Óleo de cravo: Para que serve? Quais são os benefícios? Trata micose?

Óleo de cravo

O cravo vai muito além das suas características de perfumar e dar sabor as preparações na cozinha. Quando usado na forma de óleo ajuda a tratar diversos problemas de saúde. Confira abaixo um pouco mais a respeito do óleo de cravo e veja como prepará-lo sem dificuldade na sua casa:

Benefícios do Óleo de cravo

Os principais benefícios do óleo de cravo estão relacionados as suas propriedades anestésicas, antimicrobianas, antissépticas, antivirais e até mesmo afrodisíacas. Confira abaixo os principais e como fazer uso dele para esses fins:

Acne – Devido as suas propriedades antimicrobianas o óleo de cravo é indicado para pacientes que estejam sofrendo com a acne. Foi comprovado que o óleo de cravo ajuda a eliminar a bactéria staphylococcus, que além de ser uma das causadoras da acne, é responsável por diversas outras infecções da pele. Para o uso, basta aplicá-lo a área afetada duas vezes ao dia com a ajuda de um cotonete.

Dor de dente – O cravo é muito conhecido devido as suas propriedades anestésicas, e nos casos de dor de dente, costuma ser um grande aliado. Em uma emergência basta aplicar o óleo diretamente sobre o dente afetado, massageando bem para que o produto penetre. Assim como nos dentes, o óleo ajuda também a aliviar outras dores.

Sistema imunológico – As propriedades antivirais do óleo de cravo ajudam a purificar o sangue e aumentar a resistência a diversas doenças oportunistas. Para usar o óleo com esse propósito, basta tomar todo dia pela manhã 10 gotas do composto, em jejum.

Digestão – O óleo de cravo funciona muito bem para aqueles que estão passando por problemas estomacais. Ele funciona para indigestão, diarreia e até mesmo para combater os gases.

Diabetes – Estudos demonstraram que o óleo de cravo pode ajudar a regular o açúcar no sangue. Isso devido a grande quantidade de fenóis presentes nele.

Cabelos – O óleo de cravo é bastante útil para aqueles que sofrem com a queda de cabelo e também, problemas cutâneos relacionados ao couro cabeludo. Isso devido ao fato de ele estimular a circulação sanguínea na região, além de funcionar como anti-inflamatório e antibactericida.

Além dos benefícios anteriormente citados o óleo de cravo também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzir náuseas, tratar problemas respiratórios, proteger os rins, tratar a cólera e afastar insetos, quando usado como repelente.


QUER SABER MAIS SOBRE ÓLEOS ESSENCIAIS? CLIQUE AQUI!


óleo

Atua no tratamento de micose?

O óleo de cravo possui diversos componentes antifungais na sua composição. E são esses componentes que conferem a ele a habilidade de ajudar a eliminar as micoses, que são provocadas por fungos. O eugenol é o principal deles e ajuda além de eliminar micoses a acabar com diversas enfermidades provocadas por esses parasitas.

Para utilizar o óleo de cravo para acabar com as micoses você poderá fazê-lo de duas maneiras. Na primeira você aquece a água em uma temperatura morna e coloca 20 gotas de óleo de cravo, deixando o pé de molho por 30 minutos. A outra maneira é aplicar o óleo diretamente sobre a pele, massageando bem e o suficiente para cobrir toda a extensão do problema a ser tratado.

Como usar óleo de cravo nas unhas?

Como dito o óleo de cravo é muito bom para tratar micoses. Para aqueles que apresentam esse problema nas unhas, o uso do óleo deve ser acompanhado de algumas orientações.

Para usar o óleo de cravo nas unhas você deve aplicá-lo diretamente sobre a unha e também por baixo e na ponta dela utilizando a ajuda de um cotonete. Aquecer o óleo pode ajudar na penetração dos seus compostos.

óleo de cravo caseiro

Caseiro

Agora vamos ao o que interessa. Como preparar o óleo de cravo caseiro? É simples, tudo que você irá precisar é de um óleo base, que pode ser vegetal, de coco ou até mesmo azeite e cravos.

Você deverá preparar uma trouxinha de cravos moídos que pode ser feita com um tecido de algodão. Feita a trouxinha e depois de bem amarrada, basta colocá-la em um recipiente de vidro e que tenha tampa, preenchendo ele com o óleo escolhido.

Feito isso ferva, em banho Maria, água o suficiente para cobrir o pote e deixe por 45 minutos. Retire o pote e deixe descansar por pelo menos 1 semana antes de utilizar pela primeira vez.

Ainda tem dúvidas sobre o óleo de cravo? Já usou para tratar alguma coisa? Deixe o seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar