Óleo essencial de orégano: Qual sua composição? E seus benefícios? Devo usar? Veja!

óleo essencial de oregáno

Os óleos essenciais com certeza vieram para ficar e vêm ganhando cada vez mais o coração do brasileiro que busca opções alternativas para resolver questões de saúde e prevenir possíveis doenças.

Como sabemos, a matéria prima destes óleos é sempre oriundo de uma planta ou fruta, o que reforça a teoria de que a natureza nos proporciona tudo que precisamos para nos manter saudáveis. Este é o caso do óleo essencial de orégano!

Você provavelmente conhece o orégano graças ás preparações culinárias às quais ele pode ser adicionado, mas suas propriedades vão muito além de conferir sabores!

Leia este artigo na íntegra e descubra tudo que você precisa saber sobre o óleo essencial de orégano!

O que é?

Como o próprio nome já sugere, o óleo essencial de orégano se trata de um óleo medicinal de grande qualidade produzido a partir da Origanum Vulgare ou Orégano, como a conhecemos melhor aqui no Brasil.

Esta erva é extremamente aromática e fez sua fama devido ao sabor que confere às preparações culinárias, principalmente na cozinha italiana. Entretanto, foi na Grécia que o orégano começou a ser utilizado para a finalidade de curar e prevenir doenças, e claro, manter o corpo saudável.

A partir da fama milagrosa construída em cima desta erva, pesquisas científicas começaram a ser realizadas com o orégano, a fim de elucidar suas verdadeiras propriedades e os mecanismos de ação envolvidos em cada função que ele executa.

Assim, foi possível não só comprovar a vasta lista de benefícios do orégano como também criar um produto onde o a erva se apresentasse mais concentrada e consequentemente muito mais benéfica e funcional.

E desta forma surgiu o óleo essencial de orégano, um produto eficaz contra diversos problemas de saúde e que pode ser utilizado não só na aromaterapia como também na forma oral e tópica. Sem dúvidas, um excelente recurso para você se manter saudável!

Leia também tudo sobre o óleo essencial de copaíba!

Óleo essencial de orégano na aromaterapia

óleo essencial de orégano na aromaterapia

Na aromaterapia, o óleo essencial de orégano proporciona uma reflexão extremamente válida para todos aqueles que sentem necessidade de estar no controle de toda e qualquer situação sem nunca relaxar: “Por que considero tão fundamental estar sempre certo?” ou “Porque quero controlar tudo e a todos?”.

O óleo estimula sentimentos de desapego, positividade, humildade e libertação. Assim, é possível que após iniciar o uso do óleo essencial de orégano, o indivíduo se sinta mais leve e inclinado a abandonar antigas crenças limitantes, ideias fixas e até mesmo abandonar um relacionamento potencialmente tóxico ou emprego que não o faça feliz.

Basicamente, o indivíduo inicia um processo de “despertar espiritual” onde o que ganha importância são as coisas da alma e não mais coisas materiais. Sem dúvidas, um grande ganho espiritual e psicológico!

Composição

O óleo essencial de orégano é produzido após a secagem da erva ocorrem os processos de extração e concentração do óleo, através da destilação a vapor. Neste óleo encontramos as seguintes substâncias:

  • Carvacrol: Impede a proliferação de bactérias nocivas;
  • Timol: Combate a infecção por fungos e fortalece o sistema imune;
  • Terpenos: Age contra bactérias;
  • Linalol: Promove a sensação de bem estar;
  • Naringin: Auxilia a produção de antioxidantes e combate o crescimento de células do câncer;
  • Beta-Cariofilina: Anti-inflamatório

 Benefícios do óleo essencial de orégano

O óleo essencial de orégano é cheio de benefícios à saúde e é certamente um produto recomendado para quem deseja estar em dia com ela!

Veja os seus principais benefícios:

Atua como antioxidante: O excesso de radicais livres já se mostrou nocivo à saúde humana em centenas de estudos, sendo muitas vezes o responsável pelo desenvolvimento de doenças graves. Mas o óleo essencial de orégano pode te ajudar a evitar que os radicais livres se multipliquem em excesso no seu organismo! Conforme descrito em estudo científico, o orégano é capaz de combater estes radicais e proteger o seu organismo!

Proporciona uma melhor saúde intestinal: O óleo essencial de orégano elimina parasitas presentes no intestino responsável por sintomas como diarreia, cansaço extremo e dores, e também previne a proliferação dos mesmos após a exposição ao parasita.

Além disso, em indivíduos que sofrem com a síndrome do intestino permeável (condição clínica que permite que substâncias nocivas atravessem a parede intestinal e cheguem à corrente sanguínea) o óleo essencial de orégano consegue proteger a parede do intestino.

 benefícios do óleo de orégano

Reduz o colesterol ruim: O LDL, ou o conhecido “colesterol ruim” apresenta redução em seus níveis quando o óleo essencial de orégano entra em cena, além de aumentar o “colesterol bom”, o HDL. Ou seja: Mais um ponto positivo para este óleo!

É um poderoso antibiótico: Quando falamos em antibiótico logo nos lembramos das caixas de medicação que geralmente têm um alto custo e necessitam de indicação médica. Bem, o óleo essencial de orégano também age contra estas bactérias, porém de forma muito mais natural!

Em um estudo realizado com o óleo foi possível comprovar o seu efeito antibacteriano contra 3 tipos de cepas conhecidas pela sua resistência, são elas: E. coli, MRSA e A. baumannii! Incrível, não é?

Combate infecções fúngicas: Os fungos são microorganismos que podem ser bem difíceis de eliminar. Um exemplo é a Candida, que acomete milhares de mulheres e homens no mundo inteiro e causa sintomas bastante desagradáveis.

Entretanto, o óleo essencial de orégano é uma opção natural e muito em conta para eliminar o problema, benefício este possível graças à presença da substância Carvacrol.

O óleo essencial de orégano também apresenta propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidiabéticas (para indivíduos ativos e com alimentação adequada). Por estes motivos, é de grande validade inserir o óleo na sua rotina!


Dica: Leia também os tantos benefícios do óleo essencial de lavanda!


Como utilizar esse óleo?

utilidades do óleo essencial de orégano

O óleo essencial de orégano pode ser utilizado na forma tópica, por inalação ou ingestão, dependendo do problema a ser tratado.

Conheça a seguir as indicações para cada forma de utilização:

Uso Tópico: Sempre dilua o óleo em outro óleo carreador antes de aplicar na pele (geralmente utiliza-se a proporção de 1 gota de óleo essencial de orégano para 1 colher de óleo carreador).

As principais indicações são:

  • Acne
  • Psoríase
  • Caspa
  • Herpes
  • Rosácea
  • Fungos de unha
  • Verrugas
  • Picadas de insetos

Ingestão: Consumir algumas gotas do produto diluídas em água para:

  • Candidíase
  • Fortalecer o sistema imune
  • Infecção intestinal
  • Infecção gástrica
  • Azia
  • Gengivite e infecções orais (nestes casos deve-se “bochechar” o produto diluído
  • Artrite
  • Reumatismo
  • Dores nas articulações

Uso por inalação: Neste caso, você pode utilizar com a ajuda de um aromatizador, permanecendo no ambiente onde o aparelho está ligado e respirando as partículas liberadas.

Esta forma de uso é indicada em casos de:

  • Alergias e infecções respiratórias
  • Asma
  • Tosse
  • Bronquite

O óleo essencial de orégano é fabuloso e um excelente produto para beneficiar sua saúde! Mas lembre-se: Consulte sempre o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento para doenças14

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar