Omeprazol

Inibidor da enzima que ativa a produção de ácido no estômago, o omeprazol é um medicamento em cápsulas que pode ser usado para tratamentos em adultos ou crianças que possuam condições gástricas. O omeprazol original é fabricado pelos laboratórios Medly, mas existem diversos genéricos: Novoprazol, Collins Alboz, etc. Leia mais e conheça tudo sobre esse medicamento.

omeprazol

Como age o Omeprazol

O corpo secreta uma enzima chamada H+K+-ATPase (Hidrogênio Potássio ATPase). Essa enzima é responsável por estimular a produção de ácido gástrico, o que em grandes quantidades pode piorar o caso de úlceras diversas e irritar a mucosa gástrica. O omeprazol age inibindo a ação dessa enzima, o que faz com que o estômago produza, consequentemente, menos ácido. Esse medicamento não trata os sintomas da azia.

Onde comprar Omeprazol online?

Uma boa drogaria online para compra de medicamentos é a Drogaria Onofre.

botao-onofre-drogaria

Indicações

Este medicamento é indicado em caso de úlceras, quando benignas, como as gástricas e duodenais. Para o tratamento de úlceras duodenais estudos comprovam que omeprazol tem grande eficácia, levando à cicatrização rápida destas, o que não ocorre com as úlceras gástricas facilmente. Omeprazol também trata esofagite de refluxo, uma inflamação do esôfago, hiperacidez gástrica, prevenção de úlceras e síndrome de Zollinger-Ellison (distúrbio endócrino que causa múltiplas úlceras pépticas).

Contraindicações

Omeprazol não deve ser utilizado por pacientes que tenham alergia à algum de seus componentes, nem por gestantes ou lactantes, a não ser por recomendação médica. O remédio contém açúcar, o que faz com que portadores de diabetes precisem ter cuidado com o tratamento com Omeprazol.

Efeitos colaterais

Quando Omeprazol é utilizado, é raro o aparecimento de efeitos colaterais. Entretanto, se eles vierem a ocorrer, costumam desaparecer com a continuação do tratamento ou sua interrupção. São eles:

  • Dor de cabeça
  • Diarréia
  • Gastroenterite
  • Dor muscular
  • Petéquia (pontos vermelhos causados por hemorragia interna)
  • Fraqueza
  • Diarréia

Informe ao seu médico o aparecimento destas reações, já que isso pode impedir que você tenha uma reação alérgica grave ao medicamento.

Posologia

A frequência das doses e de suas quantidades devem ser receitadas pelo médico que estará realizando o tratamento, mas a dose para pessoas adultas costuma ser de 20 mg em jejum de duas até oito semanas no caso de tratamento de úlceras duodenais, gástricas e esofagite de refluxo. Para prevenção destes mesmos males, a dose é de 10 a 20 mg, também em jejum. A síndrome de Zollinger-Ellison pede doses individualizadas de acordo com o estado do paciente.

Crianças com mais de um ano tem o tratamento feito com 10mg, seja em cápsula, seja com o conteúdo da mesma misturado à água e bebido imediatamente. Se a criança já pesa mais de 20kg, a dose poderá ser de 20 mg.

Interação medicamentosa

Omeprazol pode inibir ou retardar o efeito de outros medicamentos que dependem da metabolização hepática, como por exemplo diazepam, fenitoína, warfarina ou teofilina. É importante que, caso esteja utilizando esse tipo de droga, converse com seu médico sobre as dosagens das mesmas quando usadas em conjunto com o Omeprazol.

Superdosagem

Altas doses únicas até 160 mg são aceitas pelo organismo, e em caso de superdosagem se costuma fazer apenas tratamento sintomático.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar