Mucuna: Para que serve? Ajuda a tratar a Doença de Parkinson? Entenda sobre essa poderosa planta medicinal!

Mucuna

Muitas pessoas ainda não sabem o poder das plantas, elas possuem propriedades medicinais incríveis e vêm sendo cada vez mais usadas. Assim, é possível ter uma vida mais saudável e combater vários problemas de saúde. E quem conhece propriedades de cada planta, sabe exatamente quando usá-las. Hoje eu irei falar um pouco sobre uma dessas plantas, a mucuna, que embora ainda não seja muito conhecida por todos, pode trazer vários efeitos positivos.

Você já conhece a mucuna? Sabe todos os benefícios que essa planta pode te trazer? Pois continue lendo esse artigo e conheça um pouco mais sobre essa incrível planta medicinal!

O que é?

A Mucuna Pruriens é uma planta do grupo das leguminosas originária da América do Sul, Índias Ocidentais e África. Por mais que ainda seja pouco conhecida, dessa planta é possível extrair ervas que são uma excelente fonte de proteína, é capaz de fortalecer o nosso sistema nervoso e até, melhorar o humor.

A planta também é um ótimo fixador de nitrogênio e assim, é muito comum o usar a Mucuna como fertilizantes em terras que foram degradadas em decorrência da agricultura.

Os grãos da Mucuna são muito conhecidos por causar irritação ao entrar em contato com a nossa pele, por isso, também é chamada de “Pó de mico”. Além disso, ela também possui efeitos neuro protetores e assim, é excelente para auxiliar no tratamento de doenças neurológicas, como é o caso da doença de Parkinson.

Há quem use essa planta por suas propriedades que auxiliam no combate das dores musculares, ósseas ou articulares. E também há estudos que comprovam sua eficiência no tratamento da infertilidade, sendo ela capaz de regular os níveis hormonais.

Como você pode ver, essa planta serve para auxiliar em vários tratamentos e por isso, ela vem sendo cada vez mais utilizada por comunidades do mundo todo.

Benefícios da Mucuna

O uso da mucuna pode auxiliar para vários tratamentos, visto que essa planta pode trazer muitos benefícios a todos. Veja a seguir quais são os principais:

Aumentar a quantidade de testosterona

Utilizar a mucuna irá auxiliar para aumentar os níveis de testosterona no corpo e com isso, o indivíduo deixará de ter vários problemas que são relacionados com o baixo nível de testosterona e até melhorar seu humor.

Fertilidade

Um dos benefícios que faz a mucuna ser tão procurada é por que ela auxilia o aumento da fertilidade. Assim, se você está com infertilidade, usar a mucuna por cerca de 3 meses pode te ajudar a dar fim a esse problema e aumentar o volume seminal e a contagem de espermas. Além disso, ela é capaz de regular os ciclos de ovulação feminina.

Vida sexual

A mucuna é capaz de ajudar a sua vida sexual, por se tratar de uma planta que possui diversas propriedades afrodisíacas. Dessa forma, ela é capaz de melhorar e aumentar a libido e o desempenho sexual.


Quer saber como melhorar o seu desempenho e vida sexual? Clique aqui!


Auxilia na diminuição de dores

Além de todos os benefícios ditos até aqui, mais um que não poderíamos deixar de mencionar são os efeitos da mucuna para ajudar a aliviar algumas dores, como as dores articulares, dores ósseas e dores musculares.

Diminui os níveis de prolactina

Quando a prolactina se encontra em níveis altos ela pode causar a infertilidade feminina e a diminuição da disposição sexual masculina. Por isso, ao consumir a mucuna é possível eliminar esses problemas e melhorar a função sexual do homem.

Grãos mucuna

Estimula o hormônio do crescimento?

A macuna é uma planta que contém L-Dopa, uma substância que possui propriedades capazes de estimular a produção do hormônio do crescimento de forma natural, o GH. Esse hormônio é capaz de ajudar e melhorar diversas funções do nosso organismo, como regular o nível de açúcar, metabolismo, crescimento dos ossos e músculos e muito mais.

Além disso, a mucuna é capaz de estimular a dopamina, um hormônio que garante a sensação de bem-estar.

Macuna auxilia na doença de Parkinson?

A mucuna também pode ser usada para ajudar no tratamento das pessoas que possuem a doença de Parkinson, pois o extrato das sementes dessa planta possuem L-Dopa em sua composição. Assim ele irá agir diretamente no metabolismo da dopamina, ajudando a melhorar os sintomas que a doença de Parkinson pode trazer.

Mas lembre-se que antes de usar a mucuna para tratamento da doença de Parkinson é necessário consultar um médico.

Como tomar?

Você pode tomar a mucuna em três formas diferentes, veja abaixo como consumi-la:

Em pó ou extrato

Deve-se misturar cerca de 15% de L-Dopa em água e ingerir diariamente.

Comprimidos

A versão em comprimido é mais fácil de ser consumida, mas sua dosagem irá variar de pessoa para pessoa, por isso o indicado é consultar um médico. Em geral a quantidade diária indicada varia de 200 a 500 mg conforme a necessidade do indivíduo.

Tintura

Para obter a forma de tintura, é necessário dissolver as sementes da macuna no álcool e assim, consiga extrair todos os nutrientes.

Mucuna possui efeitos colaterais?

Embora a mucuna possa trazer vários benefícios aos seus usuários, seu uso também poderá trazer alguns efeitos colaterais, como:

  • Insônia
  • Dor de cabeça
  • Distúrbios gastrointestinais

Possui contraindicações?

A mucuna também não poderá ser consumida por todas as pessoas que desejam obter seus benefícios, por isso as mulheres que estão grávidas, pessoas com problemas cardiovasculares, quem possui diabetes ou hipoglicemia devem evitar o uso da mucuna.

É indicado que qualquer pessoa que deseje usar a mucuna consulte um médico antes de iniciar seu consumo.

Ficou alguma dúvida sobre a mucuna? Então nos deixe um comentário que assim que for possível  responderemos você.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar