Queimaduras solares: Como tratar? Que produtos usar? Saiba aqui!

Queimaduras solares

Pegou aquele sol e agora está parecendo um pimentão? Saiba aqui as melhores soluções caseiras para queimaduras solares.

O verão chegando e o sinônimo disso é férias, praia, piscina, calor e muito sol! Mesmo com muitas campanhas alertando dos perigos do sol forte e dos raios ultravioletas para nossa pele, muitas pessoas se esquecem ou ignoram completamente os cuidados e ficam expostas ao sol. E ao chegar em casa se deparam com um verdadeiro desastre, uma queimadura na pele do corpo ou rosto, o que resulta em muita dor, ardência e incômodo por dias. Em alguns casos mais graves pode ocorrer até uma insolação com febre alta e feridas no corpo.

Se por descuido você se esqueceu e agora está com a pele toda queimada e não sabe o que fazer, não se preocupe! Elaboramos um artigo cheio de dicas especiais e funcionais para você aliviar os sintomas e a dor de queimaduras solares. Veja a seguir!

Dicas para não se queimar

Primeiramente se faz necessário alertar para os horário impróprios para se expor ao sol: de 10h às 16h. Esse é o período de tempo em que o sol está mais intenso, o horário em que os raios ultravioletas estão mais fortes. Ou seja, não é recomendado que as pessoas fiquem na praia ou na piscina durante esse período do dia, mesmo utilizando um protetor solar. Os riscos de adquirir um câncer de pele são muito maiores para quem se expõe nesses horários, por isso o cuidado deve ser grande. Este é um assunto sério que, infelizmente, muita gente ainda não dá a verdadeira importância.

O horário recomendado para tomar sol deve ser até às 10h da manhã e depois das 16h. E lembrando, mesmo nestes horários é necessário utilizar o protetor solar com proteção mínima fator 30.

Se você se descuidou, não se protegeu direito e agora está sofrendo com as dores e ardência de uma queimadura solar, há maneiras de você aliviar esse desconforto. Que você conhecerá a seguir:

Como tratar uma queimadura solar?

  • Pegue uma toalha de rosto ou uma fralda e molhe com água fria ou água gelada. Depois torça um pouco e coloque por cima da área afetada. Isso aliviará a sensação de ardência e também ajudará a diminuir o calor que a pele está emitindo. Repita isso até se sentir melhor.
  • Evite tomar banho quente ou morno, isso piorará a sensação de dor da sua pele que já está queimada. Opte por banhos frios.
  • Procure em lojas de plantas a folha de aloe vera ou babosa. As folhas dessa planta soltam uma “gosma” que é refrescante e muito hidratante, ideal para queimaduras solares. Passe na área afetada de 5 a 6 vezes por dia.
  • Beba muito líquido durante esse período… água, chá gelado, sucos ou água de coco. A insolação pode causar desidratação e isso pode prejudicar ainda mais sua saúde.
  • Procure fazer repouso após a queimadura solar, o corpo estará tentando se recuperar do acidente e precisará de descanso e você pode sentir muita fadiga. Evite sair de casa e fazer esforço físico.

Lembrando que se a queimadura for muito grave, com feridas, é recomendado que você procure um médico.

Queimaduras solares

Produtos adequados para queimaduras solares

Além dos cuidados já citados acima, você poderá também utilizar produtos para aliviar a ardência que a queimadura deixa. Um dos produtos tradicionais e muito conhecido no mercado é o Caladryl. Trata-se de uma loção apropriada para dermatites, alergias e queimaduras solares. Ela alivia os sintomas de queimação e acalma a pele.

O Caladryl é composto de:

  • 1% de cloridrato de difenidramina
  • calamina
  • canfora
  • glicerol

Cada g do creme contem 0,01 g de cloridrato de difenidramina, 0,08 g de calamina e 0,001 g de canfora.

É importante ressaltar que Caladryl não deve ser utilizado se você apresenta hipersensibilidade a qualquer um dos ingredientes.

Para queimaduras recomenda-se também usar e abusar de hidratantes. Um ótimo truque é você deixar o vidro de hidratante na geladeira 15 minutos antes de passar na área queimada. O hidratante mais gelado trará uma sensação para a pele.

Como a pele está queimada a hidratação intensa é necessária, procure um óleo de banho e passe na pele todas às vezes que for tomar banho.

Mais dicas sobre queimaduras solares

  • Evite pegar sol novamente durante os próximos 10 ou 15 dias, a pele ainda estará muito fina e em recuperação. O sol na área afetada poderá retardar e atrapalhar a recuperação e causar manchas e outras queimaduras por cima da pele.
  • Se a sua queimadura solar foi grave ao ponto de dar bolhas, não estoure as bolhas de queimadura. Elas estão lá para proteger a pele nova que está por baixo. Se estourar essas bolhas é perigoso acontecer à inflamação da área e surgirem feridas.
  • Caso a insolação seja muito forte, algumas podem causar febre e desidratação, nesse caso, procure um médico o mais rápido possível para um tratamento adequado.

 

Esperamos que com as dicas de hoje você consiga aliviar os sintomas de queimaduras solares.

Tem outras dicas sobre este assunto? Compartilhe deixando um comentário!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar