Melasma: Como surge? Qual o tratamento? Descubra aqui!

Melasma

Você tem casos de melasma na família? Quer saber como evitar essa doença? Veja aqui tudo sobre a doença e como se prevenir.

Um rosto uniforme e sem manchas é o desejo de todas as mulheres. Uma pele saudável e viçosa também. Porém, diversos fatores podem contribuir para o aparecimento de manchas e imperfeições na pele. Principalmente agora no verão, a época mais quente do ano e a qual a maioria das pessoas se expõe ao sol várias horas por dia.

Você já deve ter reparado que em algumas pessoas as manchas escuras no rosto são mais evidentes que em outras. Isso pode acontecer com qualquer mulher e se o tratamento não for adequado pode se tornar uma doença crônica e recorrente. No artigo de hoje vamos falar sobre o melasma, o que é, como surge, qual é o tratamento e como se prevenir.

O que é melasma? Como ele surge?

Melasma é uma doença de pele. São manchas escuras que aparecem no rosto, principalmente na região da testa, maçã do rosto, buço e queixo. O melasma é muito mais comum nas mulheres, 90% dos casos diagnosticados são do sexo feminino. Isso muito se deve aos hormônios.

Não há um motivo específico sobre o aparecimento do melasma, são vários fatores que contribuem para o seu surgimento. Ele se apresenta mais em pessoas que se expõe muito ao sol, por várias horas diárias. O melasma costuma surgir também em grávidas, devido ao aumento e desequilíbrio hormonal normal deste fase. Também é comum surgir em mulheres que tem casos na família devido a genética. Outros fatores que podem influenciar são o anticoncepcional e casos de reposição hormonal.

É mais comum observar também o melasma em pessoas com a pele mais escura, porque as pessoas de pele mais escura possuem mais melanócitos ativos. Melanócito são os responsáveis pela produção de melanina, que é a pigmentação da pele. Quanto mais melanina você tem, mais chances de contrair melasma.

Tem cura?

Infelizmente a medicina ainda não encontrou uma cura para o melasma. Existe tratamento para amenizar as manchas da pele, porém, com o tempo essas manchas podem voltar, mesmo que você tenha feito certo o tratamento e a manutenção. Não é possível garantir que as manchas irão desaparecer para sempre.

Algumas pessoas que já tiveram melasma, fizeram o tratamento e ele não voltou. Quando as manchas voltam se dá o nome de melasma crônico e você deve dar continuidade ao tratamento sempre.

Melasma

Como tirar? Como é o tratamento?

O tratamento do melasma é relativamente simples, mas deve ser levado a sério e ser feito sem interrupções.

O tratamento do melasma se inicia primeiramente com o uso de um protetor solar nas áreas expostas, com fator mínimo de 30. Deve se dar preferência aos bloqueadores de raios UVA/UVB (que são os mais nocivos e os que causam as manchas). O protetor solar evitará que novas manchas surjam e que as antigas escureçam mais. Além disso, o protetor tem a função de otimizar o tratamento e clareamento do melasma.

O tratamento para clarear as manchas de melasma geralmente são feitos através de ácidos, como a hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, juntamente com outras substâncias. Deve-se saber que o resultado pode demorar cerca de 2 meses, no mínimo, para que veja o começo do clareamento das manchas. Tudo depende do caso do paciente. Em alguns casos pode ser que demore muitos meses ou anos para que as manchas sumam. É um tratamento que demanda paciência e perseverança.

Além dos cremes clareadores, alguns outros tratamentos como peelings e lasers podem funcionar de forma mais rápida e gradual.

Se você percebeu que começaram a aparecer manchas escuras no seu rosto, braço ou colo, procure um médico dermatologista para que ele avalie e dê o diagnóstico. Assim ele lhe apresentará formas de tratamento.

Melasma na gravidez

O melasma na gravidez é muito comum, os médicos costumam chamar de cloasma gravídico. Ele surge pelo fato de os hormônios da mulher estarem em abundância no organismo e muitas vezes em desequilíbrio, e dessa forma surgem as temidas manchas escuras no rosto das gestantes.

Cuidados para com a pele

Se você já teve melasma e fez o tratamento, deve ter o dobro de cuidados com sua pele para o resto da vida, para evitar que as manchas voltem.

Evite sair de casa sem usar um protetor solar fator mínimo de 30; evite se expor ao sol depois das 10h da manhã até as 16h da tarde, use sempre chapéu na praia ou piscina para proteger o rosto dos raios UVA e UVB.

Se o seu problema foi causado por anticoncepcionais, procure outra alternativa junto com um médico ginecologista para poder substituir o seu método de contraceptivo.

Mantenha sempre o tratamento em dia e também a manutenção, para evitar que o melasma se torne crônico.

Até a próxima!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar