Frequentemente associada à menopausa e ao envelhecimento, a osteoporose pode estar mais próxima do que se imagina. Atacando diretamente os ossos, a estrutura viva e rígida que dá sustentação ao nosso corpo, a osteoporose é uma doença silenciosa de difícil tratamento e quase impossível de curar. Saiba mais como se prevenir e tratar essa doença.
O que é a Osteoporose?
A osteoporose é uma doença metabólica que ataca os ossos, causando perda óssea acelerada. Os ossos são, como tudo no corpo humano, estruturas vivas que trabalham como depósitos de cálcio do sangue e mantêm sua força através da destruição de tecido velho e construção de tecido novo constantemente. Quando essa troca fica desequilibrada, havendo maior destruição do que construção, a tendência é que o osso se torne poroso e fraco, aumentando o risco de uma fratura. Atrás apenas das doenças cardiovasculares, é considerada problema de saúde mundial. Os ossos mais atingidos são os do pulso, da coluna e o colo do fêmur, o último sendo mais perigoso.
Quem tem osteoporose não é simplesmente porque não gosta ou não pode consumir leite, já que esse mineral pode ser conseguido através de outras fontes, inclusive vegetais. A osteoporose não aparece apenas após a menopausa e nem é característica apenas de mulheres, embora elas tenham ossos mais finos e a menopausa diminua a quantidade de cálcio no corpo. Homens com deficiência alimentar de cálcio e vitamina D também podem apresentar a doença.
Causas
- Envelhecimento e menopausa – A osteoporose aparece, geralmente, associada à uma das duas causas. Ao envelhecermos, a densidade óssea diminui naturalmente se não houver um bom estoque dela criado mais cedo na vida. Na menopausa há diminuição do estrogênio, que regula o equilíbrio ósseo.
- Falta de cálcio – Esse mineral é essencial para a formação dos ossos, e eles funcionam como depósito de cálcio para ser utilizado no resto do corpo. Quando ele é reposto pela dieta, isso não causa problema nenhum. Entretanto, em dietas pobres em cálcio ou que ele não é absorvido direito, o esqueleto pode ser enfraquecido.
- Doenças e medicamentos – Certas doenças e medicamentos podem promover a endometriose através da perda óssea acentuada, como cânceres ou corticóides.
Fatores de risco
- Pessoas de pele branca, baixas e magras
- Asiáticos, por conta de um desvio anatômico do fêmur
- Imobilização
- Amenorréia por períodos prolongados
- Baixo peso corporal
- Alcoolismo e fumo
- Baixa atividade física
- Pouca exposição solar
- Histórico familiar de osteoporose
Sintomas
Por ser uma doença silenciosa, em sua fase inicial a osteoporose não apresenta nenhum sintoma. Quando ela se manifesta, é através de fraturas com pouco trauma. A doença avançada apresenta:
- Dor lombar e óssea
- Diminuição da estatura
- Postura encurvada
Tratamento
Depois de diagnosticada através de um exame de densitometria óssea, o tratamento da osteoporose consiste em reduzir a dor e evitar novas lesões, além de impedir o agravamento da doença. Isso é feito com medicamentos, suplementação e até cirurgias.
Prevenção
- Manter uma alimentação rica em cálcio
- Ficar exposto ao sol 15 minutos ao dia
- Praticar exercícios
- Fazer reposição hormonal na menopausa