Óleo essencial de limão: Benefícios, composição, utilidades e mais!

Não é novidade para ninguém que o limão é um alimento extremamente rico nutricionalmente, cheio de vitaminas e indispensável para saúde, certo? E não é a toa que o limão seja utilizado há décadas para curar e prevenir doenças.

Responsável por deixar a pele mais bonita, promover efeito antioxidante, fortalecer o sistema imunológico, entre outras coisas, o limão é cheio de benefícios.

Mas você já imaginou se fosse possível concentrar em torno de 3 limões em apenas 1 gota? Bem, este recurso já existe! Trata-se do óleo essencial de limão!

Se você busca formas fáceis e efetivas de cuidar da sua saúde de forma fácil e agradável, não pode deixar de ler este artigo na íntegra! Descubra tudo que você precisa saber a respeito do óleo essencial de limão e surpreenda-se!

O que é?

óleo essencial de limão

O óleo essencial de limão trata-se de um óleo concentrado, obtido através da prensagem da casca da fruta, feita a frio. Mas por que é utilizada somente a casca? Bem, na verdade a maioria dos nutrientes solúveis em óleo e ricos nutricionalmente está presentes na casca da fruta, nutrientes estes que são conhecidos e utilizados há muitos anos, principalmente na medicina ayurvédica.

Na aromaterapia o óleo essencial de limão é utilizado de forma a equilibrar o emocional e promover a alegria, plenitude, concentração e energia.

Geralmente elimina o cansaço mental causado pelo trabalho ou estudo e facilita o processo de aprendizado, proporcionando leveza e felicidade.

A verdade é que graças ao seu grande potencial antioxidante, desintoxicante, fortalecedor emocional e claro, a praticidade de uso e transporte do produto, o óleo essencial de limão é um dos queridinhos do momento e realmente produz resultados fantásticos!

 Qual a composição desse óleo?

Embora a composição do produto varie de acordo com o fabricante, alguns compostos costumam ser bastante comuns, conheça-os a seguir:

  • Alfa Pineno: Composto orgânico oriundo de plantas e algumas frutas. Este composto atua como broncodilatador, anti-séptico e antimicrobiano.
  • Beta Pineno: Solúvel em álcool, este líquido de origem vegetal tem aroma amadeirado e é aparentemente incolor.
  • D-Limoneno: Esta sem dúvidas é a substância que caracteriza o óleo. Apresenta aroma cítrico e um grande poder desengordurante e por isso se encontra presente nos ingredientes da grande maioria dos produtos de limpeza. O D-limoneno também é o maior responsável por conferir ao óleo essencial de limão suas incríveis propriedades medicinais.

Dica: Saiba os benefícios do óleo de copaíba e porque usá-lo!


 Benefícios do óleo essencial de limão

Os benefícios do óleo essencial de limão são realmente fantásticos, conheça os principais:

Beneficia o sistema gastrointestinal: O óleo essencial de limão beneficia diretamente nosso sistema gastrointestinal, eliminando os sintomas da gastrite, azia e refluxo gastroesofágico graças a maior produção de muco gástrico que o D-limoneno presente no óleo proporciona, segundo estudo. Além disso, este óleo também auxilia pessoas com prisão de ventre a regularizarem o funcionamento do intestino.

Combate o câncer: Isso mesmo que você leu! O D-Limoneno presente no óleo essencial de limão mostrou-se um agente combatente do câncer em diversos estudos!

Ele mostrou-se capaz de atuar como quimiopreventivo por conta da sua capacidade em promover uma desintoxicação carcinogênica, conforme descrito em pesquisa científica.

Além disso, o limoneno também se mostrou eficaz contra o câncer quando administrado de forma tópica, conforme estudo, podendo ser utilizado não só como tratamento complementar como também de forma preventiva.

Atua como anti-inflamatório: O óleo essencial de limão é comprovadamente um recurso eficaz contra inflamações! Este benefício foi descrito em um estudo com ratos, onde animais com colite ulcerativa apresentaram melhora significativa no processo inflamatório, pois o limoneno presente no óleo age protegendo a barreira epitelial e reduzindo ocitocinas.

Ou seja: Sem dúvidas é um recurso natural, seguro e eficaz para combater processos inflamatórios!

Antioxidante poderoso: O óleo essencial de limão se apresenta como um antioxidante eficaz, combatendo radicais livres e reduzindo o impacto da idade e exposição a agentes nocivos no corpo.

Ou seja: ele pode atuar como agente protetor do seu organismo! Em estudo realizado com indivíduos portadores de catarata, o limoneno presente no óleo mostrou-se eficaz em reduzir o estresse oxidativo, possível responsável pelo desenvolvimento do problema.

Beneficia a pele: Uma pele bonita e viçosa é o desejo da maioria das pessoas, e o óleo essencial de limão pode ser seu aliado! Por se tratar de um produto com potencial antioxidante e anti-séptico, ele ajuda a evitar sinais de envelhecimento precoce e trata problemas como rosácea, acne, machucados e feridas. É importante, no entanto, que não haja exposição solar após a aplicação do óleo.

benefícios do óleo essencial de limão

Bactericida e anti-séptico: Este benefício é realmente muito importante, pois graças a esta capacidade de eliminar micro-organismos nocivos é possível nos protegermos e combatermos resfriados, gripes, gengivite e mau hálito com o uso regular do óleo essencial de limão!

Atua como broncodilatador: Este benefício proporciona alívio aos indivíduos que sofrem com doenças respiratórias. O óleo essencial de limão consegue aliviar a congestão das vias aéreas impedindo que o muco se forme e obstrua a região, como em casos de sinusite, bronquite e rinite. Pessoas portadoras de enfisema pulmonar e asma também se beneficiam com o uso do óleo!

Melhora quadros de glicemia: O óleo essencial de limão se mostra eficaz na melhora da resistência à insulina e nos quadros de hiperglicemia. Além disso, também parece reduzir a hiperlipidemia.


Dica:  Leia mais sobre as propriedades e usos do óleo essencial de lavanda!


 Como utilizar?

Você pode utilizar o óleo essencial de limão de forma tópica, por inalação ou ingestão. Conheça as indicações para cada forma a seguir:

Forma tópica: O uso tópico do óleo essencial de limão é indicado para:

  • Tratamento de celulite (geralmente adicionado a algum hidratante)
  • Tratamentos cutâneos como acne, rugas ou rosácea
  • Varizes
  • Estrias
  • Repelente de insetos
  • Retirar gordura da pele
  • Massagens com o objetivo de drenar excesso de líquidos (drenagem linfática)
  • Limpeza e tratamento de cortes ou feridas
  • Hidratação da pele

Após utilizar o produto, evite exposição solar.

Inalação: O óleo pode ser utilizado em forma de inalação, geralmente com o auxílio de um difusor. Este método é bastante agradável e exige que o indivíduo fique no mesmo ambiente que o difusor para que seja possível a inalação das partículas.

As principais indicações são:

  • Sinusite
  • Rinite
  • Bronquite
  • Problemas respiratórios em geral
  • Amenizar crises de tosse
  • Dificuldades para dormir
  • Prevenir ou aliviar sintomas de resfriados e gripes
  • Melhorar a concentração
  • Náuseas
  • Saúde emocional de forma geral

Ingestão: Para utilizar o produto desta forma é fundamental que o óleo da sua escolha tenha CTPG (Certificado de pureza e grau terapêutico), caso contrário, você não deve consumi-lo. Principais indicações:

  • Diurético
  • Mau hálito, gengivite
  • Dores de garganta
  • Fortalecer sistema imunológico
  • Melhorar o funcionamento gastrointestinal
  • Reduzir enjoos
  • Otimizar a digestão

Como você pôde ver, o óleo essencial de limão é um produto extremamente útil para tratar e prevenir diversos problemas de saúde, e o melhor:Sem dependência ou efeitos colaterais adversos.

Entretanto, caso você apresente um problema de saúde, indicamos que você consulte o seu médico para avaliação e discussão do tratamento adequado para você! Não indicamos que você utilize o óleo como fonte única de tratamento de doenças!

O óleo é maravilhoso, mas não exclui a necessidade de uma consulta profissional, ok?

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar