem dificuldade em segurar objetos e ao escrever, já que o suor molha folhas e documentos.

Apesar de o suor excessivo não depender da temperatura, pode ser agravado com o fator psicológico.

Hiperidrose

Hiperidrose axilar

É o excesso de suor nas axilas. Além de poder gerar mal cheiro, pode constranger pelas marcas de suor que deixa nas roupas, independente da temperatura.

Se você tem hiperidrose axilar, uma boa opção é usar roupas de algodão (ou peças sintéticas que tenham mais algodão em sua composição), pois deixam o corpo respirar.

Hiperidrose

Tratamento com desodorante

O tratamento da hiperidrose com desodorante antitranspirante à base de alumínio é indicado para casos mais leves. Ou seja, quando o suor excessivo não acontece todos os dias ou apenas em dias de muito calor.

Pomadas à base de alumínio também são indicadas para casos mais leves. Elas funcionam porque tampam a saída das glândulas sudoríparas da pele.

Para casos médios, quando o suor excessivo aparece todos os dias, o endocrinologista ou médico dermatologista podem indicar remédios à base de oxibutinina. Eles agem dentro das glândulas sudoríparas e diminuem a sua atividade.

Para casos mais graves da hiperidrose é indicado tratamento com botox ou cirurgia, como veremos a seguir.

Tratamento com botox

O tratamento da hiperidrose com botox é indicado para casos de média gravidade.  Nele é realizada a aplicação da toxina botulínica (botox) nas áreas afetadas pelo suor excessivo, como a axila, testa ou couro cabeludo. Essa opção é  pouco recomendada para a hiperidrose na palma da mão ou na planta dos pés.

O tratamento da hiperidrose com botox é feito em centros estéticos ou clínicas dermatológicas, e os efeitos são imediatos, podendo durar até um ano na primeira aplicação e aumentando esse período a partir da segunda aplicação.

O preço da aplicação de botox no tratamento da hiperidrose pode variar de acordo com o local e profissional que vai fazer o procedimento.

Hiperidrose

Tratamento com cirurgia

A cirurgia mais popular para tratar a hiperidrose é chamada simpatectomia. Nelas as glândulas sudoríparas são retiradas e queimadas para que não funcionem mais. Existem dois tipos de simpatectomia, a torácica e a lombar e é indicada para eliminar o excesso de suor no rosto, cabeça, pescoço, mãos, axilas, nádegas, coxas, virilhas e pés.

Apesar de ser uma cirurgia simples, a simpatectomia é realizada através de um corte torácico ou lombar e por isso é necessário uma anestesia geral. É recomendado que o paciente fique no hospital por pelo menos um dia.

É possível fazer o tratamento da hiperidrose com cirurgia (simpatectomia) pelo SUS em alguns estados e municípios, mas a espera pode levar meses. Por não se tratar de um procedimento estético, os principais planos de saúde cobrem esse procedimento.

Outras opções de tratamento da hiperidrose com cirurgia é através de lipoaspiração (indicada para suor excessivo nas axilas) ou a laser, que é considerado cirurgia por usar anestesia local.

Hiperidrose

Tratamentos caseiros da hiperidrose

Se você quiser tentar tratamentos caseiros da hiperidrose antes de tentar outros tratamentos com medicamentos ou até mesmo a cirurgia, vamos te dar algumas opções para usar direto no local atingido pelo suor excessivo:

  • Vinagre de maça (pode esfregar com algodão ou beber em jejum um copo de água com duas colheres de vinagre de maça e duas colheres de mel)
  • Chá preto
  • Limão
  • Bicarbonato de sódio

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar