Óleo essencial de alecrim: Benefícios, composição, utilidades e mais informações!

A natureza é a maior fonte de elementos essenciais para manutenção da nossa saúde e prevenção de doenças. Há muito tempo sabemos que é possível manter o corpo saudável através do consumo de vegetais, verduras, frutas, cereais e oleaginosas fornecidas pela natureza.

Entretanto, é cada vez maior o interesse da comunidade científica (e da população em geral também!) a respeito das plantas com poderes medicinais. Este é o caso do alecrim, matéria prima do óleo essencial de alecrim!

Se ao ler este nome você imaginou que se trata de mais um produto culinário para conferir sabor aos alimentos nós já lhe adiantamos: O óleo essencial de alecrim é um produto natural, medicinal e cheio de propriedades preventivas e curativas para vários problemas de saúde! Interessou-se? Então não deixe de ler este artigo na íntegra e descubra tudo que você precisa saber a respeito deste óleo!

 O que é?

Todo mundo que tem ou já teve contato com a culinária conhece o Alecrim, aquela plantinha de folhas finas e compridas, que deixa a comida com aroma e sabor espetacular.

O óleo essencial de alecrim é produzido a partir desta mesma planta, através de um processo chamado destilação a vapor. Acredita-se que suas propriedades começaram a ser descobertas por volta do século XVI, e até hoje os estudos com o alecrim impressionam quanto à quantidade de efeitos benéficos.

Óleo essencial de alecrim na aromaterapia

óleo essencial de alecrim

Como todo óleo essencial, o óleo essencial de alecrim também tem sua indicação e significado na aromaterapia. Este óleo estimula diversas emoções construtivas para o ser humano, como por exemplo, a iluminação, adaptação, conhecimento, sabedoria, aprendizagem e lucidez.

O indivíduo que utiliza o óleo essencial de alecrim passa a sentir-se mais aberto aos novos desafios e aprendizados da vida, aceitar mudanças e principalmente o fato de que nem sempre será possível compreender todas as situações ou pessoas.

Também é comum que haja um sentimento de confiança na vida e no destino, o que o mantém sereno, confiante e seguro diante de qualquer mudança em sua vida. Sem dúvidas, este é um óleo que estimula a nossa aceitação e aprendizado diante da vida, e torna a nossa jornada muito mais fácil e branda.

Composição do óleo essencial de alecrim

Como todo produto, pode haver variações nos ingredientes que o compõem, dependendo da marca do mesmo. Porém, os mais comuns são:

  • Linalol
  • 1,8 – cineole
  • Terpinen-4-ol
  • Ácidos Carnósico e Rosmarínico e cânfora (substâncias com potencial altamente antioxidante).

Leia também sobre todos os benefícios do óleo essencial de copaíba!

Benefícios desse óleo

benefícios do óleo essencial de alecrim

Se você chegou neste artigo achando que o único benefício do alecrim é deixar a comida gostosa, prepare-se! É agora que você irá se surpreender!

Conheça abaixo os principais benefícios do óleo essencial de alecrim:

Mantém a saúde neurológica: Além de estimular a atividade cerebral e manter a concentração, foco e memória em perfeito funcionamento, também existem pesquisas apontando um horizonte muito maior para os efeitos neurológicos do óleo essencial de alecrim.

Em um estudo realizado com a planta foi possível encontrar indícios de um potencial terapêutico para a doença de Alzheimer!

Embora ainda sejam necessários mais estudos para obter a confirmação, esta é uma grande notícia para a comunidade científica que busca incessantemente por um tratamento que possibilite a cura da doença. Mas enquanto a confirmação não vem, podemos utilizar o óleo como forma de manter nosso cérebro saudável, não é?

É um poderoso antibiótico: Através de um estudo feito com o alecrim para testar seu potencial antibacteriano contra o Staphylococcus aureus foi possível constatar que o alecrim impediu a multiplicação bacteriana.

Este tipo de bactéria pode ser bastante agressivo, podendo causar desde problemas mais leves como acne até doenças mais graves como meningite e pneumonia. Por isso, esta é uma grande notícia para todos nós!

Faz bem para a pele: Manter a pele jovem, hidratada e viçosa é o desejo de milhares de pessoas. E se eu te disser que o óleo essencial de alecrim pode te ajudar com isso? Em um estudo realizado com o óleo evidenciou que o produto parece promover a hidratação e uma maior elasticidade para a pele!

Combate a calvice: Isso mesmo! O óleo essencial de alecrim beneficia indivíduos que estejam com problemas de queda de cabelo excessiva, regenerando os nervos localizados no couro cabeludo e devolvendo o volume e saúde dos fios.

Um estudo realizado com ratos comprovou este benefício e apontou um crescimento de pelos após o uso do alecrim.

óleo essencial de alecrim

Previnem o câncer: Alguns estudos relacionaram o consumo de alecrim e outras ervas aromáticas semelhantes com o câncer e descobriram que estas plantas protegem os indivíduos do câncer de pulmão, por exemplo.

Já a substância carnosol presente no alecrim parece proteger o corpo dos cânceres de pele, mama, próstata, cólon, entre outros, segundo estudo.

Age como descongestionante e expectorante: Doenças como sinusite, bronquite, rinite e outros tipos de obstruções alérgicas podem ser tratadas com o óleo essencial de alecrim, pois o produto promove a liberação do muco presente nas vias aéreas facilitando a respiração.

Não é a toa que a cânfora presente no óleo também faz parte de medicações famosas contra doenças respiratórias.

É antidiabético: Um estudo identificou que o uso do extrato de alecrim se mostrou benéfico para quem sofre de diabetes tipo 2, proporcionando efeitos semelhantes aos da insulina! Além disso o alecrim também parece promover uma proteção contra hiperlipidemia.

Favorece a digestão: Este benefício é bastante conhecido não só no meio científico como na sabedoria popular.

Assim, o óleo essencial de alecrim ajuda a combater gases, constipação, cólicas e indigestão, sintomas que todos nós já experimentamos em algum momento da vida, após uma refeição.

Além disso, o óleo essencial de alecrim também é responsável por promover a secreção de bile, que é uma peça importante para que nossa digestão ocorra corretamente.

Além destes benefícios, o óleo essencial de alecrim também atua como analgésico, anti-inflamatório, fortalecedor da imunidade, protetor da saúde bucal e agente promotor da saúde emocional, sendo muito utilizado para tratar quadros de estresse e ansiedade.

Com esta vasta lista de benefícios é impossível não se encantar por este óleo, não é?

 Como utilizar o óleo?

como usar o óleo essencial de alecrim?

O óleo essencial de alecrim pode ser utilizado de 3 formas: Por ingestão, uso tópico ou inalação. Como qualquer outro óleo essencial a forma de uso varia de acordo com a indicação, e é indispensável que o óleo seja puro.

Conheça abaixo as principais indicações e forma de utilização padrão:

Ingestão

  • Problemas digestivos
  • Fortalecimento da imunidade

Uso tópico

  • Alívio de dores
  • Calvice
  • Hidratação da pele
  • Estímulo da circulação sanguínea

Inalação (com uso do aromatizador)

  • Redução da ansiedade e estresse
  • Redução da fadiga
  • Estimula o foco e concentração
  • Fortalecimento da imunidade

É importante lembrar que este produto esta desaconselhado para gestantes, crianças, pessoas que portem epilepsia e hipertensão.

Para pessoas saudáveis, a indicação é que só consuma o produto conforme orientação de um profissional, visto que por apresentar Cânfora em sua composição, o produto pode ser bastante perigoso se consumido em excesso, visto que ainda que se trate de uma substância medicinal, a mesma é conhecida por sua neurotoxicidade.

Use o óleo essencial de alecrim com responsabilidade e os efeitos positivos serão sentidos por você dentro de poucos dias!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar