Ibuprofeno: Indicações, como tomar, efeitos colaterais e tudo mais que você precisa saber!

ibuprofeno

Pertencendo a classe dos antiinflamatórios não esteróides, o ibuprofeno é um medicamento com vários usos: pode ser usado para controlar a febre, amenizar dor e tratar processos inflamatórios. É muito fácil encontrá-lo nas farmácias sobre diversos nomes comerciais, e esse medicamento versátil pode ser indicado em diversas condições. Saiba um pouco mais sobre o ibuprofeno e fique informado sobre como tomar, quais os efeitos colaterais e tudo o que você precisa saber!

Como age o ibuprofeno

Derivado do ácido isobutilfenilpropanóico que inclusive lhe dá o nome, o ibuprofeno é analgésico, antiinflamatório e antitérmico. Ele inibe a enzima ciclooxigenase e diminui a produção de prostaglandina e tromboxano, o que diminui a inflamação. Pode ser comprado em comprimidos, drágeas ou cápsulas com dosagens que vão dos 200mg aos 600mg, e ainda na forma gotas, embora a concentração dependa do fabricante.

Onde comprar? Quanto custa?

Atualmente podemos sugerir duas farmácias para que você possa comprar o ibuprofeno online. São a Drogaria Onofre e a Drogaria Araújo, sendo que ambas entregam em todo Brasil e possuem bons preços. A nossa dica é que você visite o site de cada uma delas para verificar o valor e o frete de em cada uma delas.

Clique a seguir para acessar tanto a Drogaria Araújo quanto a Drogaria Onofre:

O valor do ibuprofeno varia de acordo com a dosagem, o número de cápsulas, e principalmente se é um medicamento de marca ou não. Obviamente os medicamentos de marca, como Advil, tendem a ser mais caros do que a sua versão genérica. Por esse motivo, nós recomendamos que você acesse as farmácias que indicamos anteriormente para que você possa consultar o preço correto de cada uma das versões do ibuprofeno.

Indicações

Esse fármaco pode ser usado para tratar febre e dores de leve a moderadas, associadas a gripes, resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, cólicas menstruais, dores musculares, dores causadas por osteoartrose, etc.

Por causa desta versatilidade do ibuprofeno ele é o princípio ativo de muitos medicamentos de marca famosos e muito conhecidos pelos brasileiros, como por exemplo Advil, Buscopan, Alivium, etc.

ibuprofeno

Mas, o ibuprofeno é antiinflamatório?

Sim! O ibuprofeno é um medicamento classificado como antiinflamatório, e é indicado principalmente nos casos de dor ou febre.

Contraindicações

É contraindicado o uso de Ibuprofeno para qualquer pessoa com alergia a ele ou aos componentes da fórmula, além de crianças menores de seis meses. Quem tem sangramento gastrointestinal ou úlcera péptica ativa devem evitá-lo. O ácido acetilsalicílico e outros antiinflamatórios podem induzir asma, rinite e outras reações alérgicas, então nesse caso também não se pode usar Ibuprofeno. Gestantes e lactante só devem usar sob orientação médica.

Efeitos adversos

Os efeitos mais comuns com o tratamento são males gastrointestinais. Isso pode incluir vômitos e diarréia, além de prisão de ventre. Em casos mais raros, tontura, nervosismo, insônia e visão borrada também podem vir a acontecer.

Ibuprofeno dá sono?

Não existe uma resposta certeira para essa pergunta, já que isso depende de como o seu corpo irá reagir ao medicamento. Além disso, a bula apresenta como efeito colateral tanto a sonolência como a insônia, o que faz com que isso se torne a pergunta ainda mais contraditória.

Por esse motivo, a nossa dica é que você use o medicamento e veja como o seu organismo vai reagir a ele, já que isso varia de pessoa para pessoa.

Como tomar ibuprofeno?

  • Gotas: Crianças, apartir dos seis meses, podem utilizar cerca de 1 gota do Ibuprofeno a cada quilo, de 3 a 4 vezes por dia. Crianças mais velhas com mais de 20 quilos devem consumir, no máximo, 40 gotas por dose. Adultos geralmente tomam também 40 gotas, que equivalem a 200mg do fármaco, podendo repetir essa dose por 4 vezes durante um dia.
  • Comprimidos: Crianças não devem utilizá-los quando menores de doze anos sem indicação médica, e adultos tomam um comprimido a cada quatro ou seis horas, não excedendo seis comprimidos em 24h.

Mas atenção! O ideal é sempre consultar a bula do medicamento antes de iniciar o uso, já que as orientações podem variar de acordo com a dosagem. Além disso, nós não incentivamos a automedicação e por isso a nossa dica é que você consulte um médico antes de começar a tomar esse remédio.

Interações medicamentosas

Quando usado com outros medicamentos à base de cortisona, o risco de úlceras gástricas é aumentado. Probenecida aumenta o efeito do Ibuprofeno, e terapia com hormônios tireoidianos deve ser evitada. O Ibuprofeno potencializa os efeitos de anticoagulantes, devendo também se evitar esse tipo de medicação. É possível encontrar alterações em testes laboratoriais, com diminuição das hemoglobinas e do nível de glicose, gerando também positividade no exame de sangue oculto nas fezes.

ibuprofeno faz mal

Superdosagem

Não existe antídoto, logo o tratamento é voltado para os sintomas. A superdosagem pode causar vertigem, inconsciência, hipotensão e insuficiência respiratória. Também pode causar intoxicação aguda e comprometer o sistema respiratório, e o paciente deve beber bastante líquido para ter boa diurese, já que o ácido é secretado através da urina. É preciso fazer lavagem gástrica e deve haver administração de carvão ativado.

Ibuprofeno faz mal?

De uns tempos pra cá começaram a surgir vários estudos que o ibuprofeno pode fazer mal, causando inclusive infertilidade em homens e em alguns casos pode até aumentar as chances de um infarto. Na maioria das vezes esses problemas estão relacionados ao uso prolongado do ibuprofeno e também as altas dosagens.

O que nós podemos falar sobre isso é que o ibuprofeno é um medicamento bastante comum em vários países e que no Brasil, sua venda é completamente regulamentada pela Anvisa, mas assim como qualquer outro remédio, ele só deve ser tomado mediante acompanhamento médico, para que ele avalie a dosagem ideal para o seu caso e por quanto tempo você deve tomar.

Gostou do artigo de hoje? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam se informar sobre o ibuprofeno!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar