Óleo essencial de hortelã pimenta: Qual composição? Quais são os benefícios? Saiba mais!

óleo essencial de hortelã pimenta

Você deve ter percebido que nos últimos anos o interesse por plantas medicinais cresceram consideravelmente no Brasil, embora o tratamento e cura através da medicina natural já ocorressem há muitas décadas, principalmente nas culturas orientais.

Uma das plantas mais conhecidas e utilizadas (principalmente em forma de chá) é a Hortelã Pimenta, uma planta com aroma e sabor mentolado. Mas este artigo não é sobre o chá de hortelã e sim sobre uma forma de apresentação e uso que vem ganhando o coração de quem conhece. Estamos falando sobre o óleo essencial de hortelã pimenta.

Se você deseja conhecer os inúmeros benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta não pode deixar de ler este artigo na íntegra. Nós garantimos: você irá se encantar por este óleo!

O que é?

Como o próprio nome já sugere o óleo essencial de hortelã pimenta, ou Mentha Piperita, trata-se de um óleo obtido através da destilação em forma de vapor realizado nas folhas da planta e que apresenta um aroma mentolado bastante agradável para a maioria das pessoas.

Na aromaterapia, o óleo essencial de hortelã pimenta é utilizado como um revigorante mental e espiritual, onde promove a sensação de ânimo, alegria e leveza. Graças ao seu efeito animador, este óleo é conhecido como “o óleo da felicidade” e geralmente ajuda os usuários a lidarem com emoções negativas como medo, pessimismo, pesar, etc…

Além dos benefícios emocionais descritos pela aromaterapia, o óleo essencial de hortelã pimenta também beneficia a saúde de diversas formas (como descreveremos mais adiante), o que possibilitou que o óleo se tornasse um grande sucesso entre a população.

Óleo essencial de hortelã pimenta: Qual a composição?

óleo essencial de hortelã pimenta componentes

A composição do produto pode variar um pouco de acordo com a marca, mas geralmente encontramos 5 tipos de ingredientes:

  • Beta Pinenos: Líquido solúvel apenas em álcool, sem cor e com aroma leve de madeira.
  • Alfa Pineno: Trata-se de um composto orgânico presente em algumas plantas, como a hortelã pimenta.
  • Acetato de mentilo: Substância responsável por ajudar a combater mau hálito, problemas na gengiva (como a gengivite), bactérias e até mesmo resfriados.
  • Mentol: Sem dúvidas a principal substância do óleo. O mentol proporciona a sensação de resfriamento que sentimos quando temos contato com o mesmo, o que ocorre devido ao estímulo de receptores de frio por conta da inibição da corrente de cálcio em estruturas neuronais.
  • Mentona: Este composto orgânico está diretamente relacionado com o Mentol, e apresenta um aroma mentolado e claro, o sabor característico de menta.

Leia também a composição do óleo essencial de copaíba!

Quais são os benefícios desse óleo?

Se prepare, pois a lista de benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta é grande e muito animadora! Conheça os principais:

Trata diversos tipos de dores: O poder analgésico do óleo essencial de hortelã pimenta é realmente fantástico e pode ser aplicado diretamente na área onde o indivíduo sente a dor, ou então inalado através do uso de difusor, o que é extremamente benéfico para dores de cabeça, sinusite e até mesmo bronquite.

O poder analgésico é alcançado graças ao mentol presente no óleo, descoberta esta descrita em um estudo de 2002.

Fortalece a imunidade: O óleo apresenta propriedades antivirais, antialérgicas e antimicrobianas. Também está descrito na literatura uma melhora nos quadros de tuberculose em indivíduos que utilizaram o óleo como terapia complementar ao tratamento medicamentoso, sugerindo que o produto também pode agir contra bactérias.

Melhora o desempenho esportivo: Este benefício costuma chocar um pouco a primeira vista, afinal, estamos habituados a consumir apenas suplementos alimentares para esta finalidade, mas a verdade é que o óleo essencial de hortelã pimenta também beneficia muito quem pratica atividade física!

Em um estudo realizado com 12 homens, os voluntários consumiram 0,05ml do óleo diluído em 500ml de água durante 10 dias, e foi constatada uma melhora significativa no desempenho atlético dos estudados.

Aumenta a atenção e foco: O óleo essencial de hortelã pimenta promove a sensação de energia, foco, vigor e estado de alerta. Além disso, o óleo também parece atuar de forme positiva sobre a nossa memória, e por estes motivos é muito indicado para portadores de autismo, TDAH e indivíduos com síndrome de Asperger.

óleo essencial de hortelã pimneta

Atua como expectorante: Quem sofre com doenças respiratórias sabe o quão importante é expectorar para que a sensação de obstrução das vias aéreas alivie.

O óleo essencial de hortelã pimenta, por conter o mentol em sua composição, promove a melhora da inflamação dos seios da face desobstruindo e facilitando a passagem de ar na região, melhorando assim os tão desagradáveis sintomas de doenças como sinusite, resfriados, bronquite e congestão.

Melhora o aspecto da pele e cabelo: Se você procurar em seus produtos cosméticos dermatológicos ou capilares provavelmente você encontrará o “Mentol” presente nos ingredientes dos mesmos. Esta substância presente no óleo essencial de hortelã pimenta é um excelente anti-séptico, responsável por promover um tratamento em seu couro cabeludo, o que resulta em cabelos mais brilhosos e com ar saudável.

Quando utilizado diretamente na pele, promove um tratamento profundo de acne e rosácea, além de proporcionar uma gostosa sensação de frescor.

Promove a saúde bucal: Sabe aquela sensação de frescor que experimentamos quando escovamos os dentes com creme dental? Pois bem, isso se deve a presença do mentol em sua composição, portanto, o uso do óleo essencial de hortelã pimenta mostra-se benéfico para manter a saúde bucal em dia, evitando o mau hálito e eliminando germes nocivos da boca.

Além dos benefícios citados, o óleo essencial de hortelã pimenta também apresenta propriedades antiespasmóticas, vasodilatadoras, anti-náuseas e estimulantes! Perfeito, não é?

Como utilizar o óleo essencial de hortelã pimenta?

óleo essencial de hortelã pimenta

As formas de utilizar geralmente variam de acordo com o problema que você deseja resolver com o óleo. Você pode utilizar o produto de forma tópica, através do difusor ou então por ingestão.

Entenda melhor cada indicação:

Uso tópico: O uso de forma tópica é bastante simples: Você só precisa passar algumas gotas do produto na região a ser tratada (geralmente pele e cabelos), evitando o contato com os olhos.

As principais indicações para uso tópico são:

  • Queimaduras
  • Febre
  • Dor muscular
  • Fibromialgia
  • Alergias cutâneas
  • Dores de cabeça (aplicar algumas gotas na região da testa e massagear)

Inalação (uso do difusor): Você deve adicionar algumas gotas no difusor e inalar o vapor liberado no ambiente. Este tipo de uso é indicado em casos de:

  • Desânimo e falta de atenção
  • Problemas de memória
  • Sinusite
  • Bronquite
  • Alergia respiratória
  • Autismo
  • TDAH

Ingestão: Devemos lembrar que o óleo essencial de hortelã pimenta é bem mais concentrado que um chá tradicional da erva, portanto, cerca de 3 gotas diluídas em água tendem a ser suficientes para o consumo.

É de extrema importância que você verifique se o seu óleo apresenta CPTG (Certificado de Pureza testado e garantido). Caso não apresente, você não deve consumi-lo.

As indicações para ingestão do óleo são:

  • Problemas de mau hálito
  • Ressaca
  • Problemas de digestão
  • Gastrite
  • Gengivite
  • Cólicas

Os benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta são incríveis e o produto não apresenta efeitos colaterais ou dependência, podendo ser utilizado tranquilamente por pessoas saudáveis.

Entretanto, evite tratar problemas de saúde apenas com o óleo, consulte sempre seu médico para avaliar seu estado de saúde e discutir os tratamentos, ok?

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar