Licopeno: O que é? Porque é importante? Descubra AQUI!

Muitas vezes nós consumimos algumas frutas, verduras e vegetais por que ouvimos falar que eles fazem bem a nossa saúde, porém é muito difícil alguém parar para pensar por que eles realmente são importantes e quais os nutrientes possui, não é mesmo? E é por isso que o Licopeno, um importante nutriente que pode ser encontrado no tomate, ficou muitos anos sem se tornar conhecido.

Você já ouviu falar no Licopeno? Sabe o que ele é e para que serve? Então esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre esse poderoso nutriente.

O que é?

O Licopeno é um pigmento vermelho essencial para manter a saúde de alguns órgãos, como a pele, o fígado, o pulmão, o cólon a próstata e outros, mas esse pigmento não é produzido em nosso corpo, e por isso é necessário que ele seja consumido através da nossa alimentação.

Além do mais, o Licopeno também é muito benéfico por possuir ação antioxidante, melhorar o sistema imunológico e bloquear o crescimento das células cancerígenas.

Embora exista Licopeno em vários alimentos, ele existe em grande quantidade no tomate, e por isso este é considerado o principal alimento para quem precisa absorver Licopeno.

licopeno

Para que serve o licopeno

O Licopeno é um carotenoide que possui a função de dar cor aos frutos e vegetais que são vermelhos, amarelos e alaranjados. Mas há pouco tempo foi descoberto que o Licopeno possui várias outras funções e serve para ajudar a melhorar a saúde do ser humano.

Consumi-lo frequentemente pode ajudar a combater alguns tipos de câncer, como o câncer de próstata, de mama, pulmão, ovários, bexiga, pâncreas, cólon e útero.

Além do mais, ele também ajuda a combater as doenças cardiovasculares e ajuda no tratamento de infecção ocasionada pelo vírus HPV, e é devido a essas várias funcionalidades que o seu uso é muito importante para manter a saúde do corpo.

Quais são os seus benefícios?

Quem consome o Licopeno irá absorver vários nutrientes essenciais ao corpo e por isso terá muitos benefícios, como:

  • Ajuda na manutenção do sistema imunológico;
  • Possui ação antioxidante;
  • Protege a pele contra os raios ultravioletas;
  • Previne as doenças que estão ligadas a próstata;
  • Auxilia na tireoide;

Para adquirir todos os seus benefícios é imprescindível que você consuma ele diariamente, seja através dos alimentos ou através das cápsulas.


Leia também sobre os benefícios dos Alimentos Funcionais!


Benefícios para a pele

Além de trazer todos esses benefícios aos seus usuários, o Licopeno também irá trazer mais alguns benefícios maravilhosos para a pele, como:

  • Ajuda a reduzir o escurecimento da pele ocasionado pelo sol e as manchas da idade;
  • Reduz a vermelhidão da pele;
  • Ajuda na regeneração celular;
  • Possui propriedade antienvelhecimento aumentando a produção de colágeno e fazendo com que a pele fique ainda mais bonita;
  • Protege a pele contra os raios UV, ajudando assim a prevenir o aparecimento de câncer de pele;

Onde pode ser encontrado?

Ele é um carotenoide que pode ser encontrado em vários frutos e vegetais que possuem a coloração vermelho alaranjado conforme dito acima, sendo assim você poderá encontrá-lo na melancia, na goiaba, na uva, no mamão, nas cenouras, nos tomates e vários outros alimentos.

Ou se você preferir pode consumi-lo o em cápsulas, assim ele poderá ser adquirido em uma farmácia e deve ser consumido conforme as orientações da embalagem.

Licopeno em cápsulas

licopeno cápsulas

O Licopeno em cápsulas deve ser ingerido diariamente, sendo recomendável de 1 a 2 cápsulas ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.

Cada cápsula possui cerca de 5mg de Licopeno, e para que você possa adquirir todos os benefícios dessas cápsulas é imprescindível que você use-as em associação com uma boa alimentação.

Tem contra indicações?

Ele não possui contra indicações, no entanto as mulheres que estão grávidas ou em período de amamentação, as crianças e pessoas enfermas só poderão fazer uso do Licopeno em cápsulas com orientação de um médico.

Além do mais é importante lembrar que o Licopeno não pode ser ingerido em quantidade superior a duas cápsulas ao dia, ou isso poderá trazer malefícios a saúde.

Você ainda tem alguma dúvida a respeito do Licopeno e suas funcionalidades? Deixe um comentário que em seguida nós responderemos você!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar